sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Contos de terror e mistério

Contos de terror e mistério (Edgar Allan Poe): resenha 

"Contos de terror e mistério" é uma coletânea de 4 contos clássicos de Edgar Allan Poe, adaptados por Telma Guimarães. O livro é finalizado por uma versão em inglês desses contos, também adaptada e um glossário do vocabulário. 
Os contos são, respectivamente:
- A Caixa retangular
- O último pulo do sapo
- O gato preto
- Os crimes da rua Morgue 
✨✨✨✨✨
A CAIXA RETANGULAR 
É um conto de mistério, em que o narrador personagem se ver envolvido em uma curiosidade doentia sobre seu amigo Cornélio. 
O narrador personagem e a família de Cornélio (a esposa, ele próprio e as duas irmãs de Cornélio) vão viajar numa embarcação rumo a Nova York. A maneira como Cornélio agia e zelava por uma estranha caixa retangular (que parecia estar carregando um quadro) despertava ainda mais a curiosidade do narrador personagem. Mas, no final, ele viu que tudo não se passava de um tremendo engano, e essa doentia curiosidade acarretou consequências tanto para Cornélio, como para ele próprio. 
Foi o conto que mais gostei
✨✨✨✨✨
O ÚLTIMO PULO DO SAPO
É uma história sobre vingança. De todos os contos foi o que eu menos gostei. 
Bem... "O último pulo do sapo" fala sobre Pula-sapo, um bobo da corte, que armou um plano de vingança provavelmente junto de Trippetta, uma dançarina, que era sua amiga. Nesse plano de vingança, coisas terríveis aconteceram, acarretando consequências para o rei e seus ministros. 
✨✨✨✨✨ 
O GATO PRETO
Um conto claramente de terror, sobre um homem antes dócil e gentil, que se tornou amargo e muito mau, a ponto de maltratar todos seus animais, até seu gato favorito, Plutão (o gato preto). Acho que Plutão foi o que mais sofreu. O homem até enforcou o gato (OK). Mas, aparentemente, Plutão assombrava os pensamentos do homem e coisas estranhas aconteciam, como se fosse uma perseguição. 
Depois de um tempo, o homem encontrou outro gato preto com uma mancha branca no pelo, que se assemelhava a uma forca. E não foi só isso não!! Mas bem, se eu falar mais vou acabar contando a história toda!
Mas posso dizer que muitas coisas macabras aconteceram neste conto. Muitas. 

✨✨✨✨✨
OS CRIMES DA RUA MORGUE 
Mistura de terror e mistério, sendo o conto que mais me deixou com medo. 
Eu pesquisei mais sobre Edgar Allan Poe e descobri que esse é um dos contos mais famosos dele. 
Auguste Dupin era um rapaz inteligente, com uma capacidade de dedução invejável. Esse rapaz, acabou inspirando outras obras literárias, como Sherlock Holmes (também pesquisei sobre isso). Junto de seu amigo, que é o narrador personagem desta história, Dupin parte em busca da solução de um mistério bem sinistro que ocorreu na rua Morgue: duas mulheres, mãe e filha, foram encontradas mortas em seu casarão. A filha, presa numa chaminé, encontrada muito machucada. A mãe, foi encontrada com vários cortes numa espécie de quintal, e quando foram examinar seu cadáver, a cabeça saiu do corpo. 
O resto você previsa ler para descobrir :)
Eu admito que depois de ler esse conto, adquiri um pouco de receio em relação a orangotangos (pequena pista para spoiler)
✨✨✨✨✨✨
CONTOS DE TERROR E MISTÉRIO
Autor: Edgar Allan Poe
Adaptado por: Telma Guimarães
Número de páginas: 103
Editora: Editora do Brasil
✨✨✨✨✨✨



Foto do livro "Contos de terror e mistério" de Edgar Allan Poe 

3 comentários: