Resenha: "Rose procura Jack"
ROSE PROCURA JACK Autora: Mel Darbon Editora: Melhoramentos Número de páginas: 304 Nota: 4,7/5 ⭐ |
Oi, pessoal! Hoje trago a resenha da minha leitura mais recente: "Rose procura Jack", da escritora Mel Darbon. Esse é o primeiro livro que leio que retrata a Síndrome de Down (e não apenas retrata, como traz uma protagonista com a síndrome). Gostei muito da experiência, e sinto que essa é uma leitura necessária àqueles que buscam descontruir preconceitos e ainda aquecer o coração junto. <3
De linguagem fácil e fluida, o livro nos teletransporta para o universo de Rose Tremayne, adolescente de 16 anos com Síndrome de Down. Seu namorado é Jack, cujo cérebro foi machucado ao nascer, e , por causa disso, ele não consegue controlar sua raiva. Em decorrência de uma crise, Jack acabou sendo internado em uma clínica em outra cidade. Ele, então, passa a escrever cartões postais diariamente à Rose, que, no entanto, não os recebe, já que seu pai os esconde em seu escritório. Um dia, porém, ela acaba descobrindo a existência desses cartões e foge de casa à procura de Jack, em companhia das palavras que ele escreveu a ela. No entanto, uma série de contratempos ocorrem, e sua viagem se torna uma verdadeira aventura.
A premissa é bastante interessante, e o conteúdo não deixa a desejar. A história é adorável e a jornada de Rose até Jack é emocionante! A protagonista mostra-se empoderada, in-de-pen-den-te (como ela mesma fala) e bastante corajosa, ajudando-nos a romper com determinados estereótipos bastante presentes na sociedade. Por ser narrado em primeira pessoa, a empatia gerada por Rose é ainda maior, o que é um ponto muito positivo do livro. Por exemplo: muitas vezes, durante a leitura, as pessoas julgavam-na incapaz de entender ao mundo ao seu redor, diminuindo-a por causa disso. Isso me dava muita raiva, e é apenas um retrato do mundo capacitista (preconceito para com as pessoas com deficiência - PCDs) em que vivemos.
O livro, às vezes, traz alguns flashbacks com momentos de Rose e Jack, o que faz com que a leitura aqueça ainda mais o coração <3 |
Gostaria de destacar que "Rose procura Jack" contém alguns gatilhos relacionados à exploração sexual de mulheres e meninas menores de idade. Então, se você for sensível à esse tipo de conteúdo, tenha cautela com a leitura.
A obra é sensível, bela e uma leitura super necessária. Ler gera empatia, e livros como "Rose procura Jack" são a prova disso! Uma grata surpresa em meu monótono 2021 :) Super recomendo!!