terça-feira, 7 de setembro de 2021

Resenha: "A cartomante" (conto)

A CARTOMANTE
Autor:
 Machado de Assis 
Nota: 4,5/5 ⭐



Oi, pessoal! Hoje irei resenhar o conto "A cartomante", escrito por Machado de Assis. Essa não é a primeira vez que resenho um conto aqui no Sementes Literárias. No ano passado, participei de um projeto envolvendo outros blogs, onde escrevemos resenhas de três contos e postamos em nossos perfis do Instagram. Nunca trouxe essas resenhas para o site, mas estou pensando em fazer isso. Enfim...

Eu li esse conto para um trabalho da escola, onde deveríamos fazer um meme acerca de alguma história de Machado de Assis (nós que deveríamos escolher a história). Como a maioria das pessoas provavelmente faria de Dom Casmurro, O Alienista ou de Memórias Póstumas de Brás Cubas, decidi fazer de "A Cartomante", conto que eu havia apenas ouvido falar sobre. Quando terminei de lê-lo com as minhas amigas, a gente gostou bastante (e achamos até que parecia uma fanfic em alguns momentos, por conta dos rumos da história hahaha)! No final da resenha vou colocar um link para que vocês também possam ler o conto (as obras de Machado de Assis são de domínio público, então não se preocupem: isso não é pirataria). Além disso, quando eu tiver apresentado o trabalho, eu volto aqui e coloco os memes que a gente fez :)

"A cartomante" gira em torno do triângulo amoroso formato por Camilo, Rita e Vilela. Os dois últimos são casados, e Camilo e Vilela são grandes amigos desde a infância. Quando a mãe de Camilo falece, Vilela e Rita apoiam fortemente o amigo. No entanto, nesse período, Camilo e Rita acabam se envolvendo romanticamente e se tornando amantes. 

Por conta disso, Camilo recebeu uma carta anônima, xingando-o e dizendo que a traição era do conhecimento de todos. Nervoso, Camilo decidiu rarear as visitas à casa de Vilela e Rita. A moça, então, consulta uma cartomante para saber se estava tudo bem no relacionamento entre ela e seu amante. Depois disso, o rapaz recebe um bilhete do amigo de infância, dizendo para encontrá-lo em sua casa rapidamente. 

A partir daí, a história toma um rumo inesperado e o conto se encerra logo após o plot twist. É um conto instigante, que atiça a curiosidade do leitor para que saibamos o final da história. Claro que a linguagem da época é mais rebuscada, mas isso não é algo que incomoda. Eu e minhas amigas lemos o conto com a aba do Google aberta ao lado para que pudéssemos consultá-lo caso a gente tivesse alguma dúvida acerca de uma palavra ou expressão, então fica aqui a ideia. 

Admito que antes de começar a estudar o autor esse ano na escola, eu tinha um certo preconceito literário com as obras dele, por conta da linguagem. No final, esse nem foi um fator que gerou incômodo, como citei antes. Enfim, a leitura do conto valeu a pena! Recomendo =)

LINK PARA LER O CONTO ❤

http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000257.pdf Basta clicar no link e você será redirecionado (a) para página do conto :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário