segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Minhas músicas favoritas de cada álbum do Coldplay


Oii, pessoal! Em fevereiro desse ano fiz uma lista com 5 músicas marcantes da série "How I Met Your Mother", um dos meus seriados favoritos. Pretendo trazer mais posts sobre música aqui pro blog, pois é algo bem legal e eu amo falar sobre isso! 


Minha banda favorita é o Coldplay, e ela marcou muito a minha infância (e segue marcando a adolescência). Pensando nisso, decidi trazer esse post, citando a minha música favorita de cada álbum da banda (até a data em que escrevo esse texto, o Coldplay lançou 8 álbuns, mas lançará seu nono álbum em breve, e nesse ano!). É importante salientar que a minha definição de "música favorita" muda constantemente, conforme o tempo passa e eu mudo também. Faz parte da vida, de amadurecer. Então, pode ser que no futuro eu refaça essa lista (em outro post). Ah, lembrando que eu não vou avaliar nenhum aspecto técnico das canções, até porque eu precisaria entender de música para avaliar algo do tipo. A lista é 100% baseada no meu gosto pessoal, e você tem o total direito de discordar - ou concordar. Tendo isso em mente, vamos para as músicas! =) 


1 - PARACHUTES (2000)


Meu álbum favorito da banda! <3


Parachutes é o primeiro álbum do Coldplay, lançado em julho dos anos 2000. É também o meu favorito da banda! Todas as músicas possuem uma sonoridade incrível, de uma melancolia típica do Coldplay dos anos 2000. E eu amo isso! O que o faz ser meu favorito, além de sua melancolia, é a forma como ele toca a minha alma (ok, tavez isso seja algo brega de se dizer, mas é isso aí) e como ele realmente inova ao trazer canções com letras diversas e profundas.

Música favorita: Trouble. Essa é a minha música favorita não apenas do álbum, mas dentre as outras do Coldplay que são conhecidas por mim. Ouço-a desde pequena, e ela foi uma das músicas que serviram como "porta de entrada" para que eu conhecesse o restante das canções da banda. Além disso, amo a forma como ela soa, melancólica e profunda. Antes eu diria que minha favorita do álbum era Sparks (agora é a minha segunda favorita), mas parei para refletir e Trouble tem uma importância maior em minha vida (embora Sparks também seja marcante e linda). Por isso, ocupa o primeiro lugar <3 Ah, escutem a versão acústica também! Consegue ser ainda mais intimista e melancólica do que a original. 

 
Versão original 👆🏼

Versão acústica 👆🏼

2 - A RUSH OF BLOOD TO THE HEAD (2002)

Um dos melhores álbuns de todos os tempos segundo a Rolling Stone! =)


Outro álbum extremamente marcante do Coldplay e o queridinho da crítica (e não é à toa) é "A rush of blood do the head", lançado em 2002. O álbum aparece na 324° posição da lista dos 500 melhores álbuns da Rolling Stone (https://rollingstone.uol.com.br/noticia/os-500-melhores-discos-de-todos-os-tempos-da-rolling-stone/) e é realmente maravilhoso, com músicas tão cativantes (como as canções do Coldplay costumam ser) e belas. Um dos meus favoritos também (logo após Parachutes)!

Música favorita: In my place. Foi um pouco difícil eleger uma favorita para este álbum, pois ele apresenta diversas músicas muito marcantes para mim. No entanto, ao parar para analisar, "In my Place" se torna a escolha mais óbvia. Foi a primeira música que me veio à mente, e não foi à toa. É uma das mais marcantes do álbum para mim, e, assim como "Trouble", In My Place serviu como porta de entrada para as outras músicas da banda, e segue sendo uma das minhas favoritas do Coldplay. Aliás, já a ouviram na versão acústica? Prefiro-a à original, inclusive. A definição da perfeição.

Versão acústica: 


Versão original:

 

3 - X&Y (2005) 




Lançado em 2005, a crítica não recebeu X&Y tão bem assim, de maneira geral, mas sigo considerando-o um álbum incrível. Apesar de a crítica não ter curtido o álbum tanto assim, o mesmo não aconteceu com o público. Assim sendo, X&Y vendeu bastante cópias em todo o mundo, tendo ocupado a primeira posição de álbuns mais vendidos em 28 países :)

Música favorita: The Hardest Part. Também foi complicado escolher uma, mas aqui está 😅 "The hardest part" não foi uma das músicas que serviram de porta de entrada para o Coldplay (na verdade, desse álbum, foram "Fix You" e "A Message"), mas é a minha favorita. Amo a sonoridade dela!

 

4 - VIVA LA VIDA OR DEATH AND ALL HIS FRIENDS (2008)



Lançado em 2008, "Viva la vida or death and all his friends" é o quarto álbum da banda. Diferentemente de X&Y, o álbum de 2008 foi muito bem recebido pela crítica - e pelo público também. Inspirado em revoluções da História (especialmente a Francesa), o álbum faz referência a uma delas - a Francesa - já na capa, com a pintura "A liberdade guiando o povo". Além disso, o título da música "Viva la Vida" faz referência à pintora mexicana Frida Kahlo, que eu admiro bastante (inclusive, já cheguei a resenhar uma biografia dela aqui no blog)! O quadro que inspirou o título da música chama-se "Viva la vida melancías", sendo a última pintura feita por Frida. 

