segunda-feira, 6 de maio de 2019

Resenha: "Os Miseráveis (adaptado)"

maio 06, 2019 0 Comments
OS MISERÁVEIS (ADAPTADO)
Autor original: Victor Hugo
Adaptador: Walcyr Carrasco
Ilustrador: Paulo Dantas
Número de páginas: 160
Editora: FTD 
Terminei de ler antes de ontem, mas tive tempo apenas para escrever a resenha hoje. "Os Miseráveis" foi originalmente escrito por Victor Hugo (mesmo escritor de "O Corcunda de Notre-Dame"), publicado em 1862. A obra que eu li foi uma adaptação feita por Walcyr Carrasco em 2002 para a editora FTD. O livro original possui aproximadamente 1511 páginas, e eu espero lê-lo um dia.

Uma obra tocante, que fala sobre injustiça social, a ganância ,o egocentrismo do ser humano, mas que também fala sobre como alguém pode ser transformado a partir de um ato de gentileza e bondade. Um livro atemporal, sem sombra de dúvidas! ❤

💖💖💖💖

"Os Miseráveis" conta a história de Jean Valjean, preso por 19 anos e condenado a realizar trabalhos forçados por tentar roubar UM PÃO para sua imensa família que passava fome e por várias tentativas de fuga. A desigualdade social leva ao homem a roubar um pão, e, em vez de dá a devida assistência a ele, o condenam. Parece com os dias atuais, não? "Os Miseráveis" tmabém é uma obra para se realizar uma reflexão.
Depois de tantos anos nas galés, ele havia se tornado um homem rancoroso e amargo, mas foi transformado por um ato de bondade feito por um bondoso bispo a ele.
Jean Valjean já trocou de identidade várias vezes, devido a inúmeras perseguições realizadas atrás dele, especialmente por parte do policial Javert.

No livro também podemos acompanhar a história de Fantine, mãe de Cossete, que precisou deixar a filha com os Thénardier (por um certo período e pagando a eles) para conseguir encontrar emprego na cidade, já que era mãe solteira e provavelmente não encontraria emprego para poder sustentar a si prórpria e a Cossete.
Os Thénardier maltratavam a pobre Cossete, e exigiam de Fantine quantias absurdas para "cuidarem" de sua filha.

Também acompanhamos um pouco a história de Marius, menino que posteriomente se tornou vizinho dos Thénardier.

Livro muito bom e bem objetivo, direto e claro, afinal, se trata de uma adaptação, um contato inical com a obra. Recomendo!   

💖💖💖💖

MAIS FOTOS

Verso do livro

Sumário

Mini biografia do escritor original e bate-papo pós leitura

Mini biografia do adaptador

Mini biografia do ilustrador.