Sobre o álbum "For Lovers", da banda Lamp
![]() |
| FOR LOVERS Banda: Lamp Data de lançamento: 11 de fevereiro de 2004 Duração: 33 minutos |
Oi, pessoal! Esta é a primeira postagem do ano hahaha Fim de período deixa o tempo bem escasso, mas, assim que minhas férias chegarem, me dedicarei mais aqui no blog :) Enfim!
A última vez que tinha falado sobre um álbum aqui no Sementes Literárias havia sido em 2022, em ocasião do lançamento do "The Car", sétimo álbum do Arctic Monkeys. No entanto, há muitos outros álbuns que gosto de escutar, de outros artistas. Então, uns dois meses atrás, descobri um ábum muito bom que escuto com frequência até hoje: "For Lovers", da banda japonesa independente Lamp. Lançado em 2004, contendo apenas 8 músicas e somando um total de 33 minutos, o álbum é bem rapidinho de se escutar e passa uma sensação bastante aconchegante. É como se fosse, simultaneamente, um dia levemente chuvoso e um dia levemente ensolarado, como se fosse uma brisa marítima no fim da tarde.
É difícil definir o estilo das músicas. São calmas, sutis, e bebem da fonte de jazz e de bossa-nova. Gosto bastante! As letras também são adoráveis, e gosto da forma como o ambiente e as sensações são descritas nas canções. Talvez já tenha mencionado isso aqui no blog, mas gosto muito de letras que contam uma história, descrevem um pequeno-grande momento, têm ares de poesia, capturam a beleza de um breve instante. Para minha felicidade, as músicas de Lamp são exatamente assim! E o título do álbum, "For Lovers" ("Para Amantes", em português) diz muito sobre o que será encontrado ali. O amor é descrito de forma singela e suave, seja na descrição de suas possibilidades, de um momento eternamente gravado na memória, de um sentimento que cresce a cada dia, de um amor que terminou, de um amor que floresceu. Obviamente não falo japonês (quem me dera hahaha), mas fui atrás das traduções. Você consegue encontrar no site do Genius, clicando aqui no link: https://genius.com/albums/Lamp/For-lovers
Uma carta de amor escrita em um suspiro, em uma janela enevoada
Pouco a pouco, pouco a pouco, eu me apaixono por você
Fecho meus olhos para o cheiro da meia-noite e para o suave som da chuva (Rainy Tapestry)
Minhas canções favoritas são "For Lovers", que me introduziu ao álbum (e que me fez escutar outras canções da banda, que já tinha ouvido falar. Também já conhecia uma música deles, mas que não ligava muito), "Behind The Moon Shadow" e "HIGARU-NAMIDA" - não necessariamente em ordem hahaha! Mas gosto de todas, e esse meu pódio poderá mudar em breve.
De mãos dadas e olhando para as estrelas, somos só eu e você em um voo noturno (Last Train At 25 O' Clock)
Desse modo, "For Lovers" é uma ótima pedida para quem busca um álbum leve e introspectivo, que soe como um abraço quentinho, com um som bonito e com letras igualmente belas e poéticas. Se gostarem e quiserem, confiram também as músicas de outros álbuns, pois a banda é realmente muito boa! Uma das minhas recentes obsessões musicais hahaha! :)
Dito isso, irei colocar aqui embaixo o cardzinho do Spotify, contendo todas as canções (inclusive aquelas que não mencionei aqui) ❤

