segunda-feira, 25 de setembro de 2023

Resenha: "Peanuts Completo - 1950 a 1952"

setembro 25, 2023 0 Comments

PEANUTS COMPLETO - 1950 A 1952
Autor:
 Charles M. Schulz
Editora: L&PM
Número de páginas: 298
Nota: 5/5⭐



Oi, pessoal! Estou com uma certa quantidade de resenhas pendentes, mas vou atualizar aos poucos, quando tiver uma brecha no meu tempo. Vamos começar por minha leitura mais recente, para que não acumulemos ainda mais resenhas por aqui: "Peanuts Completo: 1950-1952", que terminei de ler ontem. Para quem não sabe, sou fã de carteirinha das tirinhas de Peanuts! Já resenhei diversos livros de coletâneas por aqui, e vou deixar os links neste post. 


"Peanuts Completo - 1950-1952" reúne diversas tirinhas de Peanuts, a partir de 2 de outubro de 1950, quando a primeira tira de todas foi publicada, até a tirinha de 31 de dezembro de 1952. 

O livro faz parte de uma coleção que busca reunir todas as tiras de Peanuts, sendo dividida em vários volumes de acordo com  o ano de publicação das tirinhas. Originalmente, a coleção foi publicada em capa dura, e ainda faltam vários volumes a serem publicados. Atualmente, a L&PM está republicando essa coleção na versão brochura (o conteúdo é o mesmo, muda apenas a capa - e o preço, obviamente). Eu já tinha um livro dessa coleção, na versão capa dura, que ganhei de aniversário de uma amiga da minha mãe em 2019, quando completei 12 anos. No entanto, até então, não tinha mais comprado nenhum volume para continuar alimentando a minha coleção. Aproveitei, portanto, a proximidade do meu aniversário para pedir outros 2 volumes da coleção "Peanuts Completo" aos meus pais, na versão brochura, que vale pelo preço de 1 livro na versão capa dura. E cá estamos nós!



É sempre uma experiência agradável ler as tiras de Peanuts. Adoro o humor ácido que permeia os quadrinhos, a melancolia existencial de Charlie Brown, as brincadeiras da turma, as peripécias de Snoopy, a doçura do traço muitas vezes contrastante com a acidez sagaz das tiras. Peanuts é adoravelmente agridoce. E ler este livro, em particular, foi uma experiência à parte: pude ver a primeira aparição de diversos personagens que tanto adoro! Eles eram tão mais novinhos nos primórdios das tirinhas... Schroeder, por exemplo, era apenas um bebê quando apareceu pela primeira vez. E Lucy ainda dormia no berço! O traço também era diferente, e ele vai mudando inclusive neste primeiro volume, entre 1950 e 1952. Claro que, depois de 1952, o traço continuou passando por diversas mudanças... Enfim. Me diverti bastante com a leitura! Ainda pude ler uma introdução sobre a obra de Peanuts e seu criador, Charles M. Schulz, escrita por Garrison Keillor. Ao final do livro, nos deparamos também com uma mini-biografia super interessante do quadrinista, escrita por David Michaelis, seu biógrafo. Gostei bastante de poder conhecer um pouco mais sobre a mente por trás dos quadrinhos que tanto amo, e isso certamente foi algo que acrescentou positivamente à leitura! Como bem pontuado por David Michaelis, "Seus personagens eram contemplativos. Tinham força e simplicidade no falar. Faziam observações inteligentes a respeito de literatura, arte, música clássica, teologia, medicina, psiquiatria, esportes e leis. [...] Os personagens de Peanuts falavam a linguagem do dia a dia e ao mesmo tempo questionavam o sentido da vida.".


Recomendo demais este livro, especialmente se você for fã de Peanuts como eu. E, se você não for fã, creio que este seja um ótimo ponto de partida para começar a ser ;) É isso! Até mais, pessoal :)

ALGUMAS TIRINHAS FAVORITAS <3 



Caso não dê para ler o último balão da tirinha, a personagem Violet diz: "Você é maravilhoso, Charlie Brown!"



Eu falo exatamente isso toda vez que eu recomendo o "Tranquility Base Hotel & Casino", do Arctic Monkeys hahaha! Quando eu li essa tirinha, me identifiquei na hora!! 

Links de outras resenhas de livros de Peanuts: 

PEANUTS COMPLETO: 1955 - 1956: https://sementesliterariasbooks.blogspot.com/2019/11/resenha-peanuts-completo-1955-1956.html 

PEANUTS: É PARA ISSO QUE SERVEM OS AMIGOS: https://sementesliterariasbooks.blogspot.com/2020/06/penauts-amizade-lepm.html

PEANUTS: NINGUÉM GOSTA DE MIM: https://sementesliterariasbooks.blogspot.com/2020/07/resenha-dois-em-um-peanuts.html

PEANUTS: FELICIDADE É...: https://sementesliterariasbooks.blogspot.com/2020/07/resenha-dois-em-um-peanuts.html

PEANUTS: VOCÊ NÃO ENTENDE O SENTIDO DA VIDA: https://sementesliterariasbooks.blogspot.com/2021/06/resenhas-peanuts-voce-nao-entende-o.html

PEANUTS: NINGUÉM MAIS TEM O ESPÍRITO AVENTUREIRO: https://sementesliterariasbooks.blogspot.com/2021/06/resenhas-peanuts-voce-nao-entende-o.html