sábado, 18 de janeiro de 2020

Resenha: "A cidade do Sol"

janeiro 18, 2020 4 Comments

A CIDADE DO SOL
Autor:
 Khaled Hosseini
Editora: Agir (selo da Nova Fronteira)
Número de páginas: 368

Essa foi a minha segunda leitura de 2020, a primeira foi "A escolha", de Kiera Cass, que li em 06/01, mas não postei a resenha. Peço perdão por isso, postarei em breve. Mas, quando terminei "A cidade do Sol", tive que vir correndo fazer a resenha.

Se pudesse definir esse livro em uma palavra, usaria "perfeição". Ele mexeu comigo de várias formas: fiquei irritada, fiquei triste, chorei, me emocionei, sorri e, ao terminar de ler o livro, só pude sentir um calorzinho no fundo do meu coração e da minha alma.

Sei que é muito cedo para defini-lo como minha melhor leitura de 2020, mas não é tarde para defini-lo como um dos melhores livros da minha vida. Sendo bem sincera. É um dos meus livros favoritos (essa lista só cresce! Ainda bem... 💖😊), e reservei um lugarzinho especial para ele no meu coração ❤

✨💖✨💖´

"A cidade do Sol" é o primeiro livro que leio de Khaled Hosseini, e o peguei emprestado da minha mãe. Ele também é autor do best-seller "O caçador de pipas" e de "O silêncio das montanhas". Khaled Hosseini é afegão, mas atualmente mora nos Estados Unidos.

"A cidade do Sol" conta as histórias de Mariam e Laila, que foram criadas de maneiras bem distintas no Afeganistão. Mas, suas histórias se encontram quando Laila se torna a segunda esposa de Rashid, que já era casado com Mariam (no Afeganistão, isso é permitido).

Mariam é filha bastarda de um dos homens mais ricos de Herat, cidade do Afeganistão. Porém, ela viveu durante 15 anos de sua vida em um casebre com sua mãe, em um local um pouco mais afastado da cidade, em uma aldeia chama Gul Daman. Seu pai, Jalil, ia vistá-la toda a semana nesse casebre, mas Mariam nunca entendia o motivo de ela não conhecer as esposas de seu pai (3, ao todo) e não conviver com seus irmãos e irmãs. Até que, um dia, Jalil promete levá-la à cidade, mas falta ao compromisso. Mariam vai atrás do pai  em Herat, mas tudo o que ele faz é olhá-la por trás das cortinas e fechá-las. Ela, inclusive, dormiu em frente à casa dele. Assim, algo surpreendente acontece (não vou aqui, para não dar spoiler).
Jalil, então, dá a própria filha a um sapateiro de Cabul, Rashid.

Laila é filha de um professor da Universidade e, sua mãe, Fariba, vivia  em estado depressivo e de ansiedade, porque seus outros dois filhos foram embora para lutar na guerra. Laila, então, cresceu sem uma presença muito forte da mãe, e sentia que vivia a sombra de seus irmãos. De qualquer forma, ela cresceu com muito amor e enorme admiração pelo pai, que sempre dizia que ela podia ser o quisesse. Ela, inclusive, era uma das melhores alunas da escola. Então, você provavelmente se pergunta: "e como ela foi se tornar esposa de Rashid, se ela aparentemente tinha um futuro tão promissor?". Pois é, cara leitora (ou leitor), isso, eu lamento, não posso lhe contar, pois o motivo é realmente surpreendente.

Rashid é um machistão, babaca, ridículo e imbecil, que obrigou tanto Mariam como Laila a usarem uma burqa, e, inclusive, batia nelas. Nessas horas, vemos as diferenças da forma como Laila e Mariam reagem a esses ataques do marido: Laila não abaixa a cabeça e diz o que pensa, na maioria das vezes, enquanto Mariam aceita calada o que o marido lhe impõe.

Imagem relacionada
Mulheres usando burqa

Quando Mariam e Laila se tornam esposas de Rashid, Mariam vê em Laila uma verdadeira filha, uma companheira, uma amiga. A relação delas é muito, muito bonita. Verdadeiramente emocionante
É uma leitura recheada de reviravoltas, do início ao fim. Essas reviravoltas, surpreendem, mas, acima de tudo, emocionam.

O livro é dividido em 4 partes.

I. Conta a história de Mariam
II. Conta a história de Laila
III. Conta a história de Mariam e Laila, juntas, como esposa de Rashid
IV. Finaliza a história de forma emocionante e bela

A linguagem de Khaled Hosseini é leve e ágil, mas a história, em si, é um pouco densa. Por isso, parava a leitura às vezes, apenas para refletir, com minha indignação. De qualquer forma, a leitura vale mais que a pena.

Logo criamos empatia com Mariam e Laila e nos emocionamos com suas histórias. É um livro que todos deveriam ler, pelo menos uma vez na vida.

 💖✨💖✨

CITAÇÕES FAVORITAS 

"A culpa é dos que geram os harami [bastardos, filhos fora do casamento], e não dessas crianças cujo único pecado foi ter nascido" - Página 9

"Aprenda isso de uma vez por todas, filha: assim como uma bússola precisa apontar para o norte, assim também o dedo acusador de um homem sempre encontra uma mulher à sua frente. Sempre. Nunca se esqueça disso, Mariam" - Página 12

"O casamento pode esperar, a educação não" - Página 105

"Uma sociedade não tem qualquer chance de sucesso se as suas mulheres não forem instruídas, Laila. Nenhuma chance" - Página 105

"Essa gente só conhece a guerra, Fariba - retrucou babi - Eles aprendem a andar com uma mamadeira numa das mãos e uma arma na outra"- Página 156

"[...] Trataram de eliminar todos os decretos do período comunista que fortaleciam a posição das mulheres e de substituí-los por determinações baseadas na Shari'a, as estritas leis islâmicas segundo as quais as mulheres têm que andar cobertas, são proibidas de viajar sem a companhia de um parente do sexo masculino, são punidas por apedrejamento se cometerem adultério." - Página 229                                                                 
💖✨💖✨

NOTA

5/5 estrelinhas, embora esse livro mereça infinitas estrelas⭐

💖✨💖✨

MAIS FOTOS 



Desculpem-me pela péssima qualidade da foto, meu celular travou na hora



💖✨💖✨

E você? Já leu "A cidade do Sol", ou algum outro livro do escritor? O que achou? Me conte aqui nos comentários ❤


                                                  

segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Resenha: A Elite

janeiro 06, 2020 0 Comments
"A elite", sequência de "A seleção", de Kiera Cass foi minha última leitura de 2019. O livro conseguiu superar o primeiro e estou fascinada com o rumo da história. Eu, inclusive, já finalizei a leitura de "A escolha" e farei a resenha em breve!

A ELITE
Autora:
 Kiera Cass
Número de páginas: 360
Editora: Seguinte

👑👑👑👑
Em "A elite", restam apenas 6 selecionadas (de 35!), e America Singer está mais próxima da coroa do que imagina. Porém, as coisas poderiam ser bem mais simples se Aspen não estivesse no palácio e America não estivesse bem no meio desse triângulo amoroso (Aspen, America, Maxon). E, ainda por cima, aceitar Maxon significava aceitar a Coroa, e America não sabia se estava pronta para ser princesa.

Assim, America se encontra constantemente em dúvida sobre seus sentimentos e vive dizendo que precisa de "tempo" a Maxon, o que me deixa LOUCAAAA!!! Sério!

Em meio a encontros com Maxon e outros às escondidas com Aspen, vamos sabendo um pouco mais sobre a história de Illéa, país onde o livro se passa. Alguns fatos realmente são surpreendes e as reviravoltas que o livro dá são fascinantes! Além disso, gostaria de dá destaque ao senso de justiça de America, que me deixou fascinada e me fez amá-la ainda mais como personagem! ❤

É um livro que você vai querer devorar, mas, ao mesmo tempo, querer ler devagar, para que a história não termine (vai entender! Rsrsrsrs).

👑👑👑👑

CITAÇÕES FAVORITAS 

"Às vezes, suas palavras eram como poemas de um verso só"- Página 90

👑👑👑👑 

MAIS FOTOS 


Verso do livro


Sobre a autora

👑👑👑👑 

NOTA 

4/5 estrelinhas!! ⭐

👑👑👑👑

E você? Já leu "A Elite" ou a série "A seleção"? O que achou! Me conte aqui nos comentários! ❤

sábado, 4 de janeiro de 2020

Indicação de apps e sites: "Cabeceira" e "Skoob"

janeiro 04, 2020 0 Comments
Oi, pessoal! Hoje irei indicar um app incrível e um site maravilhoso! Refiro-me, respectivamente, ao Cabeceira e ao Skoob.
O Skoob antes também tinha um app, mas preferi  a experiência no site...
Bom, vamos ao post!

🍃🍃🍃🍃

SKOOB 






Aqui, você se depara com a página inicial do Skoob. Na parte superior do site, você clica em "entrar" para se cadastrar ou fazer o login. 


Você pode fazer seu cadastro usando o Facebook ou seu e-mail. O mesmo vale para o login. É uma etapa fácil, rápida e simples. Após isso, você terá, oficialmente, entrado na rede social! 

No site do Skoob, você pode registrar os livros que leu, os que quer ler, os que abandonou e os que está lendo. Além disso, você pode acompanhar o progresso de sua leitura, é só registrar a página em que está. Você pode participar de grupos na própria rede social, registrar quais são seus livros favoritos , dizer quais você tem, fazer trocas e empréstimos de livros, além de definir uma meta de leitura. No Skoob, há algo bastante interessante também: o paginômetro! Com ele, você avalia quantas páginas você leu até então, de acordo com os livros registrados. 

Ao finalizar uma leitura, você ainda pode fazer uma resenha daquele livro e lê as opiniões de outros leitores, comentar e curtir. Você também pode avaliar um livro, se quiser. 

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil e oferece várias funções legais, como vocês puderam perceber. O meu ainda está um pouco desatualizado, mas estou voltando aos poquinhos! 
Optei pelo Cabeceira no meu smartphone por ser mais simples, e portanto, um pouco mais limitado. Além disso, no quesito app, o Cabeceira é mais dinâmico, mas as duas redes são incríveis!  

Seguem mais fotos do Skoob! 😊

Meu perfil no Skoob :)


Leituras que registrei no Skoob

Perfil de Paula Pimenta, escritora. Você também pode avaliar uma escritora ou um escritor

Perfil de um livro

Resenhas/opiniões de um livro




🍃🍃🍃🍃

CABECEIRA

O Cabeira é um aplicativo da Tag Livros, clube de leitura onde a cada mês você recebe um livro surpresa. Eu não assino, mas acho a ideia bastante interessante e legal! 

O aplicativo apresenta uma interface mais simples e moderna que a do Skoob. É simples de mexer e é bem dinâmico, tanto em relação ao seu design como em relação ao seu uso. Como para smartphones nós (bom, pelo menos eu rsrsrsr) esperamos algo mais prático e simples, o Cabeceira é uma ótima opção! 

Para usá-lo, assim como o Skoob, você precisa fazer um cadastro. Desta vez, eu usei o meu e-mail. Você pode inserir uma foto, uma bio e inclusive alterar seu nome e colocar um apelido, por exemplo. Apesar disso, no momento, o Cabeceira não é uma rede social, como o Skoob. Porém, o blog da Tag avisou que está trabalhando com a ideia de transformar o Cabeceira em uma rede social, futuramente.


Ao baixar o app, printei a sua introdução. Acompanhem abaixo 👇🏽





 Vou explicar o uso do app por partes. Vamos primeiro à página incial, que é a seção "Cabeceira"


Aqui, você pode adicionar os livros que está lendo, os que quer ler e os que você abandonou. Como baixei o app para começar a contagem de 2020, não coloquei os livros dos anos anteriores. Há, também o desafio "1 livro por mês", da própria Tag, que você pode participar e ir registrando o seu progresso.

Ao registrar um livro na parte "lendo", você pode acompanhar o seu ritmo de leitura. Veja como funciona na imagem abaixo 👇🏽


Após ter feito isso, o app te dará uma estimativa do tempo que você precisa para terminar aquele livro, e quanto tempo de leitura você precisa ter por dia para terminá-lo em um determinado período. Automaticamente, esse tempo é de um mês, mas você pode alterar isso. Por exemplo, se você quiser ler determinado livro em 5 dias, basta registrar seu tempo de leitura (imagem anterior) e mudar o tempo de dias que você quer finalizá-lo. Assim, o app dirá que você precisa ler, por exemplo, 30 minutos por dia para terminar naquele período de tempo registrado. Lembrando que esse número pode variar!!

Depois de ter registrado seu tempo de leitura, você pode atualizar a sua leitura, inserindo em qual página você está. Assim, o Cabeceira mostra quantos % do livro você leu. É possível encontrar essa função no Skoob também, mas eu acho que no Cabeceira ela é mais prática de ser encontrada.




Outra funcionalidade do Cabeceira que eu achei bem interessante foi o fato de que há a opção do app lhe enviar uma notificação, em um horário definido por você, para que você se lembre de ler. O horário definido por mim foi às 15:00, mas você pode alterar isso, se quiser, ou, até mesmo, desativar a função.


O Cabeceira também possui a função de recomendar livros, é só você inserir determinadas informações sobre o que procura no momento em um livro.

A medida que você faz determinadas coisas no app, você é recompensado com as "conquistas".

Ah, quase ia me esquecendo! Quando você terminar uma leitura, você pode avaliá-la com estrelinhas, assim como no Skoob.

Por fim, o app oferece listas de livros de acordo com determinado tema.

Seguem mais fotos do Cabeceira!

Meu perfil no Cabeceira 

Minhas conquistas no app! :)

Você pode pesquisar por um livro!


Perfil de um livro


Dados do livro 

Você pode verificar a sinopse, os livros do mesmo autor/tradutor e ainda conferir se ele faz parte de alguma lista do app!


Listas
Seção "Explorar"


🍃🍃🍃🍃

E você? Usa algum aplicativo para registrar as suas leituras? Se sim, quais? Já usou o Skoob ou o Cabeceira? O que achou? Deixe sua opinião nos cometários, iria adorar lê-la! ❤