terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

Resenha: "Depois Daquela Viagem"

DEPOIS DAQUELA VIAGEM
Autora:
 Valéria Piassa Polizzi
Editora: Ática
Número de páginas: 288
Nota: 4/5 ⭐


Oi, pessoal! Hoje trago a resenha de "Depois daquela viagem", livro que terminei de ler ontem. Já queria lê-lo há um tempo, pois uma amiga minha comentou que ele estava na lista dela e eu achei a sinopse interessante. Para a minha sorte e felicidade, fui ver os livros na biblioteca da minha escola e me surpreendi ao ver que ele estava lá! Peguei emprestado e posso dizer que foi uma leitura bastante agradável!


"Depois Daquela Viagem" é um relato autobiográfico da brasileira Valéria Piassa Polizzi, que contraiu AIDS na adolescência ao fazer sexo sem camisinha em uma época em que a doença estava em seu auge, assim como o preconceito. Dessa forma, ela narra a sua realidade com a doença e fala sobre outros aspectos de sua vida, como amizade, família e vestibular. A "viagem" presente no título, de início, pensei ter sido a viagem que ela fez em um cruzeiro onde ela conheceu seu primeiro namorado, que passou o vírus HIV para ela e que foi abusivo (inclusive, ela fala um pouco sobre esses aspectos do relacionamento dos dois, fazendo um alerta para esse tipo de situação). No entanto, houve uma outra viagem bastante relevante em sua vida e bastante presente no livro: a que ela fez para os Estados Unidos para estudar inglês, e, lá, mudou a sua perspectiva sobre a doença. É essa a viagem a qual o título faz referência, fato confirmado por um vídeo que assisti da autora (esse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=-YzBfVSzQ4s&t=377s)



A linguagem utilizada por Valéria é bastante simples e cotidiana, dando a impressão de que estamos conversando com ela. Isso colabora para que a obra seja dinâmica e para que a leitura flua facilmente. Além disso, creio que isso ainda aproxima o leitor do livro, fazendo com que ele atinja seu objetivo de conscientizar as pessoas (com foco nos adolescentes) acerca da AIDS. Aliás, a leitura me despertou um interesse maior pelo tema, e até vou dar uma pesquisada para poder aprender mais sobre ele. Por isso, acredito que seja uma ótima obra para ser trabalhada nas escolas. Recomendo! =)  

Blog da Valéria: http://valeriapiassapolizzi.blogspot.com/

Informe-se sobre o tema: http://www.aids.gov.br/pt-br/publico-geral/o-que-e-hiv

Informações sobre a AIDS no site do Médicos Sem Fronteiras

https://bvsms.saude.gov.br/hiv-e-aids/#:~:text=Aids%20%C3%A9%20a%20S%C3%ADndrome%20da,pelo%20aparecimento%20de%20doen%C3%A7as%20oportunistas.


CITAÇÕES FAVORITAS ❤

"Meu tio dissera que fotografia era uma coisa mágica. Era como parar um instante no tempo" - Página 32

"[...] Em vez de ficar tentando formar ideias a respeito dos outros com base nesses preconceitos (a maioria furados), eu deveria simplesmente prestar atenção no que aquela pessoa tinha a me dizer. O que ela, como ser humano, tinha lá dentro de si. [...] Quantas pessoas eu havia deixado de conhecer, quantas coisas eu havia deixado de aprender por conta desses malditos preconceitos?" - Página 91

Nenhum comentário:

Postar um comentário