quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Arctic Monkeys: minha melhor descoberta musical na quarentena :)

Alex Turner, Jamie Cook, Nick O'Malley e Matt Helders, respectivamente. São os integrantes do Arctic Monkeys :)


Olá, pessoal! Hoje irei indicar uma banda britânica de Indie Rock muiito boa: Arctic Monkeys! Digo que ela foi a minha melhor descoberta musical nesse período louco que estamos vivendo, e ouvir suas músicas realmente me ajuda a enfrentar meus dias. 


Fundada em 2002, em Sheffield, na Ingalterra, o Arctic Monkeys já lançou 6 álbuns desde então. O mais popular é "AM", de 2013, mas os que eu mais escuto são "Suck It And See" (2011) e "Humbug" (2009). Além dos citados, a banda lançou "Whatever People Say I Am, That's What I'm Not" (2006), o primeiro álbum deles, "Favorite Worst Nightmare" (2007) e "Tranquility Base Hotel & Cassino" (2018), o mais recente da banda. De início eu tinha um pouco de pé atrás com relação à ela, porque houve uma época que ela era modinha entre as pessoas da minha idade (especialmente o álbum AM). No entanto, à medida que fui conhecendo mais músicas dela, fui percebendo que de fato havia algo a mais ali. E acabei gostando. Os caras são bons! 


Já havia ouvido falar do Arctic Monkeys há um tempo, mas nunca dei muita bola. Até haviam me recomendado algumas de suas músicas, mas, novamente, não liguei. Havia também esse "pé atrás" que eu tinha com eles, como eu já comentei. No entanto, no ano passado, estava olhando os status do Whatsapp de uma colega minha e a música de fundo do vídeo que ela havia postado chamou a minha atenção. Perguntei como se chamava e ela respondeu: "505, do Arctic Monkeys". E foi assim que eu comecei a ouvi-los. 


No início, as músicas que eu ouvia deles eram basicamente "505", "Fluorescent Adolescent" e "Do I Wanna Know?" (sua música mais famosa). Depois, comecei a ouvir outras músicas mais populares deles, do álbum "AM", de 2013. Eu gostava [de ouvir as músicas mais populares de AM] mas não ao ponto de me fazer ficar viciada neles. Mas, em dado momento deste ano, o Spotify fez uma playlist para mim, com base nas músicas que eu ouço. Uma das músicas dessa playlist era "Only Ones Who Know", do álbum "Favorite Worst Nightmare" (o mesmo de 505 e Fluorescent Adolescent). Assim, comecei a ouvir essa e 505 no repeat novamente! Como uma coisa leva à outra, decidi conhecer mais músicas deles, dessa vez de outros álbuns que não fossem apenas AM, e descobri MUITA música boa e que mereciam mais reconhecimento. Fui ouvindo um pouco de cada álbum, e, quando eu percebi, já estava viciada! 


O Arctic Monkeys tem várias músicas boas além de "Do I Wanna Know". Melhores, até. É por isso, e por estar viciada nas músicas da banda, que decidi escrever este post, indicando 10 músicas deles menos conhecidas pelas pessoas em geral. Claro que ainda há muita música para eu mesma descobrir, até porque eu não costumo ouvir os álbuns de uma vez só, e sim ir mesclando com os outros e ir descobrindo as músicas aos poucos. Eu gosto disso, porque significa que sempre haverá uma música bacana da banda a ser descoberta :) Enfim, vamos para as indicações! 

OBS: Elas não estão em ordem de preferência, e acabei deixando algumas de que gosto de fora. Deixei as canções que já citei aqui (como 505) de fora também, porque elas já foram citadas.


  • SHE'S THUNDERSTORMS (SUCK IT AND SEE, 2011)


Essa é uma das músicas deles que mais estou ouvindo no momento! Ao ouvi-la, tenho vontade de dançar, e realmente me sinto mais feliz ao escutá-la.


   


  • THE HELLCAT SPANGLED SHALALALA (SUCK IT AND SEE, 2011)

Essa é outra música deles que mais estou ouvindo ultimamente. Ela é maravilhosa e viciante!


   


  • MY PROPELLER (HUMBUG, 2009)


Outra música maravilhosa deles! A letra fala sobre o sentimento de estar desanimado e sobre como o eu lírico deseja a ajuda de outra pessoa para sair desse desânimo e para se sentir mais feliz e melhor. Estou falando sobre o significado da letra porque ela possui um certo duplo-sentido, mas o próprio autor da canção explicou que ela fala muito mais sobre um sentimento do que sobre "um orgão". Então achei importante deixar isso claro aqui. 



  • SECRET DOOR (HUMBUG, 2009)


Mais uma música incrível de Humbug! Considero-a linda <3


   


  • CORNERSTONE (HUMBUG, 2009)


Minha música favorita do Arctic Monkeys! A sua letra conta a história de um rapaz que não esqueceu a garota que ele ama, então ele passa a vê-la em vários lugares e em outras pessoas, e pergunta se pode chamar as meninas com quem ele fica pelo nome da mulher que ele não esqueceu (creio que isso tenha sido proposital, pra mostrar o desespero e a carência do eu lírico). Já li outras interpretações, que também fazem sentido, que dizem que ele não esqueceu a garota que ele amou porque ela faleceu, então a sua reação teria a ver com o luto.  Meus versos favorito da música são: "Tell me where's your hiding place/I'm worried I'll forget your face" (Me diga onde é o lugar em que você se esconde/Estou preocupado em acabar esquecendo seu rosto). Ah, essa música é meu toque de celular. E uma fanart do clipe é meu papel de parede. 




  • NO. 1 PARTY ANTHEM (AM, 2013)


Na minha opinião, a melhor música de AM! A mais bela. Acho que é a música perfeita para se dançar com alguém...



  • LEAVE BEFORE THE LIGHTS COME ON (LEAVE BEFORE THE LIGHTS COME ON - SINGLE, 2006)


Lançada como single, essa música tem uma sonoridade incrível e empolgante!




  • A CERTAIN ROMANCE (WHATEVER PEOPLE SAY I AM, THAT'S WHAT I'M NOT, 2006) 

Viciante, "A Certain Romance" passa uma energia muito boa! Ela é, no momento, a minha música favorita do primeiro álbum deles! A não ser que, no futuro, eu acabe descobrindo uma do álbum que eu goste mais... mas, enquanto isso não acontece (talvez nem aconteça rs), ela é a minha favorita =)



  • FOUR OUT OF FIVE (TRANQUILITY BASE HOTEL & CASSINO, 2018)


Também viciante, essa música faz com que eu sinta que estou em um filme de máfia hahaha Ela é muito boa!



  • THE BAKERY (FLOURESCENT ADOLESCENT - SINGLE, 2007)


Lançada como B-side de "Flourescent Adolescent", The Bakery é bem tranquila e mais uma história de amor composta por Alex Turner <3 





É isto pessoal! Espero que tenham gostado (*^▽^*) Agora me conta: qual foi a SUA melhor descoberta musical nessa quarentena? ❤

Nenhum comentário:

Postar um comentário