domingo, 18 de fevereiro de 2024

Dica de série: "Carole e Tuesday"

fevereiro 18, 2024 0 Comments

CAROLE E TUESDAY
Criador: Shinichiro Watanabe
Elenco principal:  Miyuri Shimabukuro, Kana Ichinose, Celeina Ann, Nai Br.XX, Akio Otsuka, Sumire Uesaka,  Mamoru Miyano, Miyu Irino, Hiroshi Kamiya
Nota: 5/5 ⭐
Onde assistir: Netflix

Oi, pessoal! Hoje irei indicar um anime que assisti recentemente (terminei ontem), chamado "Carole e Tuesday", na Netflix. Dividida em 2 partes, a série tem apenas 24 episódios de cerca de 20 minutinhos cada, dando para assistir bem rápido. Ah, o título original de cada episódio é o nome de uma música, o que eu achei bem criativo e legal! O primeiro episódio, por exemplo, se chama "True Colors", música da Cyndi Lauper. Outros episódios recebem o nome de canções do The Cure, Led Zeppelin, U2, Carole King, The Beach Boys e vários outros artistas! O anime é do mesmo criador de Cowboy Bebop, que já está na minha lista e que assistirei em breve :)


"Carole e Tuesday" acompanha duas jovens de 17 anos em busca do sonho produzirem e lançarem músicas, tendo reconhecimento. Carole conhece Tuesday quando, após perder o emprego, ela decide tocar seu teclado em uma ponte e Tuesday é a única pessoa que para para escutá-la. Tuesday, por sua vez, havia acabado de fugir de casa em busca de liberdade e em buscar de realizar seu sonho de tocar violão. Ambas logo desenvolvem uma amizade e formam uma dupla musical. 


Ambientada em um cenário futurista, a série se passa em Marte, pois os humanos haviam conseguido colonizar o planeta e se alternavam entre a Terra e o planeta vermelho. A presença de inteligência artificial é onipresente no anime, que aborda a sua utilização na indústria musical e o seu impacto na arte. É mostrado, por exemplo, que muitos cantores foram substituídos por IAs que simulam a voz humana, o que não é algo muito distante de nossa realidade atual. Basta abrir a internet e você provavelmente irá se deparar com algum cover falso feito por Inteligência Artificial que imita a voz de um cantor real. Existe uma enorme discursão sobre o papel da IA na contemporaneidade e quais o malefícios e benefícios que ela representa, e em "Carole e Tuesday" podemos acompanhar um pouquinho essa questão. Uma cena que achei muito interessante é quando, ao procurar emprego, Carole comenta com Tuesday que é muito difícil encontrar um trabalho porque a maioria das tarefas é executada por inteligência artificial.




A obra também aborda temas como xenofobia, discursos de ódio e liberdade de expressão, especialmente em uma sua segunda parte, quando acompanhamos a eleição presidencial de Marte. Uma das candidatas é justamente a mãe de Tuesday, Valerie, que representa a extrema-direita e que profere discursos contra a arte de protesto e contra os refugiados da Terra e imigrantes ilegais (pessoas que viajaram da Terra para Marte em decorrência de condições ruins no planeta mãe), fomentando o ódio ao outro. Também vemos Marte imerso em censura e perseguição política, o certamente conversa com a realidade mundial e com a nossa História. 


Outro mérito do anime são as suas personagens extremamente cativantes. As protagonistas são adoráveis, e a dinâmica entre elas é muito linda de se acompanhar! Carole é uma refugiada da Terra, orfã, e que mora sozinha alternando entre empregos para conseguir pagar as contas. Tuesday, como já mencionado, é filha da candidata à presidência e tem origem rica, mas não concorda com a postura da mãe. É uma garota extremamente tímida e que encontra abrigo na música. Juntas, Carole e Tuesday formam uma linda amizade e produzem belíssimas músicas, sempre apoiando uma a outra.

A dupla, diferentemente de outros artistas de seu tempo, compunham as próprias músicas, o que representava um refresco no cenário retratado pela série. Elas tocavam e escreviam as suas canções, colocando seus corações na arte produzida. Em tempos onde tudo era produzido artificialmente, é bonito acompanhar a ousadia e a originalidade de duas garotas que resolvem romper com esse padrão e fazer a própria arte. 

A trilha sonora do anime, aliás, é espetacular. As letras são intimistas e cativantes, e as melodias encantam igualmente. "Carole e Tuesday" é uma produção imperdível para quem ama música!


 



Há também Gus, o empresário delas, Roddy, assistente de Gus e desenvolvedor de IAs, Ertegun, um DJ famoso e egocêntrico que gera vários momentos cômicos, entre tantos outros personagens marcantes! Não poderia deixar de falar sobre Angela, mas irei dedicar um parágrafo especialmente a ela. 


Paralelo à história de Carole e Tuesday, acompanhamos Angela, que, na minha humilde opinião, divide o protagonismo da série com as garotas que a nomeiam. Angela é uma ex-atriz mirim que busca uma carreira musical, sonho de sua mãe e empresária, Dahlia. Para alcançar o estrelato, Angela contará com a ajuda de Tao, um gênio desenvolvedor de IAs que trabalha no ramo da música. No entanto, toda a jornada na indústria da música se mostrará bastante exaustiva, assim como a pressão para corresponder às expectativas criadas pela mãe. Angela terá que lidar com muitas coisas enquanto busca compreender quem ela é no mundo e o que ela realmente gosta e quer. É uma personagem muito complexa e é bastante instigante acompanhar a sua jornada.




Ademais, é realmente muito interessante como o anime aborda temas complexos e completamente relevantes sob uma ótica mais leve e futurista, e como esse futuro retratado se assemelha tanto à nossa realidade. "Carole e Tuesday" é uma obra bastante pertinente, que aquece seu coração, levanta reflexões e emociona com tamanha sensibilidade. Além disso, o visual é estonteante! Uma série completa! Estou constantemente ouvindo a trilha sonora, especialmente as canções "Day By Day", "Give You The World" e "Lay It All On Me". 


Encontro-me em estado de completo encanto. Recomendo intensamente!