quarta-feira, 13 de novembro de 2024

Resenha: "Poesia Que Transforma"

POESIA QUE TRANSFORMA
AUTOR:
 Bráulio Bessa
EDITORA: Sextante
NÚMERO DE PÁGINAS: 192
NOTA: 4,5/5 ⭐


Recentemente, ganhei de aniversário o livro "Poesia Que Transforma", de Bráulio Bessa, e foi uma leitura que me acompanhou durante o final de setembro e o mês de outubro! Já tinha entrado em contato com alguns dos cordéis do Bráulio, através do programa Encontro, - quando ainda era apresentado por Fátima Bernardes - mas nunca cheguei a acompanhá-lo de fato. Então, receber este livro foi uma ótima oportunidade de poder conhecer mais de suas poesias! E devo dizer que foi um presente que chegou em boa hora, uma vez que a preparação para o ENEM (especialmente no último mês) é uma loucura, e as palavras de Bráulio Bessa são cheias de compreensão, reflexão e de uma bonita simplicidade que acalenta a alma. 


Gosto de comparar a poesia a um abraço, que consegue  fazer um carinho na alma sem nem saber qual é a dor que você está sentindo. A poesia se adapta à sua dor. É um abraço cego e despretensioso, como quem diz: "Venha! Tá doendo? Pois deixe eu dar um arrocho, que vai lhe fazer bem.". 

 

Por meio de pouco menos que 200 páginas, podemos mergulhar em uma série de cordéis e ilustrações sobre os mais variados temas: família, amor, recomeço, sonhos, desigualdades, entre tantos outros. Além disso, Bráulio também escreve alguns textos contando um pouco de sua vida, como alcançou a fama, sua relação com sua cidade (Alto Santo, no interior do Ceará), sua família, etc, permitindo que conheçamos uma parte de sua trajetória, o que é bastante interessante. Ao final da obra, também foi disponibilizado alguns depoimentos de leitores que contam como a poesia de Bráulio Bessa impactou a vida deles, e acho que deve ser muito gratificante para um escritor ter acesso a esse tipo de coisa! Como já sugere o título, a poesia realmente transforma ❤ 


Foi uma boa leitura., leve e agradável! Recomendo!! 🥰❤




ALGUMAS CITAÇÕES FAVORITAS ⭐

"Nem sempre engatar a ré
significa voltar" - Recomece, página 17    

"Acredite que sonhar
também é compreender   
que nem sempre o que se sonha
é o melhor pra você
e que não realizar
nem sempre será sofrer" - Sonhar, página 31

"O tempo é um segredo,
acredite, é muito cedo
pra dizer: Tarde demais" - Nunca é tarde, página 40

"talvez fosse o meu destino
nascido pra escrever
aquilo que faz bater
um coração nordestino"  - Coração Nordestino, página 49 

"Por ser inteira em pedaços,
por ser lar e por se lida,
por ser mil em uma só,
por ser sempre repartida,
por ser um pedaço de Deus
me dando um pedaço de vida" - Mãe, página 103

"O tempo não muda os olhos
mas mudou o meu olhar [...]" - Pai: de desconhecido à eterno, página 162

MORREU MARIA PREÁ          


Nenhum comentário:

Postar um comentário