quarta-feira, 14 de julho de 2021

Resenha: "As vantagens de ser invisível"

AS VANTAGENS DE SER INVISÍVEL
Autor:
 Stephen Chbosky
Editora: Rocco
Número de páginas: 288
Nota: 4/5 ⭐


Olá, pessoal! Hoje trago a resenha de "As vantagens de ser invisível", livro que terminei de ler ontem. Antes de prosseguir com o texto, gostaria de informar que o livro apresenta diversos gatilhos. É uma leitura um pouco densa, com momentos pesados e complicados de se ler, que podem acabar acionando esses gatilhos. Eles estão relacionados a abuso sexual, uso de drogas, suicídio, depressão, violência doméstica e aborto. Dito isso, podemos prosseguir. 


O livro conta a história de Charlie, que escreve cartas sobre sua vida (como se fossem diários) após seu melhor amigo, Michael, cometer suicídio, destinadas a alguém cuja identidade não é revelada. Assim, nessas cartas, vamos conhecendo o cotidiano de Charlie, sua realidade, sua família e seus amigos. 


A história, que se passa no início dos anos 90, é muito sensível e atual. Charlie, o protagonista, é muito tímido e possui alguma espécie de transtorno mental (coisa que fica clara no decorrer da leitura). Acostumado a apenas observar a vida acontecer, ele decide fazer diferente nesse ano, começando a escrever as cartas como uma forma de desabafar sobre seus sentimentos e sua vida. É quando começa a escrever as cartas que Charlie conhece Patrick e Sam, seus novos melhores amigos, e que possuem um papel bastante importante na vida de Charlie, e, consequentemente, na história. A família do protagonista também tem um papel crucial no desenvolvimento dele, obviamente. Caçula da família (tendo um irmão e uma irmã mais velhos), Charlie tem uma boa relação com eles, assim como tinha com a sua falecida tia Helen  (bastante citada na obra e também de muita importância na história). 




"As vantagens de ser invisível" é um um ótimo livro, embora não ache que seja tudo aquilo que as pessoas comentam. Não achei perfeito, como alguns dizem que ele é. Às vezes eu me cansava um pouco da leitura, simplesmente porque em certos momentos a história não me prendia e eu achava meio chato. De qualquer forma, eu prosseguia com a leitura e a história me prendia novamente. Enfim.


Quando concluí a leitura, a sensação que eu tive foi de acalento e esperança. Estamos vivendo tempos sombrios e ninguém está verdadeiramente bem, então a mensagem de "As vantagens de ser invisível" é reconfortante, a de que iremos superar nossas fases difíceis. Assim como Charlie superou. Quando ele escreve sua última carta, é como se ele realmente estivesse falando comigo. Claro, o livro todo é como se fosse isso, mas a última carta foi a que mais me passou essa sensação. Também foi a minha favorita, porque foi a que me passou a sensação de se sentir "infinito", como o protagonista diz em certos momentos da história, e também porque foi a carta que mostrou que as coisas vão ficar bem. Foi como um abraço. 




O livro foi adaptado para os cinemas em 2012, estrelando Logan Lerman como Charlie, Ezra Miller como Patrick e Emma Watson como Sam. Assisti ao filme ontem também, cujo diretor e roteirista foi o próprio Stephen Chboksy, autor dos livros (algo que eu achei bem legal!). O longa é bastante fiel ao livro, embora alguns fatos tenham ficado de fora, obviamente. Além disso, o livro é mais denso do que o filme, provavelmente por ser mais aprofundado. De qualquer forma, é uma boa adaptação, embora tenha gostado bem mais do livro, justamente por trazer mais detalhes da história. 


Enfim, recomendo! =) No entanto, ao começar a leitura, leve em conta os gatilhos apontados no início desta resenha, ok? Eles são bastante presentes. E você? Já leu "As vantagens de ser invisível"? Me conte nos comentários :)


❁❁ CITAÇÕES FAVORITAS ❁❁

"Terminei de ler O sol é para todos. Agora é meu livro favorito, mas sempre acho que um livro é meu favorito até eu ler outro." - Página 23

"- Charlie, a gente aceita o amor que acha que merece" - Página 41

"E naquele momento eu podia jurar que éramos infinitos" - Página 59 

"Você faz parte de uma família infinita. As pessoas que passaram por coisas horríveis e sobreviveram a elas. Se você está lendo estas palavras, você VENCEU hoje. Está aqui. Está vivo. Tem opções. Pode  se livrar de uma situação ruim. Seguir em frente. Reagir. Sair. Terminar. Convidar ela (ou ele) para sair. Escrever aquele livro. Compor aquela música. Ouvir a música. Assumir a direção. Aproveitar a oportunidade. E viver. Não importa a estratégia que escolher, você VENCE." - Página 285 

"Assim, só para o caso de esta acabar sendo minha última carta, quero responder a uma pergunta. A pergunta que fiz desde que suas cartas me encontraram. 'O que aconteceu com Charlie?' E posso lhe contar o que aconteceu com Charlie em duas palavras...
Ele conseguiu. 
E você também conseguirá" - Página 286

Há outras citações que eu gostei, mas que acabei não marcando, então não estou conseguindo encontrá-las no livro. Achei uma na internet, mas não a página onde esse trecho está, então não poderei indicá-la aqui:

"Não há nada como a respiração profunda depois de dar uma gargalhada. Nada no mundo se compara à barriga dolorida pelas razões certas."

Nenhum comentário:

Postar um comentário