"Viva la vida or death and all his friends" é um álbum extremamente marcante e maravilhoso da discografia do Coldplay, tendo um viés um tanto político (assim como Everyday Life, de 2019) =D

Música favorita: Violet Hill. Gosto de várias outras do álbum, como Strawberry Swing (antes definida por mim como minha favorita de "Viva la Vida or death and all his friends), mas é Violet Hill que mais me cativa no disco <3 O som da guitarra nessa música... nossa, perfeito!

 

5 - MYLO XYLOTO (2011)



Mylo Xyloto é o quinto álbum do Coldplay, lançado em 2011 e com uma pegada bem mais pop e eletrônica em comparação aos seus antecessores. Foi muito bem recebido pela crítica e pelo público, marcando o início da nova fase do Coldplay, com músicas de sonoridade mais pop. Admito que é um dos álbuns do Coldplay de que menos gosto, mas isso não significa que seja ruim ou algo do tipo, só significa que eu gosto mais dos outros. Há algumas músicas no álbum que considero bem legais, como "Major Minus" , "U.F.O" e "Charlie Brown" =) Admito também que considero "Paradise", maior sucesso desse álbum, saturada kkkk É a vida 😅

Música favorita: Us against the world. Essa música foi uma grata surpresa e descoberta no álbum! Sua sonoridade é melancólica, me lembrando um pouco de "Parachutes", o primeiro álbum da banda. Ela é linda e transmite paz <3


6 - GHOST STORIES (2014)



Lançado em 2014, Ghost Stories é o sexto álbum do Coldplay. Ele possui uma vibe mais melancólica e intimista do que o anterior, seguindo a pegada pop da nova fase da banda. Quando esse álbum foi lançado, Chris Martin (o vocalista da banda) havia se divorciado da atriz Gwyneth Paltrow (sim, aquela que ficou com o Oscar que deveria ter sido da Fernanda Montegro em 1999) havia pouco tempo, o que influenciou  na melancolia de Ghost Stories. Eu gosto desse álbum, mas ainda prefiro os outros do Coldplay (é tipo a minha relação com Mylo Xyloto. São os álbuns que eu menos gosto da banda).

Música favorita: True Love. Essa música é bem melancólica e bonita! Também a considero bastante relaxante... ela passa um sentimento bom, sabe? 



7 - A HEAD FULL OF DREAMS (2015)

Embora A Head Full Of Dreams não seja melancólico, como o Coldplay costuma ser e como eu costumo preferir, eu o considero um ótimo álbum! Com uma energia "pra cima", A Head Full Of Dreams é vibrante e contagiante. Lançado em 2015, o álbum foi um sucesso enorme. Sua turnê é a quinta maior da história, e os shows dessa época são realmente liindos de se ver. 

Música favorita: Adventure of a lifetime. Sim, é a música do clipe dos macaquinhos! Adventure of a lifetime é uma canção bem pop e animada, e é bastante difícil não ter vontade de dançar ao ouvi-la! Amazing Day é outra favorita do álbum, que também merece destaque aqui. Considero-a bem bonita :)


Adventure of a lifetime:


Amazing Day:


8 - EVERYDAY LIFE (2019) 

Álbum mais recente do Coldplay, "Everylife Life" lembra um pouco a primeira fase do Coldplay, menos pop\eletrônica. Assim como "Viva La Vida or Death And All His Friends", de 2008, "Everyday Life" mostra o lado mais politizado da banda (o que é maravilhoso!!). "Guns", por exemplo, é uma crítica ao armamento da população (dá até vontade de enviar essa música para o idiota que colocaram na presidência do Brasil e para seus seguidores alienados). Gostaria de dizer também que "Guns" cita meu livro favorito de todos: "A cidade do Sol", então é claro que eu ~surtei de felicidade~ quando eu li a tradução da música. "Everyday Life" foi muito bem recebido pela crítica e pelo público, tendo concorrido nas categorias  "Álbum do Ano" e "Melhor Pacote de Gravação" da 63° edição do Grammy. Detalhe: antes, o Coldplay só concorreu ao Grammy na categoria "Álbum do ano" em 2009, por "Viva La Vida or Death And All His Friends". 

Música Favorita: Arabesque. Tendo sido gravada 10 anos antes do lançamento de "Everyday Life", a banda apenas adicionou o som do início da canção antes de lançá-la. Considero-a uma excelente música, com uma letra crítica que clama pela paz. Vale a pena ouvi-la! 


❁❁ FIM DO POST! ❁❁

É isto, pessoal! Se vocês gostaram, ou possuem algo a acrescentar, por favor escreva nos comentários! Eu adoraria ler a sua opinião :) Além disso, lembre-se que eu fiz essa lista baseada inteiramente em meus gosto pessoal, então você tem o total direito de discordar de algo, mas não seja ofensivo. 

Se você é fã do Coldplay, assim como eu, recomendo muito os sites "Coldplay Brasil" (https://coldplaybrasil.com/) e "Viva Coldplay" (https://vivacoldplay.com/) , que trazem notícias sobre a banda (e não, isso não é uma publicidade kkkk). Eles foram dois dos sites que eu utilizei em minha pesquisa sobre os álbuns, inclusive. Mas, como eles são focados inteiramente na banda, estou recomendando aqui :)
Além disso, gostaria de informar quais foram as outras fontes que utilizei, mas acabei esquecendo de ir anotando os sites dos quais coletava informações sobre os álbuns :( No entanto, me lembro de alguns, então aqui está (não irei colocar os links do Coldplay Brasil e do Viva Coldplay porque foram vários e porque já informei aqui que eles foram utilizados pra fazer o post):


Até breve! <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário