quinta-feira, 30 de abril de 2020

Resenha: "Extraordinárias: mulheres que revolucionaram o Brasil"

abril 30, 2020 2 Comments
EXTRAORDINÁRIAS: MULHERES QUE REVOLUCIONARAM O BRASIL
Autoras:
 Duda Porto de Souza/ Aryane Carraro
Ilustradoras: Adriana Komura/ Bárbara Malagoli/ Bruna Assis Brasil/ Helena Cintra/ Joana Lira/ Laura Athayde/ Lole/ Veridiana Scarpelli/ Yara Kono
Editora: Seguinte
Número de páginas: 208
Nota: 4,8⭐

Li "Extraordinárias:Mulheres que revolucionaram o Brasil" há 3 dias. Ele estava na minha lista há cerca de 2 anos! 

O livro, escrito pelas jornalistas Duda Porto de Souza e Aryanne Carraro deveria ser lido por todos (tanto homens como mulheres). A proposta do livro é bastante interessante (tendo sido alcançada com sucesso!), a edição é belíssima, a escrita é ágil e simples, enfim, o livro é maravilhoso! 



👩🏽👵🏽💪🏽💪🏻 

Escrito em 2017, "Extraordinárias" traz mini biografias de 45 mulheres brasileiras que, como diz o prórpio subtítulo, revolucionaram o Brasil e a nossa história. 5 dessas mulheres estão na seção "Abrasileiradas", já que não nasceram no Brasil, mas abraçaram o país como sua própria nação. O livro conta as história das mulheres cronologicamente, ou seja, primeiro é contada a história de mulheres "mais antigas", para, no decorrer do livro, chegar aos dias atuais. Além disso, cada mulher possui uma ilustração feita por um time de ilustradoras brasileiras, o que torna o livro ainda mais bonito e dinâmico! 


O objetivo do livro é contar a trajetória de mulheres que marcaram a História, sendo, muitas vezes, apagadas dos livros. É levantar questionamentos, reflexões, é se sentir inspirada a lutar pelo que acredita, pelos seus direitos e por um mundo melhor, como cada uma das 45 mulheres homenageadas na edição. São histórias de mulheres como qualquer uma, mas que não se deixaram calar pelo machismo tão presente na sociedade, até mesmo nos dias atuais. Afinal, para compreender o presente é preciso conhecer o passado. 

Tendo isso como base, para deixar tudo ainda mais "completo", o livro trouxe uma linha temporal em seu final, sobre eventos marcantes na História das mulheres. Ele ainda traz consigo um glossário, para facilitar e agilizar a leitura. 




Nas mini biografias de algumas mulheres, ainda são aprofundados os eventos onde a história delas se passa, além de trzaer citações delas prórprias ou de outras pessoas sobre elas. Ainda contamos com a seção "saiba mais", na história de algumas mulheres, onde são indicados filmes e livros sobre a história de vidas delas. 

Algumas dessas mulheres eu já conhecia, outras tinha apenas ouvido falar, e outras eu nunca havia visto! Conhecer a história de cada uma delas foi muito gratificante, especialmente entender um pouco melhor sobre como eu cheguei até aqui. 



Ao analisar a linha do tempo, fiquei abismada ao constatar que alguns eventos são tão recentes! Como por exemplo, até 2005, cometer adultério era crime (o que é absurdamente ridículo). Casais homossexuais só puderam firmar uma união (juridicamente falando) em 2011. Isso só me fez perceber o quanto avançamos, mas o quanto ainda temos que avançar. Creio que esse também era um dos objetivos do livro: instigar o desejo de mudança, avanço, de um mundo melhor, e inspirar a leitora a mudar o mundo. 

Apesar de ser direcionado a meninas e mulheres, o livro deveria ser lido por homens, que buscam uma desconstração social e buscam evoluir. Afinal, é importante que os homens reconheçam os próprios privilégios e busquem nos ajudar nessa luta. 

Por fim, gostaria de enfatizar que o livro, obvimante, não trouxe todas as mulheres que fizeram história. Algumas foram reduzidas ao glossário, como Dilma Rousseff e Tarsila do Amaral, mas isso não reduz sua importância, claro. Apesar de tudo, gostaria que a história de Dilma tivesse sido contada (no glossário, apenas foi dado um mega resumo sobre quem foi ela), afinal, idependentemente da sua corrente política, temos que reconhecer a importância dela para a História, já que ela foi a primeira (e única, até o momento) presidenta do Brasil. Creio que ela foi reduzida ao glossário para evitar polêmicas. 



De qualquer forma, esse livro é maravilhoso, e me lembrou bastante "Histórias de Ninar Para Garotas Rebeldes", que eu li no final de 2018 (inclusive tem resenha dele por aqui). Super recomendo! ❤😉

👩🏽👵🏽💪🏽💪🏻 

Citações

"Parece que temos de provar tudo a todos a todo momento, embora a gente saiba muito bem que ninguém nunca deveria ter de provar nada para garantir direitos iguais e respeito "- Página 09

"Os homens, não podendo negar que nós somos criaturas racionais, querem provar-nos sua opinião absurda, e os tratamentos injustos que recebemos, por uma condescência cega às suas vontades; eu espero, entretanto, que as mulheres de bom senso se empenharão em fazer conhecer que elas merecem um melhor tratamento e não se submeterão servilmente a um orgulho tão mal fundado"- Página 39 (citação de Nísia Floresta)

"Nós fomos as primeiras a propor que as mulheres não mudassem seu nome ao se casar. Eu mesma não adotei o nome do meu marido. Nós achávamos que isso seria uma demonstração de idependência e resistência. Eu fiz meu nome, o nome com que nasci. Agora, muita gente faz o nome do marido e, quando se torna conhecida, ninguém sabe se é por competência ou por causa do marido"- Página 82 (citação de Carmen Portinho)

"[...] Para ela [Pagu], resolver os conflitos sociais era o que criaria uma sociedade mais equilibrada, inclusive para as mulheres"- Página 94

"Vencer na vida é manter-se de pé quando tudo parece abalado. É lutar quando tudo parece adverso. É aceitar o irreparável. É buscar um caminho novo com energia, confiança e fé"- Página 115 (citação de Dorina Nowill)

"Lute contra o preconceito. Lute contra a falta de apoio. Lute contra tudo isso - os meninos, as pessoas que dizem que você não pode"- Página 171 (citação de Marta Vieira)

👩🏽👵🏽💪🏽💪🏻

E você? Já leu o livro? O que achou? Me conte aqui nos comentários!

segunda-feira, 27 de abril de 2020

8 formas de organizar a estante de livros ❤

abril 27, 2020 2 Comments
Não é uma delícia dar boas gargalhadas lendo aquele livro incrível ...

Olá, pessoal! Hoje eu vim dar dicas sobre como organizar a estante. Existem várias formas, e vou apresentar algumas delas aqui nesse post. Então, vamos lá! Afinal, quando nossos livros estão organizados, fica mais fácil achar aquilo que se procura, sem falar que a estante fica mais bonitinha também! 😉

1. Por cor 


Muitas pessoas gostam de organizar a prórpia estante por cor, ou seja, livros com capas de mesma cor (ou alguma semelhante) ficam juntos, dando pra formar até mesmo um degradê! Esteticamente, fica muito bonito, além de dar um up muito grande na decoração da casa. Porém, é um pouco mais complicado para se achar o livro que está buscando. No entanto, não podemos negar que é uma ótima ideia!

2. Por autor 

Essa aqui é a minha estante de livros "principal", já que nem todos os livros que tenho cabem nela, pois são váriosss!😅❤

É assim que eu organizo a minha estante, e creio que fica bem mais fácil de achar aquilo que se procura! Além disso, fica bem organizadinho e bonito. Por ser organizado por autor, livros da mesma série literária ficam juntinhos, o que facilita bastante. 

3. Por ordem alfabética

10 ideias para organizar os livros infantis - Baú de Menino

Essa forma de organiziar a estante também é bastante eficaz! Livros organizados por ordem alfabética também são mais fáceis de encontrar, e fica bem legal e organizado! Você pode organizar como na imagem acima, ou seguir uma ordem de "A-Z", na própria estante!

Mar de caos - Frases sobre Organização - Sentimentos

4. Por tamanho 

Decorando a estante de livros | Emme Interiores


Essa forma de organização são para aquelas pessoas um pouco mais metódicas e organizadas! Nela, livros de mesmo tamanho são postos juntos, e, como resultado final, podemos observar uma espécie de "escadinha". Também fica muito estiloso, porém, assim como na organização por cor, a procura por algum livro é um pouco mais complicada. Na imagem acima, além de terem sido organizados por tamanho, os livros também foram organizados por cor!

Gêneros Literários - gêneros de obras literárias - InfoEscola

5. Por gênero literário 

Gêneros literários: o que são, características, exercícios - Português


Essa forma de organização se assemelha a organização por escritor, porém, um mesmo autor pode ter escrito livros de gêneros diferentes, como é o caso de Paula Pimenta, que já escreveu romances, crônicas e poemas. Organizar a estante por gênero literário também é uma forma bastante interessante de arrumação!

6. Livros lidos e não lidos

Essa forma de organizar separa os livros que você já leu dos livros que você ainda não leu. Nesse caso, você pode organizar cada um deles com uma das formas já citadas (por exemplo, se você tem dois livros não lidos de um mesmo autor, você pode colocá-los juntos!). Fica bem legal e superrr organizado! E existem várias formas de se fazer isso, como por exemplo: os livros do lado esquerdo já foram lidos, mas os do direito, ainda não! 

