quinta-feira, 28 de março de 2019

Resenha: "Poesias", da coleção "Para gostar de ler"

março 28, 2019 0 Comments
POESIAS
Autores:
 José Paulo Paes, Henriqueta Lisboa, Mário Quintana e Vinícius de Moraes
Editora: Ática
Número de páginas: 64
Coleção: Para Gostar de ler
Outra coleção que eu acho mega legal é a "Para gostar de ler", da editora Ática, a mesma que publica os livro da série Vagalume. Hoje peguei numa pequena estante em forma de casinha em minha escola (em que você pode doar livros e  pode pegar outros, sem prazo de leitura, bibliotecária, nada, para testar a honestidade dos alunos. É um projeto da escola que eu AMEI), um dos livros dessa coleção, que é o sexto: "Poesias". Li em apenas um dia.

🍃🍃🍃🍃

"Poesias" é o sexto livro da coleção "Para gostar de ler", da editora Ática, e reúne diversas poesias sobre variados temas, de 4 grandes escritores: José Paulo Paes, Henriqueta Lisboa, Mário Quintana e Vinícius de Moraes.

Os temas são, respectivamente: Gente, animais,coisas,lugares,tempo e amor. Cada tema possui 4 poemas, ou seja, um de cada escritor. No total, o livro possui 24 poemas.

Nas últimas páginas do livro, encontramos mini biografias sobre os escritores.

Meu poema favorito de cada escritor foram "Soneto de fidelidade", de Vinícius de Moraes, "Rua dos Cataventos II", de Mário Quintana, "O tempo é um fio", de Henriqueta Lisboa e "Convite", de José Paulo Paes. Porém, meu favorito de todos creio que tenha sido "Soneto de fidelidade".

"Poesias" ainda acompanha um suplemento de leitura.

Leitura rápida para todas as horas!

🍃🍃🍃🍃

MAIS FOTOS


Verso do livro



Sumário do livro

Introdução do livro

Suplemento de leitura

Resenha: "Diários de um vampiro- A fúria"

março 28, 2019 0 Comments
DIÁRIOS DO VAMPIRO- A FÚRIA
Autora:
 L.J. Smith
Editora: Galera (Record)
Número de páginas: 240
Oi, gente! Desculpa por ter ficado um TEMPÃO inativa, mas é porque estou com pouco tempo: semana de provas, sabem como é... Bom, nesse tempo que fiquei inativa, li o terceiro livro da série "Diários de um vampiro", que se chama "A fúria".
É um bom livro, com um final triste, embora um pouco desnecessário...
Ah, e...

ALERTA: PODE CONTER SPOILERS, LEIAM COM CUIDADO 🚨

🦇🦇🦇🦇

 Relembrando o final do livro anterior: Elena Gilbert se transformou em vampira após beber sangue suficiente de Damon e Stefan. Ela se transformou porque ela morreu ao ser perseguida por um "Outro Poder" e caiu em um rio e faleceu afogada. 

Bom... 
Elena, ao acordar como uma vampira, se descobre perdidamente apaixonada por Damon e odeia Stefan, pois eles (Damon e Stefan) estavam lutando quando ela os encontrou. Está ÓBVIO que Elena estava inconsciente. Então Damon e Stefan se unem para ajudá-la.

Quando Elena finalmente se recupera, ela, Damon, Stefan, Bonnie, Meredith e Matt saem em busca do "Outro Poder", que é alguém "inesperado" ou "esperado", a depender de suas concepções. Eu já suspeitava quem seria o Outro Poder, mas enfim... minhas suspeitas estavam certas! 

O que eu mais gostei no livro (isso pode ser um pequeno spoiler) foi que Damon e Stefan se reconciliaram! ❤

O livro também é marcado pela volta de Katherine e pela "verdade revelada" por ela...

