domingo, 28 de outubro de 2018

Sobre o "Livro de marcar livros"

outubro 28, 2018 0 Comments

Você já ouviu falar deles? Caso contrário, se liga no post de hoje! 

O "Livro de Marcar Livros", como o próprio nome já diz, são livrinhos, em que você pode anotar os livros que você leu. Eles são da editora "Verus", e estão disponíveis nas livrarias e em alguns sites, como "Amazon" e no "Submarino", por um preço bem acessível.  
Há também os que são feito artesanalmente, que são basicamente, caderninhos.

Além de anotar os livros que você leu, você pode anotar os livros que você tem em mais de uma edição em sua estante, anotar os livros que viraram filmes e dar a nota para ambos, registar os livros que seus amigos lhe indicaram, registrar a "sua história em livros", seus livros favoritos, seus autores prediletos, os livros que você leu com personagens marcantes , livros que você abandonou, os que você deu de presente, os que você quer ler, que você leu mais de uma vez , registrar os trechos de livros que você amou, e muitas outras coisas! Ele ainda traz algumas listas de leituras prontas, com livros ganhadores de prêmios, para você marcar como "lido" ou em "a ler".
Quando você anota os livros,  você ainda pode dar estrelinhas para ele, citar informações gerais (autor, início e término da leitura, apenas) e fazer sua pequena crítica. Há também frases interessantes no decorrer do livrinho.
Mas, porém, contudo, entretanto... o registro dos livros é meio limitado, tanto no número que você pode registrar os livros lidos, como para anotações de informações gerais sobre o tal livro anotado. E, ainda podem ocorrer várias repetições dos livros lidos no decorrer das anotações. É por esse e outros motivos (como fofurinhaa) que prezo mais pelos artesanais.

Porém, vale ressaltar que os feitos artesanalmente podem ser bem diferentes do original, com algumas coisas a menos, a mais e modificadas. O meu é artesanal (acho até mais fofo 💜), e tem alguns espaços para anotações, registro do desafio de literatura (desafiar-se é sempre bom, pra gente se superar. E, também há grupos de leitura no Facebook em que ocorrem esses desafios. Eu, inclusive, participo de um). A parte de registro é um pouco diferente também, pois posso colocar o ano que o livro foi lançado, a edição, editora, etc, tudo em espacinhos já prontos, não sendo necessários colocar essas informações na crítica. Também posso registrar os livros da minha estante em geral, não apenas os repetidos porém de diferentes edições.
A capa dele é revestida em tecido jeans. Mega fofoooo!

OBS: Há diferentes tipos do artesanal, portanto, se o você tiver e ele for artesanal, é bem provável que ele seja diferente do meu, tanto em relação à capa como ao conteúdo, pois isso vai depender  de quem o produziu, etc.  

E você? Já garantiu o seu? O que acho destes livrinhos/caderninhos? Qual você prefere: o original ou os artesanais?
Foto do Livro de Marcar Livros, da editora Verus


sábado, 27 de outubro de 2018

Benefícios da leitura

outubro 27, 2018 7 Comments

Você sabe quais são os benefícios da literatura?

Oi, gente! Como se trata de um blog de literatura, é óbvio que os benefícios desse hábito tão bom não poderiam faltar! 
  1. Melhora seu vocabulário, e, consequentemente, melhora sua escrita. 
  2. Diminui os riscos de Alzheimer (pois melhora a memória e exercita o cérebro)
  3. Aumenta sua concentração 
  4. Estimula a criatividade e imaginação 
  5. Amplia seus conhecimentos e  te deixa mais rico culturalmente 
  6. Reduz o estresse
  7. Melhora a comunicação com os outros 
  8. Liga o senso crítico na tomada 
  9. Provoca empatia 
  10. Ler te ajuda a dormir melhor   
Então... É isto! Espero que este post tenha incentivado vocês a lerem cada vez mais! ❤️

Para todos os garotos que já amei: resenha

outubro 27, 2018 4 Comments

"Para todos os garotos que já amei", conta a história de Lara Jean, uma garota de descendência coreana, cuja mãe faleceu quando ela tinha apenas 10 anos. A partir daí, ela passa a morar apenas com o pai e suas duas irmãs: Kitty (apelido para Katherine) e Margot (sua irmã mais velha). Lara Jean possui 16 anos, Margot possui 18 e Kitty, 9. 

Lara Jean escreve cartas de despedida, não cartas de amor no sentido literal da palavra. Ao todo, foram 5: uma para Peter Kavinsky, outra para Josh Sanderson, outra para Jonh-Ambrose, Kenny e Lucas. Porém, essas cartas foram misteriosamente enviadas, e Lara Jean vê sua vida de cabeça para baixo. Ainda por cima, sua irmã mais velha, Margot, viajou para a Escócia, para fazer faculdade lá. E, Margot namorava Josh, vizinho da família.Apavorada com toda essa situação, Lara Jean beija Peter no corredor e inventa que ele é seu novo namorado, apenas para despistar Josh, que tinha ido falar com ela. Com isso, Peter e Lara Jean fazem um contrato: eles vão se passar por namorados na escola, para favorecer as duas partes (Peter e Lara Jean). Genevieve, ex-namorada de Peter sentiria ciúmes e iria querer voltar para ele. Josh... bem, as coisas podiam voltar ao normal entre Lara Jean e ele. Porém, a situação se prolonga para além da escola e várias coisas vão acontecendo no decorrer na história, pois este é apenas the basic of the basic. No final, ainda rola um clima para a continuação (P.S: ainda amo você) que deixa o leitor (pelo menos eu... hehehehe), mega curioso para... hum, não vou falar spoilers aqui. 



COMPARAÇÃO COM O FILME


Bem, eu admito que, assim que eu assisti ao filme, fiquei louca pra ler o livro logo, e, com isso concluo que, sim, eu li o livro por conta do filme. Fazendo uma breve comparação, obviamente, como todos os livros que originaram filmes, ele é mais completo, com mais detalhes que no filme ficaram de fora. Algumas passagens do filme, não ocorreram exatamente daquela maneira no livro, mas OK, porque não interferiu muito na história e foi uma boa adaptação. Mas, eu gostaria que o filme tivesse retratado mais a paixão que Lara Jean tinha por John-Ambrose e a parte do Natal, que no livro foi retratado de maneira super aconchegante, como se realmente estivéssemos nessa época do ano. Mas isso não muda o fato de que é um filme bem legal, interessante, divertido e fofo (assim como o livro)