quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Resenha: "Não se esqueçam da rosa"

outubro 06, 2021 0 Comments
NÃO SE ESQUEÇAM DA ROSA
Autora:
 Giselda Laporta Nicolelis
Editora: Saraiva
Número de páginas: 64
Nota: 3,5/5 ⭐
*Um suplemento de leitura acompanha o livro*


Oi, pessoal! Hoje trago a resenha do livro "Não se esqueçam da rosa", que ganhei de presente de aniversário dos meus pais (foi em setembro). Li o livro em menos de 24 horas, pois é uma obra bem curtinha, cheia de ilustrações e possui linguagem fácil e dinâmica, sendo um paradidático. 

A história é mais simples e direta: os fatos ocorrem rapidamente e os personagens não são muito desenvolvidos. Isso não é algo que incomoda, pois o que mais importa aqui são os fatos narrados. Além disso, devemos ter em mente que o livro é um paradidático, voltado para o sexto/sétimo ano, então a forma como a sua narrativa se desenvolve também é mais simples por conta disso.


"Não se esqueçam da rosa" acompanha Hanako, uma adolescente que sofre de uma doença degenerativa que afeta os ossos, em decorrência de uma mutação nas células reprodutoras do pai, que é japonês. Suas células sofreram mutação por conta do contato com a radiação da bomba lançada em Hiroshima em 1945, cidade onde ele costumava viver antes da tragédia envolvendo a bomba. Em decorrência disso, ele e familiares mudaram de cidade, e, depois de um tempo, emigraram para o Brasil. 


Esclarecendo o contexto histórico

Na Segunda Guerra Mundial, havia dois blocos: os países do Eixo e os Aliados. Os países do Eixo eram a Alemanha Nazista, a Itália Fascista e o Japão. Já os Aliados eram os Estados Unidos, a Inglaterra e a União Soviética. Esses dois blocos representavam lados opostos na Guerra. 

Não irei me aprofundar, e sim fazer um resumão bem objetivo. Estou falando sobre isso para que vocês compreendam melhor a respeito do contexto em que o livro é desenvolvido. 


O Japão, certo dia, ataca a base naval estadunidense de Pearl Harbor, o que fez com que os EUA declarasse guerra ao país. Começou a ser colocado em prática, então, o Projeto Manhattan, que consistia no desenvolvimento de bombas atômicas extremamente potentes, criadas com o objetivo de destruir o máximo possível do território inimigo (no caso, o Japão). As bombas desenvolvidas foram lançadas nas cidades de Hiroshima e Nagasaki em 1945, causando mais de 200.000 mortes. Isso fez com que o Japão se rendesse dias depois (ele foi o último país do Eixo a se render), culminando no fim da Segunda Guerra Mundial. 


Voltando à resenha...


O livro alterna seus capítulos com relação à narração: ora em terceira pessoa, ora em primeira, sendo feita por Hanako. Quando é a menina quem assume a narração, ela é feita por meu de seu diário. Inclusive, ela cita, inúmeras vezes, "O diário de Anne Frank", que li quando eu tinha 10 anos e que retrata a Segunda Guerra Mundial. Nas poucas páginas que o livro possui, podemos acompanhar um pouco do dia-a-dia de Hanako, seus sonhos e anseios. 


No entanto, quando a doença começa a se desenvolver, sua vida vira de cabeça para baixo. A reflexão que o livro nos deixa é sobre o impacto profundo que uma guerra gera na sociedade, fazendo vítimas até mesmo quando ela acaba (como é o caso de Hanako). 




"Não esqueçam da Rosa" é um ótimo livro por levantar questionamentos de maneira simples e ainda trazer uma boa história, tendo como pano de fundo o ataque à Hiroshima. Creio que seja um bom paradidático a ser adotado, e lê-lo fez com que eu relacionasse a leitura às minhas aulas de História e Geografia.

O final do livro ainda traz o belo poema "Rosa de Hiroshima", de Vinícius de Moraes. Depois deem uma pesquisada na internet para que vocês possam ler também :) 


Enfim, recomendo! Não apenas para as pessoas que estão no sexto ou sétimo ano (eu, por exemplo, estou no nono), mas para estudantes em geral, por retratar um assunto que vemos em sala de aula de maneira simples e poética.


CITAÇÕES FAVOIRTAS 🌹


"Eles [os idosos] são a memória viva de um tempo que sem eles ficaria perdido" - Página 49

"Se todos nos calarmos, seremos todos coniventes." - Página 55

sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Capas de álbuns de músicas feitas de LEGO

outubro 01, 2021 0 Comments

Oi, pessoal! Hoje trago algo bem legal que eu descobri graças a uma matéria no site "Música pavê" (inclusive, recomendo, o conteúdo é bem massa!): capas de álbuns musicais feitas com LEGO! As capas foram publicados no Flickr, por meio do grupo Lego Album Covers (https://www.flickr.com/groups/lego_album_covers/). Achei tão legal que resolvi escrever aqui no Sementes Literárias sobre esses covers, selecionando alguns que achei incríveis! Pretendo trazer mais posts com essas capinhas de LEGO, porque são várias as que eu mais gostei. Então, para essa "parte 1", decidi trazer 7 desses covers.

