domingo, 28 de outubro de 2018

Sobre o "Livro de marcar livros"


Você já ouviu falar deles? Caso contrário, se liga no post de hoje! 

O "Livro de Marcar Livros", como o próprio nome já diz, são livrinhos, em que você pode anotar os livros que você leu. Eles são da editora "Verus", e estão disponíveis nas livrarias e em alguns sites, como "Amazon" e no "Submarino", por um preço bem acessível.  
Há também os que são feito artesanalmente, que são basicamente, caderninhos.

Além de anotar os livros que você leu, você pode anotar os livros que você tem em mais de uma edição em sua estante, anotar os livros que viraram filmes e dar a nota para ambos, registar os livros que seus amigos lhe indicaram, registrar a "sua história em livros", seus livros favoritos, seus autores prediletos, os livros que você leu com personagens marcantes , livros que você abandonou, os que você deu de presente, os que você quer ler, que você leu mais de uma vez , registrar os trechos de livros que você amou, e muitas outras coisas! Ele ainda traz algumas listas de leituras prontas, com livros ganhadores de prêmios, para você marcar como "lido" ou em "a ler".
Quando você anota os livros,  você ainda pode dar estrelinhas para ele, citar informações gerais (autor, início e término da leitura, apenas) e fazer sua pequena crítica. Há também frases interessantes no decorrer do livrinho.
Mas, porém, contudo, entretanto... o registro dos livros é meio limitado, tanto no número que você pode registrar os livros lidos, como para anotações de informações gerais sobre o tal livro anotado. E, ainda podem ocorrer várias repetições dos livros lidos no decorrer das anotações. É por esse e outros motivos (como fofurinhaa) que prezo mais pelos artesanais.

Porém, vale ressaltar que os feitos artesanalmente podem ser bem diferentes do original, com algumas coisas a menos, a mais e modificadas. O meu é artesanal (acho até mais fofo 💜), e tem alguns espaços para anotações, registro do desafio de literatura (desafiar-se é sempre bom, pra gente se superar. E, também há grupos de leitura no Facebook em que ocorrem esses desafios. Eu, inclusive, participo de um). A parte de registro é um pouco diferente também, pois posso colocar o ano que o livro foi lançado, a edição, editora, etc, tudo em espacinhos já prontos, não sendo necessários colocar essas informações na crítica. Também posso registrar os livros da minha estante em geral, não apenas os repetidos porém de diferentes edições.
A capa dele é revestida em tecido jeans. Mega fofoooo!

OBS: Há diferentes tipos do artesanal, portanto, se o você tiver e ele for artesanal, é bem provável que ele seja diferente do meu, tanto em relação à capa como ao conteúdo, pois isso vai depender  de quem o produziu, etc.  

E você? Já garantiu o seu? O que acho destes livrinhos/caderninhos? Qual você prefere: o original ou os artesanais?
Foto do Livro de Marcar Livros, da editora Verus


Nenhum comentário:

Postar um comentário