Oi, pessoal! Estamos bem pertinho do Natal, e, pensando nisso, decidi trazer alguns filmes com temática natalina, ou que, pelo menos, se passam no Natal , e que eu gosto! :)
1. OS REJEITADOS (2023)
Esse aqui eu considerei como um dos melhores filmes que vi no ano passado, surpreendendo-me positivamente! Vou colocar por aqui um trechinho da resenha que escrevi no Letterboxd, na época em que o assisti ;)
"Os Rejeitados" é uma história bastante humana, acompanhando seus três protagonistas (um rígido professor de meia-idade, um adolescente problemático e uma cozinheira escolar que acabou de perder seu filho para a guerra) enquanto precisam passar o Natal e o Ano-Novo juntos na escola. Os três desenvolvem laços profundos e colaboram para o crescimento um do outro, o que é muito bonito de ver.
Gosto muito que vamos conhecendo os personagens à medida que eles mesmos conhecem uns aos outros, e os julgamentos criados a princípio (pelos próprios personagens e por nós, telespectadores) é aos poucos derrubado. Dessa forma, o longa-metragem nos recorda que cada um está fazendo o que pode, que cada um enfrenta seus próprios percalços, e, assim, ele assume uma faceta muito sensível e muito real. Nenhum personagem é perfeito - muito pelo contrário. O professo, por exemplo, é inicialmente apresentado como um verdadeiro carrasco sem coração e o aluno como um pé no saco impulsivo, mas por detrás de todas essas fachadas existem pessoas que travam suas próprias batalhas e que vão transformar as vidas uma da outras.
Dessa maneira, me conectei bastante com os três personagens, e foi fascinante conhecê-los melhor, com todas as suas imperfeições! Houve diversos momentos em que me emocionei, e por vezes escapava uma lagrimazinha, com um nó entalado na garganta. Entretanto, ao mesmo tempo em que o filme emociona, ele também diverte, com um humor sarcástico que confere um charme ainda maior ao longa.
Se você tiver interesse em ler à resenha completa, é só clicar aqui: https://letterboxd.com/mariaritamd/film/the-holdovers/
Pretendo assisti-lo novamente esse ano, pois é realmente muiiito bom e me deixou encantada!
2. O Natal do Charlie Brown (1965)
O segundo filme que gostaria de indicar é "O Natal do Charlie Brown", clássico curta-metragem da década de 60. Como já mencionei em diversos momentos aqui no Sementes Literárias, sou completamente apaixonada por Peanuts, e aqui nesse curta podemos acompanhar a adorável turminha em uma reflexão acerca desse período do ano.
Charlie Brown, imerso em sua melancolia costumeira, não se sente feliz com a chegada do Natal e não entende qual é o significado da festividade, estando desgostoso com relação ao materialismo que invade esse momento, ao consumismo que desvirtua o que é, realmente, o Natal. Lucy, então, sugere que ele dirija a peça natalina da escola, e aí se desenrolam os acontecimentos do filme e as reflexões acerca do Natal e de seu verdadeiro espírito.
É bem rapidinho de assistir e vale a pena! O curta ainda conta com uma trilha sonora regada a jazz - típica dos filmes de Peanuts, que tornam a experiência ainda melhor!
3. SIMPLESMENTE AMOR (2003)
O filme acompanha vários núcleos de pessoas durante o Natal e, como o nome sugere, também demonstra relações de afeto entre elas (em sua maioria românticas, sim, mas não apenas desse tipo). Entre as histórias, podemos acompanhar a de um primeiro-ministro que se apaixona por sua assessora, a de escritor que se apaixona por uma portuguesa e que se conectam apesar da barreira da língua, a de um cantor e seu empresário e amigo, a de um casal em decadência, a de um menininho que se apaixona por uma colega da escola e que conta com a ajuda de seu padrasto para lidar com o sentimento, etc. Eu considero este um filme bastante divertido e fofo, que ainda conta com Hugh Grant (meu divo, ok) e Rodrigo Santoro no elenco, além de vários outros nomes famosos, como Keira Knightley e Emma Thompson!
4. O GRINCH (2000)
Clássico dessa época do ano, "O Grinch" é encantador e muitíssimo divertido, mostrando a história de uma criatura verde e rabugenta que odeia o Natal com todas as forças e que sofria preconceito daqueles ao seu redor, vivendo, então, isolado em uma montanha. Empenhado em estragar o Natal dos Quem, grupo de pessoas completamente apaixonadas pela festividade - e que o excluíam, entretanto-, Grinch se depara com uma garotinha chamada Cindy Lou, que o fará enxergar a beleza das festas de fim de ano e mudará a sua perspectiva em torno do Natal. A interpretação de Jim Carrey, que faz o papel principal, é espetacular! Cheio de caras e bocas, é muito difícil não achar tudo simplesmente adorável.
FILMES QUE JÁ TROUXE AQUI NO SEMENTES ANTES ;)
Para finalizar, citarei dois filmes que já trouxe aqui no blog.
O primeiro deles é "Tudo Bem no Natal que vem", protagonizado por Leandro Hassum. Assisti em 2020, e, no entanto, nunca revi! Por conta disso, não me lembro direito da história e também não sei se gostaria do mesmo modo se o assistisse hoje em dia - mas, de qualquer forma, eu achei muito legal e divertido quando o vi. Então fica aqui registrada a recomendação da Maria Rita de 14 anos hahaha!! Eis o link da postagem em que recomendo o filme: para acessar, basta clicar aqui ;)
Já o segundo filme que eu já falei por aqui, foi "Barbie em A Canção de Natal", releitura do clássico "Uma Canção de Natal", de Charles Dickens. Esse eu me lembro bem da história, até porque via sempre que estava perto do Natal quando eu era criança hahaha
Falei sobre ele na primeira postagem que fiz dedicada à minha maratona de filmes da Barbie, realizada por mim em 2023, antes da estreia do live-action dirigido pela Greta Gerwing. Eis o link da postagem, em que eu falo sobre o enredo do longa e a minha opinião: https://sementesliterariasbooks.blogspot.com/2023/07/maratona-de-filmes-da-barbie-1-barbie.html
Por hoje é só, pessoal :)
Obrigada por terem lido até aqui e, desde já, desejo um feliz Natal para todos nós!! 🌸🎄✨❤


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Lembre-se de ser sempre gentil e respeitoso(a) nos comentários 😊 Obrigada pela visita!