segunda-feira, 21 de abril de 2025

Resenha: "O Diário da Princesa"

O DIÁRIO DA PRINCESA
Autora:
 Meg Cabot 
Editora: Record
Número de páginas: 284
Nota: 3,3/5 ⭐


Oi, pessoal! Quase duas semanas atrás terminei de ler o primeiro livro da série "O Diário da Princesa", que peguei naquele projeto de trocas que mencionei na resenha do "Menino Maluquinho", o Aracaju Biblioteca Livre. Apesar de ter visto os filmes quando era criança, nunca tinha tido a experiência de ler a obra original, e agora tive! São 11 livros ao todo (sim, ONZE), e talvez continue com a série aos poucos - ou não, veremos. De qualquer forma, foi uma leitura gostosinha e divertida :)

Não irei comparar ao filme porque, para ser sincera, nem me lembro ao certo, de tanto tempo que vi pela última vez hahaha Então fiquemos só com o livro mesmo 😅 


"O Diário da Princesa" acompanha a adolescente de 14 anos Mia Thermopolis, que recebeu o diário da sua mãe para que ela pudesse expressar seus sentimentos reprimidos e lidar melhor com eles. A questão inicial é que sua mãe, Helen, está namorando o professor de Álgebra de Mia, justamente a matéria em que ela tem mais dificuldade e beira a reprovação. Não sabendo ao certo como lidar com isso, Mia escreve em seu diário seus anseios e seu cotidiano, falando sobre sua família, a escola, seus amigos, os meninos por quem se interessa... Para completar, pouco tempo depois de receber seu diário de presente, Mia descobre que seu pai é um príncipe e que ele não pode mais ter filhos, tornando-a a única herdeira do trono de Genóvia. Dessa forma, mesmo desanimada (afinal, Mia não queria ser princesa), ela precisa aprender a lidar com a sua nova realidade e com as mudanças impostas a ela por esse cenário. Para isso, ela passará a ter aulas com a sua avó, rainha de Genóvia, sobre como ser princesa. 



É uma premissa interessante e o livro é escrito de forma irônica, fácil e divertida. Eu gostei da leitura justamente por isso, sendo bem simples, agradável e ótimo para passar o tempo, me arrancando risadinhas em alguns momentos!

No entanto, às vezes eu não estava muito envolvida com a leitura - e creio que isso tenha mais a ver comigo do que com o livro. Na realidade, a obra não é entediante e a todo momento algo acontece na vida de Mia, além de ser engraçado acompanhar seus pensamentos. Certas horas eu pensava: "acho que eu estaria gostando mais se eu tivesse 12 anos", porque eu amava livros como esse naquela idade, mas acredito que tive essa percepção porque agora eles já não apresentam o mesmo apelo pra mim. De qualquer modo, eu gostei da leitura, mas não tanto assim. Portanto, acredito que se tivesse lido em outra época, sei que teria gostado ainda mais e me conectado mais com a história e com as personagens. 


"O Diário da Princesa" tem aquele ar de comédia romântica adolescente água com açúcar dos anos 2000 (ano em que a obra foi originalmente publicada). Além disso, é um ótimo livro para quem está na pré-adolescência/começo da adolescência, porque creio que conversa bem com essa faixa-etária e o detalhe de Mia ser uma princesa é uma adição lúdica interessante a esse universo. Assim, recomendo para quem gosta desse estilo literário e para quem (especialmente garotas) esteja em idade semelhante à de Mia!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lembre-se de ser sempre gentil e respeitoso(a) nos comentários 😊 Obrigada pela visita!