A VIDA SUBMARINA Autora: Ana Martins Marques Editora: Companhia das Letras Número de páginas: 144 Nota: 4/5⭐ |
Oi, pessoal! Hoje trago a resenha de um livro de poesia que li recentemente: "A Vida Submarina", de Ana Martins Marques. A primeira vez que ouvi falar na autora foi graças a uma questão do ENEM do ano passado, cujo texto-base era uma poesia de sua autoria, "Migalhas". O poema chamou a minha atenção pela forma como ele foi construído, aparentemente simples, um tanto cru, e que conseguia capturar gestos e atitudes do cotidiano de modo a mostrar a significância presente na situação narrada. Desde então, o poema não saiu da minha cabeça, e já o reli várias vezes! Um tempo depois, tive a oportunidade de ler outra poesia da autora, desta vez através do Instagram - novamente, tive a minha atenção capturada. E me lembrei de seu outro poema que havia lido. Pesquisei, então, a origem de "Migalhas", e foi assim que fui parar no livro "A Vida Submarina", sua obra de estreia na literatura.
O poema que me trouxe até aqui! |
O livro é dividido em sete partes, e por meio delas Ana aborda temas como o fazer poético, amor, entre outros, de forma criativa. Por exemplo: na segunda parte do livro, "Arquitetura de Interiores", a autora usa itens e cômodos da casa de forma poética, construindo a poesia em torno de palavras que remetem ao lar. Além disso, a obra é bem curtinha e pode ser lida rapidamente, sendo preenchida com poemas sensíveis e belos. Foi uma ótima oportunidade de conhecer poesias novas da autora e, através delas, refletir sobre a vida, o mundo ao redor e o mundo interior também. Inclusive, essa é uma das coisas que mais me fascinam na poesia: como ela coloca em evidência o aparentemente banal, dando uma maior dimensão àquilo que nos cerca.
"A Vida Submarina" é um bom livro, que vale a pena conferir! Recomendo ;)
P.S: Acho muito massa como eu vou conhecendo autores e obras através do ENEM! Sabe, tem muita coisa bacana naquele monte de questão e textos embaralhados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário