domingo, 11 de julho de 2021

Dica de filme: "Legalmente loira"

LEGALMENTE LOIRA
Elenco principal:
 Reese Witherspoon, Matthew Davis, Selma Blair, Jennifer Coolidge, Victor Garber, Luke Wilson 
Direção: Robert Luketic
Classificação indicativa: Livre (eu daria 10 anos)
Nota: 4,5/5 ⭐
Onde assistir: Telecine Play * Amazon Prime Video


Olá, pessoal! Hoje irei indicar um filme que assisti recentemente no Telecine Play e que gostei bastante: "Legalmente Loira"! Ele é bem famoso, mas nunca havia assistido, então resolvi dar uma chance (com um pouco de pé atrás, admito). Que bom que fui positivamente surpreendida! 


O longa acompanha a patricinha Elle Woods (Reese Witherspoon), que decide estudar Direito em Havard após ter sido dispensada por seu namorado, Warner (Matthew Davis). Ele terminou com Elle pois não a julgava "séria" o suficiente para ser namorada dele, já que ele estava prestes a cursar Direito em Havard. Ao entrar na mesma Universidade e curso que o ex-namorado, Elle esperava mostrar que ela é uma pessoa "séria" e reatar com o rapaz. 


A partir daí, acompanhamos Elle em Havard, sendo muito gratificante poder acompanhar a evolução da personagem, pois ela passa a fazer aquilo POR ELA, e não para se provar a alguém (no caso, seu ex-namorado idiota). Isso é um ponto extremamente positivo no longa, que completará 20 primaveras esse ano. 


Acredito que "Legalmente Loira" seja um filme à frente de seu tempo, com muitas lições e mensagens importantes. Embora Elle tenha decidido estudar Direito para reconquistar Warner, ela se mostra uma aluna brilhante e extremamente dedicada, realmente gostando do curso. Além disso, durante esse processo, em nenhum momento ela perdeu a sua essência, mudou seu jeito de ser. Dessa forma, a obra mostra que não devemos nos anular para agradar alguém, ou provar algo a essa pessoa. 



Muito julgada por sua aparência e seu jeito "patricinha" de ser, Elle também mostra que ela é muito mais do que sua beleza exterior. Podemos nos vestir da forma que gostamos e quisermos, e isso não determina nosso valor, nossa capacidade, nosso caráter e nossa inteligência, e Elle mostra exatamente isso. Entusiasta da moda e do mundo estético, a protagonista era muito julgada por causa disso, mas seus conhecimentos tiveram um papel primordial em um caso que ela estava defendendo, como estagiária. 


Outro ponto positivo de "Legalmente Loira" é como ele aborda a sororidade entre as meninas e mulheres do longa. Quando Elle entrou em Havard e conheceu a nova namorada de Warner, Vivian (Selma Blair), pairou uma certa rivalidade feminina no ar, o que me incomodou. No entanto, essas questões são descontruídas ao longo do filme! À medida que a história se desenvolve, vemos como a personagem de Selma Blair também evolui e passa a admirar Elle por sua ética e determinação após as duas trabalharem juntas em um caso, coordenadas pelo professor Callahan (Victor Garber). Este professor, aliás, está envolvido em diversas situações machistas abordadas no longa, como quando ele apenas pede para Vivian pegar café para ele e para os outros, ao invés de instigá-la a trabalhar na defesa do caso. Há outras situações (piores do que essa, inclusive), mas não irei comentar aqui para não dar spoilers. Outro ponto que merece destaque é a amizade entre Elle e Paullete (Jennifer Coolidge), marcada pelo respeito e apoio mútuo <3.



Há um romance no filme, mas sabem o que é o mais legal? Ele não é foco. Esse é um filme sobre a jornada de empoderamento de Elle, e claro que seu interesse romântico, Emmett (Luke Wilson), faz parte dela, mas ele não é o centro da vida de nossa protagonista. Além disso, o relacionamento deles é saudável e os dois se apoiam, o que é um contraste em relação ao relacionamento de Elle e Warner.


"Legalmente Loira" foi uma grata surpresa! Não o julguem pelo título (que faz muito mais sentido quando você pesquisa sobre o filme e lê a sinopse hahaha), nem pela frase embaixo do nome da obra no DVD  ("pelos direitos das patricinhas". Sério, que brega. E o filme nem é sobre isso!). O longa-metragem é divertido, leve e traz mensagens muito legais, como foi apontado neste texto. Vale a pena assistir! =D


Cena do filme que traduz bem uma das mensagens que ele passa <3 Créditos: Um filme me disse. Link da publicação da foto: https://www.facebook.com/umfilmemedisse/photos/a.223686927987842/794074347615761/


Nenhum comentário:

Postar um comentário