terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Resenha: "O livro dos ressignificados"

O LIVRO DOS RESSIGIGNIFICADOS
Autor:
 João Doederlein
Editora: Paralela/Companhia das letras
Número de páginas: 216
Nota: 5/5 ⭐


Oi, pessoal! Hoje trago uma resenha escrita por minha melhor amiga: Maiara Morais. Ela leu "O Livro dos Ressignificados", do @akapoeta, e gostou bastante! Então, decidi chamá-la para escrever a resenha aqui pro blog. Espero que gostem! <3 

Ah, em breve ela trará mais resenhas aqui pro Sementes Literárias também. Fiquemos no aguardo. :)

A resenha

O poeta João Doederlein escreve desde os seus onze anos de idade. Desde então, veio conquistando uma legião de fãs e admiradores de suas poesias nas redes sociais, usando o pseudônimo @akapoeta.




Este foi o seu primeiro livro a ser publicado. Vendeu mais de quarenta mil cópias, chegando a ser um dos livros mais vendidos de 2018. Além de ser tornar um best-seller para a carreira do autor.


O livro dos ressignificados traz uma coleção imensa de poesias contemporâneas, com o objetivo de dar novos significados às palavras, sentimentos e lembranças vividas pelo autor. 


Apesar de ser um livro leve, é bastante reflexivo e profundo. Cada palavra é escrita com muita expressividade, porque elas ganham vida, uma história, o que torna este livro tão singular. 



Nele, estão presentes ilustrações para algumas palavras e seus significados. O livro é dividido em seis partes: o jardim, o zodíaco, o coração, a mente ,a cidade e a história de nós dois. Cada parte é iniciada por alguma poesia ou algum texto, apresentando o assunto abordado.

Uma leitura inspiradora, causando no leitor uma sensação de conforto e até um pouco de romance. 


A beleza desse livro se ocasiona a partir das emoções contidas nas definições, pois haverá sempre um novo conceito por trás da formalidade do dicionário. Irei deixar alguns trechos do livro, que mais me sensibilizaram:

“O mar beija a praia o tanto de vezes que eu queria poder beijar você.’’

“Perdão é doar compreensão para quem se perdeu.’’

“São as duas aspas que fazem do seu sorriso poesia.”

“Transbordar é ser piscina em dia de chuva.”


 A mensagem deste livro é transmitir uma nova perspectiva sobre os detalhes do dia a dia ou os sentimentos do eu lírico. Mostra que existe muita pluralidade na simplicidade, naquilo que nós não imaginamos que tenha.

                                                                                                    - Maiara Morais 




2 comentários:

  1. Amei a collab,espero que venham muitas resenhas! Obrigada por me deixar fazer parte do seu cantinho literário <3

    ResponderExcluir