Resenha: "Fernando Pessoa: Poesias"
FERNANDO PESSOA: POESIAS Autor: Fernando Pessoa Número de páginas: 144 Editora: L&PM Nota: 4,7/5 ⭐ |
Oi, pessoal! Faz tempo que não apareço por aqui... é porque agora estou no terceiro ano do Ensino Médio, então minha vida está bem corrida e meu tempo, consequentemente, um tanto escasso. De qualquer forma, cá estou eu novamente! :)
Hoje irei falar sobre uma coletânea de poesias de Fernando Pessoa que peguei emprestada da minha mãe. Em apenas 144 páginas, o livro reúne vários poemas, incluindo os lançados sob alguns dos heterônimos do autor português.
Já havia lido alguns poemas de Fernando Pessoa ao longo da vida, mas nunca havia parado para lê-los com mais afinco. Interessei-me mais quando vi este livro no consultório da minha médica e li alguns textos, que chamaram a minha atenção pela maneira como Fernando Pessoa fala sobre os sentimentos, sobre vivências e sobre a morte, com certo pessimismo e com bastante honestidade. Passado um tempinho, notei que a minha mãe tinha o mesmo livro que vi no consultório da minha médica, então peguei emprestado e, durante 1 mês, as poesias me fizeram companhia - mas algumas, sei bem, continuarão a ressoar dentro de mim.
Além dos temas já citados, Pessoa também fala bastante sobre as navegações portuguesas, como em um de seus poemas mais famosos, "Mar Português". Outros famosos poemas também estão presentes na coletânea, como "Tabacaria" (um de meus favoritos) e "Poema em Linha Reta" (que também se enquadra nessa categoria). Mas gostei de vários, como "O Menino Da Sua Mãe", "Apontamento" e outros sem título! Ficava sempre relendo meus versos favoritos, e alguns ainda ecoam em minha mente, de tão bonitos que são. Também é fácil se identificar com as palavras de Fernando Pessoa, pois são bastante sinceras, e acho muito bonita essa sinceridade e essa ousadia em expor a própria alma.
Enfim! Gostei bastante da experiência. Se você for ler, vai lendo aos pouquinhos, pra apreciar. Recomendo muito a leitura! ❤