sábado, 6 de setembro de 2025

Tatami Galaxy e a busca por uma vida cor-de-rosa

setembro 06, 2025 0 Comments

TATAMI GALAXY
DIREÇÃO:
 Masaaki Yuasa, Akitoshi Yokoyama, Ryotaro Makihara, Tomoya Takahashi, Shingo Natsume, Michio Mihara, Junichi Fujise, Eunyoung Choi
ELENCO PRINCIPAL: Shintaro Asanuma, Hiroyuki Yoshino, Keiji Fujiwara, Yuhko Kaida, Maaya Sakamoto, Junichi Suwabe
ANO: 2010
NOTA: 4,3/ 5 ⭐


Oi, pessoal! Essa semana assisti, pelo YouTube, a um anime chamado "Tatami Galaxy", baseado em um livro japonês de mesmo título, e lançado em 2010. Possui somente 11 episódios bem curtinhos, o que permite que seja assistido rapidamente. Há também um filme que se passa no mesmo universo, "Night Is Short, Walk On Girl", de 2017, e uma outra série que funciona como continuação do anime, "The Tatami Time Machine Blues", de 2022, mas ainda não vi nenhum dos dois e irei, portanto, me concentrar somente em "Tatami Galaxy"! 


O anime acompanha Watashi ("Eu", em português), um rapaz em uma busca incessante pelo que ele chama de "vida universitária cor-de-rosa", ou seja: uma vida universitária perfeita, completamente bem aproveitada, sem arrependimentos e sem desperdícios de tempo. Na tentativa de alcançá-la, Watashi volta no tempo a cada episódio, recomeçando como calouro, e se junta a um clube social diferente esperando que a sua felicidade esteja em uma das possibilidades que não foram previamente exploradas. Entretanto, ele sempre se decepciona e se frustra com a realidade, voltando no tempo mais uma vez e explorando outro clube social. 


Sempre sonhando com o irreal, eu nunca olhava para o que estava em minha volta.


E, nesse sentido, acredito que "Tatami Galaxy" seja extremamente relacionável. Afinal, quem nunca imaginou que a vida estaria melhor se outros rumos tivessem sido tomados, se outras escolhas tivessem sido feitas, se as coisas tivessem sido diferentes? No anime, isso se torna real, porque Watashi tem a oportunidade de explorar de forma concreta todos os seus "E se?", mas descobre em sua jornada que, ainda assim, não existe uma realidade perfeita, não existe uma "vida universitária cor-de-rosa", precisando aprender a aceitar isso e a aceitar quem ele é. Aliás, creio que "Tatami Galaxy" seja ainda mais relacionável para quem está no começo da faculdade (como eu!), porque é justamente nesse ponto da vida em que o protagonista se encontra, sempre buscando algo que acredita ser perfeito nesse contexto em que ele está e tendo a impressão de que desperdiçou seus anos universitários. 




Além disso, eu amei os visuais do anime! O uso das cores, os ângulos usados, a atmosfera psicodélica. Na realidade, tudo sobre ele é único e diferente de absolutamente todas as coisas que eu tinha visto até então, e é tão satisfatório se deparar com uma obra fora da caixinha, original e criativa. Uma das características dele são os diálogos rápidos, que faz com que muitas pessoas o abandonem por terem dificuldade de acompanhar as legendas, mas isso só me impactou mais no primeiro episódio, pois depois eu me acostumei com o estilo da série. Ademais, é bastante interessante acompanhar as divagações de Watashi (que narra o anime) e sua corrente de pensamentos, pois ele é uma pessoa que pensa demais e pensa de forma muito veloz, então a rapidez dos diálogos é condizente com quem o protagonista é. Também é curioso como seu destino se liga a de alguns personagens, independentemente do rumo que escolha tomar, como Akashi e Ozu. Embora alguns episódios soem repetitivos, de uma forma geral isso não é incômodo, pois o anime tem uma qualidade muito boa e é curtinho! Por fim, ele encerra, através de seus três episódios finais, de uma forma instigante e inteligente, conectando os outros episódios e nos levando a refletir sobre a jornada de Watashi e sobre sua busca pela utópica "vida universitária cor-de-rosa", que, de certa forma, também é uma busca de todos nós. Desse modo, "Tatami Galaxy" pondera sobre temas como aceitação, a própria vida e suas possibilidades, entre outros tópicos, enquanto explora o psicológico de Watashi. Entretanto, é uma obra bem leve e agradável, e o final é esperançoso e bonito de se assistir!




Gosto muito quando termino de ver um filme ou uma série e a obra me deixa reflexiva e com um sentimento genuíno de ter visto algo bom e que valeu a pena. "Tatami Galaxy", por sua vez,  me proporcionou isso, por meio de sua história inteligente e de seus traços únicos, estando altamente recomendada!! :)


"Aquele ponto de sua expressão, que era como alguma cidade-fortaleza europeia, relaxou em um sorriso, e aquele sorriso deixou uma impressão que nunca saiu da minha mente"