quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

"Doce de Mãe" é um doce de série

fevereiro 22, 2023 0 Comments
DOCE DE MÃE
Elenco principal:
 Fernanda Monetengro, Louise Cardoso, Matheus Nachtergaele, Marco Ricca, Mariana Lima, Daniel de Oliveira, Drica Moraes, Elisa Volpatto, Áurea Baptista, Evandro Soldatelli
Diretores: Jorge Furtado e Ana Luiza Azevedo
Temporadas: 1 (+ filme)
Ano: 2012 e 2014
Classificação indicativa: 12 anos
Onde assistir: Globoplay
Nota: 4,5/5⭐


Oi, pessoal! Hoje trago a dica de um filme e de uma minissérie super legais e rápidos de serem assistidos! Isto porque o filme antecede a série (de apenas 14 episódios), e funciona como uma espécie de episódio piloto. Estou falando de "Doce de Mãe", protagonizada por Fernanda Montenegro (que inclusive ganhou um Emmy pela produção) e disponível no Globoplay! O filme foi produzido para ser exibido na TV Globo na época de Natal em 2012, e a série foi ar no começo de 2014. 


Em "Doce de Mãe" acompanhamos a divertidíssima Dona Picucha e as suas peripécias. No filme, a auxiliar doméstica de Picucha vai ser casar e deixará de trabalhar para a senhora depois de 27 anos, fazendo com que os filhos de Picucha encontrem um jeito de lidar com a saída da moça. Afinal, Picucha não poderia morar sozinha em casa no auge de seus 80 anos. Com isso, uma série de acontecimentos cômicos se desenrolam enquanto os filhos decidem quem ficará com a mãe e buscam uma nova auxiliar doméstica para fazer companhia a ela. Já na série, Dona Picucha se envolve com uma questão ainda maior: ela descobre que seu falecido marido, Fortunato (Francisco Cuoco), havia pagado a faculdade de Rosa (Drica Moraes), filha de uma antiga babá da família que havia ido embora abruptamente. Desconfiada de que Rosa pudesse ser filha de Fortunato, Picucha vai atrás da moça enquanto busca solucionar essa questão. 


Em meio a tudo isso muitas coisas acontecem e fatos engraçados permeiam a trama constantemente. Cada episódio conta com uma trama paralela aos eventos principais da série, gerando situações bem cômicas. Enfim! Para além de Picucha, nós temos seus filhos, também divertidos: Fernando (Matheus Nachtergaele), Suzana (Mariana Lima), Elaine (Louise Cardoso) e Sílvio (Marco Ricca). Também merece destaque Jesus (Daniel de Oliveira), ex-aluno de Fortunato na faculdade, amicíssimo de Picucha e morador de rua. 


É uma trama bem simples e, sem sombra de dúvidas, encantadora. Quantas famílias não passam por algumas situações descritas, afinal? Aliás, a trama também encanta pelo carisma da própria protagonista, muito esperta e sedenta por viver mesmo com as limitações que a idade impõe. É impossível não ser cativado por Picucha, que inspira o telespectador e representa, à sua maneira, inúmeras mães brasileiras. Essa representação da velhice é bastante positiva, pois todos nós um dia chegaremos lá. Além disso, as situações que dona Picucha apronta arrancam risadas e sorrisos de quem assiste, e o que resta é o sentimento de alegria e agradabilidade brotando no peito. A conclusão, portanto, não poderia ser outra: "Doce de Mãe" é mesmo um doce de série!


domingo, 19 de fevereiro de 2023

Tag: 20 músicas

fevereiro 19, 2023 0 Comments

Oi, pessoal! Sei que andei meio sumidinha por aqui, devido às aulas da escola. De qualquer forma, vou aproveitar esse tempinho de descanso proporcionado pelo Carnaval para dar as caras por aqui novamente. No post de hoje, decidi trazer uma Tag antiguinha de músicas! Descobri a existência dela graças a um vídeo antigo do canal Matando Matheus a Grito (que eu adoro e recomendo bastante), e, aparentemente, você tinha que responder quando indicado por alguém. Vou responder de qualquer forma, mesmo sendo uma tag antiga e mesmo não tendo sido indicada por ninguém, pois achei bem divertida e interessante! E eis o link do vídeo do Matheus, inclusive: https://www.youtube.com/watch?v=Sq6UtMfvoCY

1 - Música favorita

Essa categoria é bastante difícil, até porque a minha música favorita vai depender muito do momento. De qualquer forma, se eu tivesse que escolher só umazinha, creio que escolheria "Sparks", do Coldplay, porque a conheço há anos e simplesmente não enjoo dela. Continuo achando a canção belíssima em sua melancolia <3



2 - Música que mais odeia

Ok, eu acho que "odiar" é um termo bastante forte hahaha! Não odeio nenhuma música, mas não gosto de um monte... hehehe. Não consigo pensar em nenhuma que se sobressaia o suficiente na fila do meu desgosto para que eu a encaixe na categoria do ódio, mas, para não ficar sem resposta, respondo com "Trem Bala", da cantora Ana Vilela. Eu não odeio essa música, e a letra é até interessante, mas ela está TÃO enjoada, TÃO enjoada, que eu simplesmente não a suporto mais!! É como se meu ouvidos sangrassem figurativamente, e não é uma sensação agradável... 



3 - Música que te deixa triste 

Eu creio que isso dependa muito do momento em que eu escute a música, mas tem umas músicas que derrubam um pouco a vibe de qualquer um kkkk Um bom exemplo é "Nutshell", do Alice in Chains. A música é bem massa e tem o ritmo um pouco melancólico, mas ela ficou muito mais pesada quando eu fui ver a letra. Continua sendo uma excelente música!



4 - Música que te lembra alguém 

Minha mãe é fã de Michael Bublé, e tem uma música dele que ela escuta bastante, chamada "Home".  Lembro-me de que, quando eu era pequena, frequentemente pedia para que ela e meu pai cantassem pra mim quando eu ia dormir, e ela às vezes colocava "Home" para tocar. É bem bonita e me lembra muito dela <3.



5 - Música que me deixa feliz

Um monte! Uma delas é "I Bet You Look Good On the Dancefloor", do Arctic Monkeys, pois ela é alto-astral, contagiante e costumeiramente dá vontade de cantar junto! E, claro, dançar também, mesmo que não eu não seja tão boa assim na pista de dança (mas obrigada por apostar nisso, Alex Turner) hahaha 



6 - Música que te lembra um momento específico 

Em 2017 eu fazia aula de música, e um dos eventos proporcionados pela escola foi justamente uma apresentação em um asilo aqui da minha cidade. Eu cantei a música "Anjo", do Roupa Nova, e escutá-la me faz lembrar desse momento! Foi muito legal e especial animar a tarde dos idosos que nos assistiram, pois eles ficaram claramente mais felizes. Apenas um exemplo da importância da música na vida das pessoas, como ela realmente nos colore. Gosto de me lembrar desse dia, porque é uma lembrança feliz!



7 - Música que você sabe a letra inteira

"Amor I Love You", da Marisa Monte, é a primeira que me vem à cabeça. Isto porque a conheço e canto desde miúda! Minha mãe tem o DVD de um show da Marisa, e eu simplesmente me apossei dele e colocava pra tocar o tempo inteiro! "Amor I Love You" ficava grudada na minha cabeça, e eu a cantarolar... hoje em dia não a escuto com tanta frequência, pois ouvi tanto que admito que enjoei um pouquinho, mas ela é guardada com carinho dentro de mim. E, acredite, sempre que surge a oportunidade eu ainda a canto por aí! É sempre bom, porque sei de cor e salteado e todo mundo gosta (e eu também, claro hahaha).



8 - Música que te faz dançar 

Tem uma música chamada "Maria Rita", de João Nogueira (o pai de Diogo Nogueira) que eu simplesmente adoro! Ela é bem alegre e a letra é uma gracinha, e, como ela leva meu nome, é claro que gosto ainda mais. Uma homenagem bem mais legal ao meu nome do que a Rita da facada! Hahaha! Minha família também adora essa música, e, quando a minha avó e meu avô a descobriram graças a um programa de música que estava passando na TV, pediam para eu cantá-la direto! :)


9 - Música que te ajuda a dormir

Eu não costumo ouvir música para adormecer hoje em dia, mas, até os meus 7 anos mais ou menos, como eu disse antes, eu pedia aos meus pais para cantarem ou colocarem música para mim. Quem costumava cantar era o meu pai, e era sempre "Alecrim Dourado". Se ele parasse de cantar antes de eu adormecer, eu reclamava e pedia pra ele continuar. Então, "Alecrim Dourado" já me ajudou a dormir antigamente, e é por isso que está é a minha resposta hahaha 




10 - Música que você gosta em segredo

Se eu contasse qual é deixaria de ser segredo, não? Brincadeiras à parte, "Bang" da Anitta é uma música que eu não falo pra ninguém que gosto, e nem coloco pra tocar com certa frequência. No entanto, quando toca, dá sempre vontade de cantar e dançar junto!



11 - Música com a qual você se identifica

Isso varia muito de tempos em tempos, mas, no momento, não consigo pensar em nenhuma cuja letra eu veja e pense: "oh, meu Deus, parece que ela tá me descrevendo!". Desculpa, galerinha, mas essa aqui vai ficar sem resposta. 

12 - Música que você cantava e agora odeia

Creio que nenhuma.... 

13 - Música do seu disco preferido

Eu não tenho um disco preferido no geral, eu tenho discos que eu adoro de determinados artistas. Por exemplo: o "Humbug" é meu álbum favorito do Arctic Monkeys, o "Parachutes", do Coldplay e eu amo o "The Queen is Dead", do The Smiths, entre outros. Vou responder com uma música do "Parachutes" usando o critério de que Coldplay foi uma das primeiras bandas que eu vim a amar e o Parachutes um dos primeiros álbuns que eu ouvi. Por isso, acho justo selecionar "Trouble", pois foi a primeira música da banda que eu escutei! Por incrível que pareça, eu me lembro até do contexto... estávamos eu, minha mãe e minha tia escutando músicas no YouTube na sala de TV, por volta de 2012/2013, mas provavelmente 2013. Eu pedia pra minha tia colocar algumas músicas e ela botava... até que eu pedi a música da Barbie (sim, a da Kelly Key) e ela não quis colocar. Em vez disso, ela botou "Trouble", e eu fiquei assistindo ao clipe, chateadíssima por ter que escutá-la no lugar de Sou a Barbie Girl. Por isso, nem dei bola, e só torci pra que ela terminasse logo, coitada. No entanto, a escutei outras vezes depois dessa, e foi inevitável não me apaixonar por ela. Ah, minha tia acabou atendendo ao meu pedido, depois de muita insistência. 




14 - Música que sabe tocar em algum instrumento

Eu sei tocar a música tema do filme "Romeu e Julieta" no teclado. Nem assisti ao filme, mas aprendi a tocar na época em que fazia aula de música, e me lembro de achar a canção a coisa mais linda. Ainda acho! E, claro, também tem "Amor I Love You" hahaha! Tem tanto tempo que toquei as duas canções que talvez nem me lembre mais de tudo, mas tocava com bastante frequência, especialmente a do filme.  



15 -  Música que gostaria de cantar em público

Ai, gente, me perdoem a repetição, mas eu amaria cantar "Shiver". Do Coldplay. Do Parachutes. Essa música é muito linda e adoro a melodia e a letra!! Sempre que toca eu canto junto, e é muito empolgante. 