Ah, a matéria que me inspirou a escrever esse post foi essa aqui: https://musicapave.com/artes-visuais/capas-de-disco-feitas-de-lego/. Aqui no post, irei colocar tanto a imagem cover do álbum como a original :)


SGT. PEPPER'S LONELY HEARTS CLUB BAND (THE BEATLES)

"Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" é um álbum bem marcante na história dos Beatles e da música, sendo mais psicodélico do que os anteriores da banda. Destacam-se músicas como "Lucy In the Sky with Diamonds" e "A day in the life" :) Inclusive, tem uma música nesse álbum com meu nome: "Lovely Rita" hahaha A versão LEGO do álbum é simplesmente adorável <3

Créditos: https://www.flickr.com/photos/104099903@N07/50903341071/in/pool-lego_album_covers/

Capa original do álbum, lançado em 1967


LUSH (SNAIL MAIL) 

Lançado em 2018, Lush é o álbum de estreia da artista indie Lindsey Jordan (Snail Mail). Fiquei muito feliz quando eu vi que tinha uma versão dele, porque eu não esperava que tivesse. O álbum é muito bom, e fica aqui a dica para que vocês conheçam as músicas de Snail Mail. Minhas favoritas são "Full Control" e "Speaking Terms", ambas lançadas no Lush. A versão LEGO ficou muito parecida com a original =D

Créditos: https://www.flickr.com/photos/-christoph-/43867109081/in/pool-lego_album_covers/


Capa original do álbum, lançado em 2018.


WHATEVER PEOPLE SAY I AM, THAT'S WHAT I AM NOT (ARCTIC MONKEYS)

Esse é o álbum de estreia do Arctic Monkeys, lançado em 2006 (ano do meu nascimento!), quando os integrantes tinham cerca de 20 anos, apenas. Ele contém músicas mais agitadas em comparação às canções de outros álbuns da banda, e a minha favorita dele é "A Certain Romance". Destacam-se também "When the Sun Goes Down", "I Bet you Look Good On The Dancefloor' e "Mardy Bum". O cover da capa ficou bem parecido, e eu adorei! :)

Créditos: https://www.flickr.com/photos/-christoph-/30315921464/in/pool-lego_album_covers/

Capa original do álbum, lançado em 2006.


ABBEY ROAD (THE BEATLES)

A capa de Abbey Road é clássica, sendo constantemente reproduzida das mais diversas maneiras. Uma música que eu gosto muito no álbum é "Octopus's Garden", escrita e cantada pelo Ringo Starr, baterista dos Beatles. Eu adoro a letra dessa música, que fala sobre o desejo de escapar da própria realidade, mas, infelizmente, muitas pessoas não compreendem isso. Outras músicas que se destacam no álbum são "Here Comes The Sun", "Come together" e "Something" (esta última tem uma história digna de fanfic, aliás hahaha. Confira aqui: https://www.letras.mus.br/blog/historia-something-george-harrison/). 
Eu gostei muito do cover, mas me pergunto o porquê de George Harrison estar com uma cara tão irritada na versão LEGO hahaha

Créditos: https://www.flickr.com/photos/berlin_steve/8414515260/in/pool-lego_album_covers/

Capa original do álbum, lançado em 1969.


TO THE FAITHFUL DEPARTED (THE CRANBERRIES)


Lançado em 1996, "To The Faithful Departed" é o terceiro álbum de estúdio do The Cranberries, banda irlandesa de rock alternativo. Eu adoro o contraste do azul com o amarelo nesse álbum, creio que cria um efeito bem legal! Nele, destacam-se as músicas "Salvation" e "When You're Gone". O cover ficou uma gracinha! 

Créditos: https://www.flickr.com/photos/ltdemartinet/4484416805/in/pool-lego_album_covers/

Capa original do álbum, lançado em 1996.


IS THIS IT (THE STROKES) 

"Is this it" é o álbum de estreia do The Strokes, banda que mais estou ouvindo ultimamente :) Curiosidades aleatórias: o baterista da banda é brasileiro! Não é legal? Ele nasceu no Rio de Janeiro, mas se mudou com seus pais quando tinha quatro anos para os Estados Unidos. Inclusive, ele, a ex-namorada dele e o vocalista/guitarrista do Los Hermanos fundaram uma banda: Little Joy, que lançou um álbum em 2008. Enfim 😅
O álbum é um dos mais marcantes lançados nos anos 2000, e revolucionou o Rock na época, com seu som de "rock de garagem" e alternativo. Destacam-se as músicas "Last Nite" e "Someday", mas a minha favorita é "The Modern Age". Em sua "versão LEGO", seu nome foi alterado para "Is this brick", fazendo referência aos bloquinhos de LEGO, o que eu achei bem criativo!

Créditos: https://www.flickr.com/photos/-christoph-/1388206189/in/photostream/

Capa original do álbum, lançado em 2001.

X&Y (COLDPLAY)

Lançado em 2005, "X&Y" é um dos meus álbuns favoritos do Coldplay! Falei um pouco sobre ele aqui no blog, em um post contendo as minhas músicas favoritas de cada álbum da banda: https://sementesliterariasbooks.blogspot.com/2021/08/favorita-de-cada-album-coldplay.html =) No álbum, foram lançadas as famosas "Fix You" e "Speed of Sound", e a minha favorita é "The Hardest Part"! De todos os covers deste post, esse com certeza foi o que ficou mais parecido, e o fato de a figura da capa original ser formada por um conjunto de blocos com certeza ajudou. Ficou muito bom! 

Créditos: https://www.flickr.com/photos/savagearrow/4128921540/in/pool-lego_album_covers/

Capa original do álbum, lançado em 2005.

❁ FIM! ❁

É isso, pessoal! Espero que tenham gostado =D 
Eu achei a ideia muito bacana, e, como disse no início deste post, pretendo trazer outros covers que acabei deixando de fora, para o post não ficar muito longo. Infelizmente não encontrei nenhum cover de uma capa de álbum brasileiro, mas como o grupo onde as fotos foram postadas é gringo, isso se justifica. Enfim!
Contem-me nos comentários qual foi o cover que vocês mais gostaram :) Até a próxima! <3