Vou deixar vocês fazerem as suas suposições... :)

🚨 GRANDE SPOILER: Eu achei o final triste e um pouco desnecessário porque Elena NÃO precisava morrer na luz solar para salvar a todos do "Outro Poder"! Depois que ela matasse o "Outro Poder" na luz, ela poderia simplesmente TER SAÍDO DA LUZ, oras! Mas, como a própria Meredith disse para Boonie: "Meredith falou que isso quer dizer que ela  (Elena) preferiu a luz à escuridão. [...]". Talvez realmente fosse isso... Elena não queria viver a vida de uma vampira... De qualquer maneira, a morte dela foi muito triste 😢

Enfim... irei ler o quarto livro (e último da "série original") posteriomente. 

Verso do livro (ignorem meu pé)
🦇🦇🦇🦇

NOTA 

9,8 de 10

quarta-feira, 6 de março de 2019

Resenha: "Quarto de Despejo- Diário de uma favelada", de Carolina Maria de Jesus

março 06, 2019 0 Comments
QUARTO DE DESPEJO- DIÁRIO DE UMA FAVELADA
Autora:
 Carolina Maria de Jesus
Editora: Abril Educação
Número de páginas: 200

Terminei de ler, neste Carnaval, "Quarto de despejo", da Carolina Maria de Jesus. O livro foi publicado em 1960, mas o diário foi escrito em 1955, 1958, 1959 e no primeiro dia de 1960.

Peguei este livro emprestado da escola municipal onde minha mãe trabalha. Comecei a lê-lo há muito tempo, mas então veio as provas, deveres e eu fiquei com menos tempo. Então chegou o Carnaval e eu pensei: "A hora é agora de terminar de lê-lo!".

Leitura necessária, envolvente , e, a cada página, uma "facada" em seu coração. É possível existir várias realidades além da que você conhece... e isso você pode comprovar ao ler a realidade chocante que é apresentada em "Quarto de Despejo". O livro ainda conta com belas ilustrações, que torna a leitura ainda mais atraente.

Ah, vale ressaltar que o livro foi publicado propositalmente com a linguagem da autora, que muitas vezes contrariava a língua portuguesa, isso para o livro ser ainda mais impactante.

No final de "Quarto de despejo", você ainda encontra algumas informações a mais sobre Carolina, no formato de uma entrevista.
Entrevista com Carolina Maria de Jesus

📝📝📝📝

Carolina Maria de Jesus nasceu por volta de 1914 em Mina Gerais, mas se mudou para a favela do Canindé, em São Paulo. Ela trabalhava como catadora de papel, e podemos dizer que ganhava uma miséria, às vezes não dava nem para comprar comida.

Carolina era, certamente, uma mulher a frente de seu tempo. Isso pode ser confirmado ao ler seu diário, ao ler seu relato sobre a vida na favela.
Ela possuía 3 filhos: João José, José Carlos e Vera Eunice. Não era casada, pois não gostava de depender de homem nenhum, então criava todos seus filhos sozinha.

"Quando estou na cidade, tenho a impressão de que estou na sala de visita com seus lustres de cristais, seus tapetes de viludos, almofadas de sitim. E quando estou na favela tenho a impressão de que sou um objeto fora de uso, digno de estar num quarto de despejo"- Conta Carolina em seu diário

No livro, acompanhamos sua luta cotidiana contra a fome, que é angustiante. Ela até havia pensado em se suicidar, conta várias vezes em seu diário. Muitas vezes, tinha que catar comida no lixo!

Carolina criticava os políticos, que nas campanhas eleitorais sempre davam as caras na favela, e depois de eleitos, tomavam um chá do sumiço.

Ela cita tantas coisas impactantes, que no final do post deixarei algumas citações que marcaram a minha leitura.

📝📝📝📝

 MAIS FOTOS

Verso do livro 
Ilustração
📝📝📝📝 

CITAÇÕES

" A democracia está perdendo seus adeptos"

"Quem deve dirigir é quem tem capacidade. Quem tem dó e amisade ao povo.Quem governa o nosso país é quem tem dinheiro, quem não sabe o que é a fome, a dor, e a aflição do pobre. Se a maioria revoltar-se, o que pode fazer a minoria? Eu estou ao lado do pobre, que é o braço. Braço desnutrido. Precisamos livrar o paiz dos políticos açambarcadores." 

"Para mim o mundo em vez de evoluir está retornando a primatividade"

"Só quem passa fome é quem dá valor a comida"

"O branco é que diz que é superior. Mas que superioridade apresenta o branco? Se o negro bebe pinga, o branco bebe. A enfermidade que atinge o preto atinge o branco. Se o branco sente fome, o negro tambem. A natureza não seleciona ninguem."

"Um sapateiro perguntou-me se meu livro é comunista. Respondi que é realista. Ele disse que não é aconselhável escrever a realidade"

📝📝📝📝

NOTA 

Imagem relacionada
5 ESTRELAS

📝📝📝📝

FOTO DE CAROLINA MARIA DE JESUS

Imagem relacionada
Créditos de imagem: http://valkirias.com.br

Resultado de imagem para carolina maria de jesus

terça-feira, 5 de março de 2019

10 livros para quem está iniciando no mundo da literatura

março 05, 2019 4 Comments
Olá, gente! Hoje trago aqui um post muito interessante: 10 livros para quem está iniciando no mundo da literatura! É uma lista com gêneros variados, para atender um público geral, e, para experimentar vários estilos de leitura e ver qual você mais se identifica.
Eu li todos os livros da lista abaixo e super recomendo! Os livros que foram apresentados como uma série (Vaga-lume), eu não li todos, mas li uma parte, e sinceramente todos que eu li foram maravilhosos!  😊

❤❤❤

1. Viagem ao céu", Monteiro Lobato 



Sinopse: Quem nunca sonhou em viajar  bordo de uma nave espacial? Conhecer de perto a Lua e as estrelas da Via Láctea pelo Universo? A turma do Sítio do Picapau Amarelo realiza estas façanhas ao embarcar em uma divertida aventura pelas galáxias. Lá em cima, a anos-luz de distância da Terra, eles inventam tantas brincadeiras que acabam arrumando confusão! 

2. "O grande desafio", Pedro Bandeira


Sinopse: Toni se destaca em tudo. É um dos melhores alunos da escola, excelente nadador e fera em computadores. Ele pode fazer tudo que um garoto de sua idade é capaz. Ou quase tudo... 
Inseguro em relação a garotas, Toni não sabe o que fazer para conquistar Carla. A distância entre os dois desaparece no dia em que o pai da garota é preso. Toni não acredita na culpa de seu Afonso e, com a ajuda de Carla, tenta desvendar o mistério por trás do crime. 
Conspirações e terríveis segredos escondem-se entre as paredes do Colégio Professora Cidinha Moura. Para superar os obstáculos e descobrir a verdade, Toni precisará de muita coragem e determinação. Mas isso ele tem de sobra...

3. "O pequeno príncipe", Antoine de Saint-Exupéry 


Sinopse: Livro de criança? Com certeza. 
Livro de adulto também, pois todo homem traz dentro de si o menino que foi. 
Como explicar a adoção deste livro por povos tão variados, em tantos países de todos os continentes? Como explicar que ele seja lido sempre por tantos milhões e milhões de pessoas? Como explicar atualidade deste livro traduzido em oitenta línguas diferentes?
Como compreender que uma história aparentemente tão igênua seja comovente para tantas pessoas? 
O "Pequeno Príncipe" devolve a cada um o mistério da infância. De repente retornam os sonhos. Reaparece a lembrança de questionamentos, desvelam-se incoerências acomodadas, quase já imperceptíveis do dia a dia. Voltam ao coração escondidas recordações. O reecontro, o homem-menino. 
                                                                                         - Amélia Lacombe

4. "Extraordinário", R. J. Palacio 

Extraordinário

Sinopse:  Não julgue um livro menino pela capa cara. 
Não existe nome mais adequado para este livro: “Extraordinário”. De leitura dinâmica, prazerosa e envolvente, “Extraordinário” conta a história de August Pullman, o Auggie, uma criança que nasceu com uma séria síndrome genética que o deixou com deformidades faciais, fazendo com que ele passasse por diversas cirurgias e complicações médicas ao longo dos seus poucos anos de vida. Auggie foi educado em casa até os 10 anos, quando começou a frequentar o quinto ano em uma escola de verdade. Ser o aluno novo não é fácil, mas com um rosto tão diferente pode ser ainda mais difícil! Auggie vai ter que convencer seus colegas do colégio particular de Nova York que, apesar de sua aparência diferente, ele é um menino igual a todos os outros.

5. "Apaixonada por palavras", Paula Pimenta 


Sinopse: Muito antes de se tornar conhecida por seus romances juvenis das séries Fazendo meu filme e Minha vida fora de série, Paula já escrevia crônicas, muitas publicadas em sites literários. Agora, várias delas estão reunidas nesta obra, em que a protagonista não é Fani nem Priscila: desta vez, é Paula Pimenta por Paula Pimenta. Narrado em primeira pessoa, o livro reúne 55 crônicas, que descrevem seus sentimentos, suas experiências e suas reflexões. Com a mesma eloquência e fluidez que caracterizam seus romances, Paula Pimenta revela aqui a si própria, com relatos, ideias e comentários, de forma clara e envolvente.

6. "Contos de terror e mistério", Edgar Allan Poe 


Sinopse: Edgar Allan Poe é o mestre do conto e das histórias de terror, mistério e investigação. Este livro reúne quatro textos do autor norte-americano, adaptados em português e inglês: A caixa retangular, O último pulo do sapo, O gato preto e Os crimes da rua Morgue. Tratam-se de narrativas que impressionam pela criatividade, pelo clima de suspense e pela capacidade analítica dos personagens de cada trama. São histórias misteriosas, envolventes e que mostram todo o talento de Poe na arte de escrever contos, reunidas neste livro com versões em duas línguas diferentes.

7.  "As memórias de Eugênia", Marcos Bagno


Sinopse: A protagonista e narradora desta história relaciona-se com o mundo e as pessoas de uma forma bem particular: Eugênia é uma árvore que presencia o surgimento e o crescimento da cidade onde vive e sofre as consequências do progresso. Escrito com apuro de linguagem e uma intensa textura poética, este livro de Marcos Bagno, grande autor da nossa literatura, convida o leitor a revolver as memórias de Eugênia, que guardam surpreendentes segredos.

8. "O diário de Anne Frank" 

Resultado de imagem para o diario de anne frank edição de bolso

Sinopse: O depoimento da pequena Anne Frank, morta pelos nazistas após passar anos escondida no sótão de uma casa em Amsterdã, ainda hoje emociona leitores no mundo inteiro. Seu diário narra os sentimentos, os medos e as pequenas alegrias de uma menina judia que, como sua família, lutou em vão para sobreviver ao Holocausto. Lançado em 1947, O diário de Anne Frank tornou-se um dos livros mais lidos do mundo. O relato tocante e impressionante das atrocidades e dos horrores cometidos contra os judeus faz deste livro um precioso documento e uma das obras mais importantes do século XX.

9. Os livros da série Vaga-Lume 

Resultado de imagem para série vagalume

Sinopse da série de livros: A Série Vaga-Lume é uma coleção de livros brasileiros voltada para o público infantojuvenil, lançada por volta dos anos 1972 e 1973 pela Editora Ática. Ao longo do tempo sofreu alterações no formato. Suas capas clássicas, nas quais as imagens ficam para fora do quadro, marcaram época. Vale ressaltar que a Editora Ática não parou de lançar seus livros nos anos 70, e muitos livros foram lançados posteriomente. 

10. "A hora da luta",  Álvaro Cardoso Gomes


Sinopse: Início da década de 1960. A juventude estudantil brasileira acha-se capaz de transformar o mundo, de acabar com a miséria e a opressão. Sem compreender direito o significado da esquerda estudantil, Beto vive esse clima de forma contraditória e nem sempre tranqüila. Não é fácil para Beto participar do movimento estudantil, namorar Lúcia Helena, filha de família abastada, e ser funcionário de um banco submetendo-se a trabalhos burocráticos. 

❤❤❤

E então? Gostou do post? Já leu algum dos livros citados na lista? Deixa aqui nos comentários o que achou do post (e dos livros! rsrsrsrs). 😊