16 - Música que gosta de ouvir dirigindo

Eu não dirijo (ainda!!)... mas, se dirigisse, ia botar um monte de música pra tocar, com certeza. Quando eu tô no carro, adoro colocar "Do I Wanna Know", do Arctic Monkeys lá nas alturas, porque as batidas são muito boas, e a sensação do carro andando e tudo o mais é como estar em um filme. Imagina se eu estivesse dirigindo?? Enfim, idealizações que espero futuramente se concretizarem. No aguardo dos 18...



17 - Música da sua infância

Eu já respondi com um monte aqui kkkk Mas também é muito válido citar "Pássaro de Fogo", da Paula Fernandes, que foi a minha cantora favorita durante um bom tempo na infância. Eu tenho um DVD (na verdade, eu tinha 3, mas dei 1 para a minha avó) de um show dela, que eu botava O TEMPO INTEIRO pra tocar. Era esse e o de Marisa Monte competindo pra ver qual eu escutava mais, mas sendo sincera, eu acho que eu ainda ouvia mais o da Paula. "Pássaro de Fogo" era a minha música favorita e também cantava o tempo inteiro. Meu avô sempre pedia para que eu cantasse "Pássaro de Fogo" e "Amor I Love You", o combo da minha infância.  Inclusive, o vídeo que coloquei aqui é do show do meu DVD.


18 - Música que ninguém imagina que você goste

Creio que dependa muito de quem estejamos falando... Mas acho que a mesma música do tópico 10 seja uma boa resposta, mas, até porque são tópicos super semelhantes... mas, para não repetir, vou responder com "Não Creio em Mais Nada", de Paulo Sérgio!



19 - Música que você quer que toque no seu velório

Tópico meio mórbido, e eu nunca parei pra pensar sobre isso, mas vamos lá... Bom, tinha que ter Arctic Monkeys, é claro. Tinha que ter "Cornerstone", música deles que ouvi exaustivamente (e, talvez, a palavra "exaustivamente" seja até eufemismo) durante 2021. Amo essa canção, a melodia e a letra. Sempre que tenho oportunidade de falar dela, eu falo. Ouvi tanto que eu admito que hoje em dia eu enjoei um pouco dela e estou meio que em um período detox de Cornerstone hahaha! De qualquer forma, ainda gosto dela, e ainda nutro um carinho por ela. Eu não iria querer uma música muito triste, mas também não ia querer uma música alegre, e eu acho que Cornerstone se encaixa bem nessa categoria também. Tipo, eu não acho que faria muita diferença pra mim qual música tocaria, por razões óbvias, mas se colocassem Arctic Monkeys eu estaria feliz (seja lá de onde kkkk). E tem que ter Coldplay e Marisa Monte também. Enfim, músicas que marcaram a minha vida. Quando eu era menor era viciadíssima em Guilherme Arantes, Roupa Nova, Oasis, Paula Fernandes, e tantos outros artistas! E hoje, em dia, além dos já citados, eu também gosto de um monte, como o The Strokes, The Smiths, Terno Rei, Rita Lee.. Acho que seria melhor se montassem uma playlist! Mas vamos mudar de tópico que eu só quero pensar nisso quando estiver bem velhinha!



20 - Música que você quer que toque no seu casamento

Ahhh, esse tópico é mais legal!! "Pra Sonhar" de Marcelo Jeneci fala de casamento e é belíssima! Faria muito sentido colocá-la no meu casamento. E também queria que tivesse outras músicas de artistas que eu gosto. E da outra pessoa também, né? Mas enfim, não vou me estender muito porque tá muito cedo pra pensar nisso. 



É Isso! 🌸

Foi super divertido responder essa Tag, e o resultado foi bem eclético! Creio que seja o post do Sementes em que eu mais falei de mim 😅 Enfim! Até mais, galerinha! E fica a sugestão pra vocês responderem também ❤