segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Resenha: "Para além do diário de Anne Frank"

Li em apenas 2 dias! Eu comprei "Para além do diário de Anne Frank" na Amazon, quando estava na Black Friday :) Terminei de ler na sexta-feira (06/12), mas estou fazendo a resenha apenas agora.


PARA ALÉM DO DIÁRIO DE ANNE FRANK
Autor (a):
 Casa de Anne Frank (saiba mais sobre em www.annefrank.org )
Editora: LeYa
Número de páginas: 192

📖📖📖📖

"Para além do diário de Anne Frank", explora, como o próprio nome indica, aspectos além do diário escrito por Anne Frank enquanto se escondia com outras 7 pessoas na época da Segunda Guerra Mundial. O livro é cheio de fotos, e isso é algo que eu gostei bastante. 

Primeiramente, o livro faz uma breve apresentação da Casa de Anne Frank (local em que ela ficou escondida dos nazistas durante 2 anos) e podemos visualizar uma vista transversal do lugar em que ela ficou. 

Em seguida, o livro apresenta "A história em resumo", onde ele apresenta a situação da Alemanha na Segunda Guerra Mundial (que foi consequência da Primeira Guerra Mundial!!), explicando também a situação dos judeus e outras minorias que foram perseguidas (homossexuais, deficientes físicos e mentais, ciganos Roma e Sinti e testemunhas de Jeová). Então, o livro foca nos judeus e na família de Anne Frank, explicando a situação deles antes de decidirem se esconder no prédio onde funcionava uma das empresas de Otto Frank (pai de Anne Frank, único sobrevivente dos oitos clandestinos). Enfim, faz um resumo da história. 

Posteriormente, podemos encontrar a seção "O dia a dia no esconderijo", onde a rotina dos clandestinos é explicada, além de fotos do local. 

A partir de então, podemos encontrar a história dos 8 clandestinos: Otto Frank, Edith Frank, Margot Frank, Anne Frank, Hermann Van Pels, Auguste Van Pels, Peter Van Pels e Fritz Pfeffer, respectivamente. Depois, encontramos a história dos ajudantes: Johannes Kleiman, Victor Kugler, Bep Voskuijl, Miep Gies e Jan Gies. Em seguida, encontramos  a seção "Outras pessoas em torno da Prinsengratcht, n° 263" - o esconderijo.

Ao analisar a história dos clandestinos e ajudantes, o livro fala sobre seu passado, a fuga para a Holanda (no caso dos clandestinos), a clandestinidade e após a clandestinidade. 

Para finalizar a leitura, encontramos uma linha do tempo com a data de nascimento e morte dos clandestinos e dos ajudantes, além de marcar alguns fatos históricos. Encontramos também um mapa com fluxos de emigração judaica e outro com os campos de concentração mais importantes citados no livro. Por fim, há um glossário com alguns termos e palavras citadas ao longo da leitura. 

📖📖📖📖

MAIS FOTOS 












📖📖📖📖

NOTA

5/5 ⭐ estrelinhas 

📖📖📖📖 

E você? Já leu? O que achou? Me conte aqui nos comentários ❤


4 comentários: