Resenha: "Um Milhão de Finais Felizes"
UM MILHÃO DE FINAIS FELIZES Autor: Vitor Martins Editora: Globo Alt Número de páginas: 352 Nota: 5/5⭐ |
Oi, pessoal! Hoje trago a resenha de "Um Milhão de Finais Felizes", primeiro livro que li do Vitor Martins. Dei de Natal para uma amiga minha, e, quando ela terminou de ler, peguei emprestado hehehe 😄❤
A leitura é bastante agradável, e despertou diversos sentimentos em mim. Ri, torci muito pelo casal e pelo protagonista, senti um aperto no peito em diversos momentos... E eu adorei tudo isso! Quando eu terminei de ler o livro, ficava me lembrando dele em diversos momentos, e como essa sensação é boa... Certamente foi uma leitura que valeu muito a pena!
"Um Milhão de Finais Felizes" acompanha Jonas, um jovem de 19\20 anos aspirante a escritor, sempre a anotar suas ideias em um caderninho que carrega no bolso, que trabalha em um café com tema espacial (o Rocket Café, que eu queria muito que existisse para poder visitar um dia!), é gay e está descobrindo quem é e o que deseja para a vida. Além disso, ele também precisa lidar com uma casa que já não é mais seu lar, onde ele convive com uma mãe amorosa, porém extremamente religiosa e com um pai completamente abusivo, havendo o sentimento de não pertencer à própria família. Existe também a questão da religião, que se torna um fator repressor em sua casa e gera diversos conflitos internos em Jonas, visto que ele cresceu em um ambiente que o ensinou que ser homossexual é um grande pecado e poderia fazer com que ele fosse ao inferno. Podemos acompanhar a relação de Jonas com seus amigos, Karina, Danilo e Isadora, algo bastante abordado no livro. A vontade que me deu foi de ser amiga de todos eles! Por fim, temos também Arthur, o "barba ruiva" que entrou um belo dia no Café e rapidamente chamou a atenção de Jonas. A relação dos dois se desenvolve de maneira muito natural e fofa (sério, eles são uma graça!!!). Aliás, Arthur inspirou Jonas a escrever um livro baseado em um casal de piratas gays (porque a barba ruiva dava um ar de pirata a Arthur). Nós podemos, inclusive, ler os capítulos do livro em alguns momentos da história, o que é algo bem legal!
A obra fala muito sobre a questão do verdadeiro significado de família, deixando uma mensagem muito bonita sobre isso. A forma como a narrativa trata os dilemas de Jonas e a questão da homossexualidade é bastante realista, o que torna o livro ainda melhor! É fácil ser cativado pelos personagens e pela história, ambos encantadores. Além disso, a escrita de Vitor Martins é muito agradável e dinâmica, fator favorecido pelas diversas referências presentes ao longo da obra e que ajudam a aproximar o leitor da história. Gostei muito da referência à "When You Look Me In The Eyes", música dos Jonas Brothers que eu ouvia com mais frequência do que eu gostaria de admitir em 2019 hahaha Também gostei muito da referência à "Mensagem para Você", filme muito fofo que assisti em janeiro e que me fez ter vontade de abrir uma livraria. O livro também cita o Coldplay, não em um sentido exatamente positivo, mas eu relevo 😅 Além disso, a capa combina perfeitamente com o livro e com os personagens (note os bottons no avental holográfico de Jonas: são os personagens de "Piratas Gays", que Arthur desenhou e deu para ele!).
Creio que seja fácil se identificar com a obra, porque "Um Milhão de Finais Felizes" é a história de alguém tentando encontrar seu lugar no mundo. Como todos nós. Recomendo muito!!! ❤