segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Resenha: "O meu pé de laranja lima"

Li "O meu pé de laranja lima" pela segunda vez em minha vida. Que livro lindo! Não me lembrava direito da história, apenas um pouco do final. Li pela primeira vez em 2016, em e-book. Ganhei de presente tem uns 2 meses, e decidi reler agora nas férias. Terminei a leitura ontem e,sinceramente, "O meu pé de laranja lima" empata com "Pax" na minha lista de livros favoritos!

O MEU PÉ DE LARANJA LIMA
Autor:
 José Mauro de Vasconcelos
Editora: Moderna
Número de páginas: 232


🍊🍊🍊🍊

"O meu pé de laranja lima" conta a história de Zezé, um menino de 5 anos alegre, com uma imaginação muito fértil, mas muito danado (ou "endiabrado", como preferem chamar o pessoal de sua família). Por conta disso, ele vive apanhando do seu pai e suas irmãs. 

O pai de Zezé está desempregado, e sua mãe e suas irmãs têm que trabalhar exaustivamente o dia inteiro. Assim, a família dele é muito pobre e eles passam por diversas dificuldades. José Mauro de Vasconcelos mostra isso de uma forma  às vezes até um tanto cruel, de dá um aperto no coração. Podemos perceber isso no seguinte trecho, em uma conversa de Zezé com Serginho, colega do irmão de Zezé e que possuía uma condição financeira maior.

"- Ganhei foi coisa [de Natal]. Uma vitrola, três ternos, um monte de livro de histórias, caixa de lápis de cor das grandes. Uma caixa com todos os jogos, um avião que mexe a hélice. Dois barcos com vela branca...
 Abaixei a cabeça e me lembrei do Menino Jesus que só gostava de gente rica, como Totoca [irmão mais velho de Zezé] falara. 
- Que foi, Zezé?
- Nada. 
- E você... ganhou muita coisa?
Balancei negativamente a cabeça, sem poder responder" 

Ao mudar de endereço, Zezé conhece seu pé de laranja lima: Minguinho, que ele carinhosamente chama de Xururuca. Com seu novo amigo, Zezé compartilha aventuras e conversas. Além disso, ele também conhece seu Portuga, que se torna também seu grande amigo. 

"O meu pé de laranja lima" é um livro lindo, que merece ser lido por todos. O livro aborda a ternura e como podemos fazer a diferença na vida do outro. Recordo-me que chorei da primeira vez que o li e agora não seria diferente... é uma leitura emocionante, de tocar o coração, sem sombra de dúvidas.

O livro foi adaptado para o cinema duas vezes, uma em 1970 e outra em 2012. Assisti ao filme (2012) há um certo tempo atrás. Assistirei novamente no YouTube. Clique aqui para assistir ao filme! 

Além disso, ele possui duas sequências: "Vamos aquecer o sol" e "Doidão".

A linguagem do livro é um ponto alto, visto que é simples, dinâmica e totalmente brasileira, com forte presença do regionalismo. Outra coisa que me agradou bastante foi a delicadeza desta edição. As ilustrações que decoram o início dos capítulos são belas e a própria organização da edição e maravilhosa. Além disso, a edição conta conta com a seção "a literatura de O meu pé de laranja lima", que fala mais sobre a obra, apontando o contexto em que ele se passa  e curiosidades, além de apresentar uma mini biografia de José Mauro de Vasconcelos, o escritor. O livro é divido em duas partes e é narrado em primeira pessoa por Zezé.

🍊🍊🍊🍊

CITAÇÕES FAVORITAS

"A humilhação doía mais do que a própria dor"- Página 109

"Aí eu me aproximei bem dele e encostei minha cabeça junto ao seu braço.
-Portuga! 
-Hum...
-Eu nunca mais quero sair de perto de você, sabe? 
-Por quê?
- Porque você é a melhor pessoa do mundo. Ninguém judia de mim quando estou perto de você e sinto um sol de felicidade dentro do meu coração"- Página 143

" Matar não quer dizer a gente pegar o revólver de Buck Jones e fazer bum! Não é isso. A gente mata no coração. Vai deixando de querer bem. E um dia a pessoa morreu"- Página 165

" Alegria é um 'sol brilhante dentro do coração' "- Página168
🍊🍊🍊🍊

MAIS FOTOS

Verso do livro



Uma linda edição, sem sombra de dúvidas! 💖





Close pro meu fusquinha, porque é lindooo! 😅😅

Duas paixões unidas em uma foto só: fusca e livro!! 

🍊🍊🍊🍊

NOTA 

5/5 ⭐ estrelinhas (mas, se pudesse, daria um milhão para esse livro!!) 

🍊🍊🍊🍊
E você? Já leu o livro? O que achou? Me conte aqui nos comentários! ❤




Nenhum comentário:

Postar um comentário