Dica de série: Grace and Frankie
GRACE AND FRANKIE Criadores: Marta Kauffman e Howard J. Morris Elenco principal: Jane Fonda, Lily Tomlin, Martin Sheen, Sam Waterson, June Diane Raphael, Brooklyn Decker, Ethan Embry e Baron Vaughn Temporadas: 6, renovada para a 7° e última Ano: 2015-presente Classificação indicativa: 16 anos Onde assistir: Netflix Nota: 4,7/5⭐ |
Olá, pessoal! Hoje irei indicar uma série super legal: Grace and Frankie, criada por Marta Kauffman (criadora de Friends) e Howard J. Morris (co-produtor de Eu, a patroa e as crianças). A série já estava na minha lista há muitoo tempo, mas não assisti antes por não considerá-la adequada à minha idade na época (tinha 12 anos). Impulsionada pelo Método Kominsky, que também aborda a velhice, dei o play em Grace and Frankie. E que boa surpresa!
O seriado conta com Jane Fonda (Grace) e Lily Tomlin (Frankie) como protagonistas, que entregam uma atuação maravilhosa em seus papéis! Disponível na Netflix, "Grace and Frankie" caminha para a reta final, e sua sétima (e última) temporada deverá estrear em breve na plataforma, mas ainda não há previsão de estreia.
A série inicia em um restaurante, quando Grace e Frankie recebem a notícia de que seus maridos são gays, estão apaixonados um pelo outro há 20 anos e planejam se casar. Elas já se conheciam, mas não gostavam muito uma da outra. No entanto, com esse fato, elas se unem e passam a morar juntas em uma casa de praia (que já era propriedade de ambas, por conta da grande convivência entre a família das duas e dos maridos, que eram "amigos" em um escritório de advocacia). Assim, uma linda amizade se desenvolve entre as protagonistas, que se apoiam em diversos momentos e incentivam uma à outra a serem pessoas melhores. É notável como essa amizade enriquece as duas, e é gratificante vê-las em tela! Além de precisarem lidar com a notícia dada por seus maridos, elas ainda lidam com a velhice e as dificuldades que ela traz.
É ótimo que a série traga essa temática, pois a terceira idade não é muito abordada na mídia, e dar visibilidade à velhice é muito importante, já que as pessoas idosas costumam ser invisibilizadas em nossa sociedade. Além disso, "Grace and Frankie" também aborda a sexualidade feminina de forma bastante natural. O fato dessa temática ser apresentada por meio de personagens idosas torna-a ainda mais interessante, pois o preconceito com relação à sexualidade na terceira idade é ainda maior.
Outro ponto alto da série é a relação entre os ex-maridos gays das protagonistas, Robert e Sol. É interessante ver como o relacionamento dos dois se desenvolve, principalmente estando na terceira idade, onde nossa visão de mundo já está bem definida e é mais difícil se desconstruir. Também é interessante a relação entre os dois e Grace e Frankie, pois, mesmo depois do erro terrível que cometeram com elas, eles mantém uma boa e saudável relação, mantendo (no caso de Frankie e Sol) e retornando (no caso de Grace e Robert) a amizade que possuem uns com os outros.
Mias um fator que merece destaque na série é a sua trilha sonora PERFEITA! Descobri muita música boa graças a ela! Uma dica: enquanto assiste ao seriado, deixe seu celular perto de você, pois o Shazam (aplicativo que identifica a música que está tocando no ambiente) pode ser bem útil hahaha
Grace and Frankie é uma série leve, agradável, engraçada e melancólica na medida certa. As situações apresentadas pelo seriado permitem que façamos uma reflexão acerca da nossa própria realidade, o que o torna ainda mais especial! Recomendo muito! ☺ <3