7. Seus gostos literários

Nessa forma de organizar seus livrinhos, você pode iniciar sua estante com os livros que você mais gosta e finalizar com aqueles que você não curtiu muito, e virse-versa! É um método bastante subjetivo, já que ele leva em conta seu gosto pessoal, mas fica bem bacana!! 

8. Com bonequinhos fofinhos, luzinhas e outras coisinhas que você goste!

22 jeitos de arrumar a estante de livros do quarto | Capricho


Essa última forma pode ser posta em prática juntamente com todas as outras já citadas! Legal, não? Nela, você ainda pode decorar suas estantes com bonequinhos que você goste (na minha estante, uso dois de Snoopy, por exemplo, além de alguns outros), carrinhos, esculturas, porta retratos, etc. A estante fica ainda mais bonita! Para dar um toque finale, você ainda pode pendurar luzes decorativas, que fica superr estiloso e moderno!
11 estantes de livros que qualquer leitor adoraria ter em casa ...
Inspire-se 5#: Decoração para estantes de livros - De Livro em Livro

E você?

Como organiza sua estante? E qual foi a forma de organização que você mais gostou? Beijinhos! ❣😘

domingo, 19 de abril de 2020

Como baixar livros online gratuitamente

abril 19, 2020 2 Comments
Página inicial do Le Livros

Oi, pessoal? Tudo bem? Quem me acompanha desde a criação do blog, sabe que volta e meia eu falo deste site por aqui, mas nunca cheguei a falar exclusivamente dele em um post...

Eu não sou grande fã dos e-books, prefiro o velho e já conhecido livro físico, mas não posso negar a extrema praticidade de se possuir um e-reader. Na verdade, eu uso o da minha mãe, que ela me empresta quando não está usando. O modelo do e-reader é um Lev Neo, da Saraiva, mas não é dele que vou falar por aqui.

O Lev suporta arquivos PDF e você pode baixar alguns e-books gratuitamente na internet e inserir no e-reader. Mas a questão aqui é: qual site disponibiliza tantos arquivos, em diversos formatos, para se ler gratuitamente? O Le Livros.

Claro que o acervo do site é limitado, eu mesma já pesquisei vários livros por lá e não encontrei, mas não há como negar a imensa variedade literária que o site oferece. Sendo constantemente atualizado, a proposta do site é facilitar o acesso à cultura por meio da disponibilização de livros gratuitos.

Você pode baixar o livro em PDF, E-pub, Mobi ou ler online. O único problema do site é que, para baixar um livro, você precisa esperar um pouco mais de 300 segundos para iniciar o download. Se quisermos baixar outro livro em seguida, teremos que esperar cerca de 22 minutos. Porém, creio que é porque o Le Livros produz o arquivo e direciona a pessoa que irá baixar o livro para um outro site, responsável pelo download.

Ao baixar um livro, podemos conferir a sua sinopse. O livro da imagem é Amor e Gelato, que li em 2018.


E você? Já conhecia o site? Gostou da dica? Deixe sua opinião aqui nos comentários! 😉💚


segunda-feira, 13 de abril de 2020

Resenha: "Tudo que eu queria te dizer"

abril 13, 2020 0 Comments
Oi, pessoal! Tudo bem? Hoje eu trago a resenha de um livro que li em apenas 2 dias durante a quarentena. Terminei de ler no dia 10, mas só estou trazendo a resenha agora. Enfim...

O livro em questão é "Tudo que eu queria te dizer", da Martha Medeiros, famosa por suas diversas crônicas. É o primeiro livro que leio dela! Peguei emprestado da minha mãe (que adora a autora) e gostei bastante da experiência! O livro é curto, ágil e leve, perfeito para esse momento que estamos vivenciando.

TUDO QUE EU QUERIA TE DIZER
Autora:
 Martha Medeiros
Editora: Alfaguara
Número de páginas: 208
Nota: 4 ⭐ (de 5)

✉✉✉✉

O livro é uma história ficcional, formada por cartas que não estão ligadas umas com as outras (exceto pela mulher que escreve para seu "demônio interior" e obtém uma resposta). Achei a proposta bastante interessante, já que cada carta é uma nova história, algumas bastante interessante e tocantes, escritas por pessoas que poderiam ser nossos vizinhos, nossos colegas, algum conhecido. São situações do dia-a-dia trabalhadas de forma bastante inteligente por Martha Medeiros.

Verso do livro

Por meio de diversas cartas, sobre os mais diversos assuntos, somos transportados para realidades paralelas, porém cotidianas, o que é bastante interessante. Eu adorei a proposta do livro! São histórias curtas, mas, nos vemos apegados a elas. Minhas histórias favoritas foram a da viúva que escreve pra seu falecido esposo, a da filha que escreve para a mãe contando da festa da filha (que não deu muito certo, visto que só foi uma menina), a da terapeuta de casal que se vê apaixonada por uma paciente e a da mãe que escreve para uma amiga contando de sua filha adolescente. Todas essas histórias carregam uma simplicidade  incrível, que aquece nosso coração.

Lendo as cartas, nos deparamos com um sentimento de familiaridade, justamente por serem histórias cotidianas. Você pode até se identificar com algumas delas!

Adorei a leitura, recomendo! Pretendo ler outro livro da Martha Medeiros em breve 😉



✉✉✉✉

CITAÇÕES FAVORITAS 

"Do que adianta descobrir tarde demais nosso afeto pelas nossas imperfeições?" - Páginas 61/62 

"Se for concedido a nós, antes da morte, um tempo para avaliar o que fizemos de nossas vidas, acredite, você não irá contabilizar o que está dentro do cofre, pois isso de nada mais adiantará. Pelo bem dos que ficam, o melhor é distribuir em vida tudo o que conquistamos de material, para que ninguém brigue pelo que não importa. [...]  Denise,  na hora de fazer um balanço, o valor não estará nos cifrões, a contabilidade será outra: quantos amigos? Quantos sorrisos? Quanto amor?" - Página 148 

"São raros e eternos aqueles que nos viram crescer" - Página 148

✉✉✉✉

E você? Já leu esse livro ou algum outro da autora? Me conte aqui nos comentários! ❤😉

segunda-feira, 6 de abril de 2020

Dica de série: " The Marvelous Mrs. Maisel"

abril 06, 2020 2 Comments
Olá, pessoal! Como estamos de quarentena, por conta da pandemia do novo coronavírus (que causa a doença COVID-19), estamos sempre procurando por novos livros para ler, filmes e séries para assistir, enfim, coisas para fazer! Hoje irei recomendar uma série agradável de assistir e ótima para quem busca algo leve nessa quarentena, que nos desligue um pouco desse mundo de notícias deprimentes.

THE MARVELOUS MRS. MAISEL
Ano: 2017-Presente
Gênero: Comédia dramática
Classificação indicativa: 16 anos
Autores: Amy-Shermann Palladino, Daniel Palladino, Sheila R. Lawrence 

🎙💜🎙💜🎙

"A Maravilhosa Sra. Maisel" (tradução de "The Marvelous Mrs. Maisel"), é uma série Original Prime Video, ou seja, produzida originalmente pela Amazon Prime Video e disponível apenas em sua plataforma, como funciona com os Originais Netflix.

A série foi criada e é escrita por Amy Sherman-Palladino (de Gilmore Girls!) e teve sua primeira temporada em 2017. Ela ainda não foi finalizada, e, até o momento, conta com 3 temporadas. Suas temporadas contém poucos episódios (8-10), com duração média de 50 minutos. Ótima para esse período de quarentena!

O seriado é ganhador de inúmeros Emmys (o "Oscar das séries") e 3 Globos de Ouro, além de outros prêmios.

Classificada no gênero de comédia, a série se passa no fim da década de 50 e conta a história de Miriam (Midge) Maisel (Rachel Brosnahan), que, após ser deixada pelo marido (Michael Zegen) precisa se reeguer. Dona de casa e com 2 filhos, ela precisa lidar com a reação de seus pais conservadores, que acham a separação algo terrível. Porém, em uma noite de bebedeira, ela vai parar no Gaslight, um clube de Nova York, e, acidentalmente, acaba se apresentando e descobrindo um talento para a comédia stand-up. Com a ajuda de sua agente e gerente do Gaslight, Susie Myerson (Alex Borstein), ela busca deixar seu legado no campo da comédia, algo bastante complicado para mulheres da época.

Netflix streaming shows to watch this week: 'Maisel,' 'Daredevil ...

A série contém algumas semelhanças com Gilmore Girls, como os diálogos inteligentes e as falas rápidas.

"Maravilhosa Sra. Maisel" é digna de todos os prêmios que ganhou (inclusive o Emmy de melhor série de comédia), pois, mesmo se passando nos anos 50, aborda temas, infelizmente, bastante atuais, como o machismo.

Gostaria de dar destaque também a toda produção da série, que é belíssima, diga-se de passagem. Os cenários, a fotografia, os figurinos e a trilha sonora são deslumbrantes!

O seriado é incrível, leve, engraçado e bastante agradável de assistir! Recomendo! 👍☺❣

Veja, a seguir, o trailer da primeira temporada da série:



🎙💜🎙💜🎙

E você? Já assistiu? O que achou? Me conte aqui nos comentários! ❤

THE MARVELOUS MRS. MAISEL: AMAZON PRIME VIDEO A MILANO PER UN ...