segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Resenha: "Confissões de uma garota linda, popular e (secretamente) infeliz"

novembro 25, 2019 0 Comments
Terminei de ler esse livro antes de ontem , mas estou escrevendo a resenha apenas agora. Ainda tenho 2 resenhas pendentes, pessoal... Porém, estou fazendo esta logo, para não acumular mais resenhas!

CONFISSÕES DE UMA GAROTA LINDA, POPULAR E (SECRETAMENTE) INFELIZ
Autora:
 Thalita Rebouças
Número de páginas: 256
Editora: Arqueiro

👗👗👗👗

"Confissões de uma garota linda, popular e (secretamente) infeliz" é o terceiro livro da série "Confissões", de Thalita Rebouças. Este foi lançado ainda em 2019. Já tinha lido os dois anteriores ("Confissões de uma garota excluída, mal-amada e (um pouco) dramática" e "Confissões de um garoto tímido, nerd e (ligeiramente) apaixonado") e confesso que este conseguiu superar os dois anteriores.

O primeiro livro da série conta a história de Tetê, o segundo, do Davi, e o terceiro, da Valentina (que fazia bullying com a Tetê, no primeiro livro).

É uma leitura leve, rápida e dinâmica, que admito que superou as minhas expectativas. Nesse livro, podemos entender um pouco o lado da Valentina, que tem uma vida bem complicada. Verdadeira "pobre menina rica". Sua relação com a família e com si própria é bem conturbada, e podemos perceber isso logo no início do livro. Seu pai está sempre ausente por conta das viagens do trabalho, sua mãe só se importa com as aparências e faz uma enorme pressão para que Valentina siga os padrões da sociedade, sua avó vive reclamando dos inúmeros cursos que Valentina faz, e, ainda por cima, a própria não consegue se aceitar do jeitinho que ela é.

O livro é marcado por reviravoltas, e isso é algo que eu gostei bastante. É bom se surpreender com alguns rumos do livro... Ele também é marcado pela presença de novos personagens, especialmente Levy e Stella, e o retorno dos outros já conhecidos das leituras anteriores.

Além disso, ao longo do livro, nos deparamos com algumas "anotações" da Valentina sobre moda, sua grande paixão. Eu achei isso algo muito legal, pois pude conhecer mais sobre alguns estilitas e outras coisas relacionadas ao mundo da moda.

"Confissões de uma garota linda, popular e (secretamente) infeliz" aborda temas importantes, como amor próprio e (opa, talvez eu esteja dando um mini spoiler) transtornos alimentares.

Algo que eu achei muito bom é que o livro não foca muito nos romances da Valentina, mas nela própria e na sua vida. Embora eu AME romances, às vezes eu acho que eles podem tomar conta demais da história e acaba que ela pode ficar um pouco de escanteio... bom, não é o que ocorre aqui! Eles existem sim, mas a prioridade é a Valentina.

O final do livro foi muito legal, mas eu creio que ele foi um pouco corriqueiro. De qualquer forma, gostei bastante do livro.

👗👗👗👗

MAIS FOTOS 

Verso do livro





👗👗👗👗

CITAÇÃO

"A gente não sabe mesmo a dor do outro, a gente não tem mesmo a menor noção do que se passa dentro das pessoas que sorriem como se não estivessem brigando com mil monstros internos" - Página 142

👗👗👗👗

NOTA

5/5 estrelinhas ⭐

👗👗👗👗

E você? Já leu o livro? O que achou? Me conte aqui nos comentários!! 😉 

quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Resenha: "Peanuts completo: 1955 a 1956"

novembro 20, 2019 0 Comments
Li esse livro há cerca de 1 mês e meio ou 2 meses. Estou escrevendo a resenha apenas agora, já que estou retornando com o blog.

Eu sou fã de carteirinha de Peanuts. Porém, eu nunca tinha lido direito as tirinhas (um absurdo para alguém que diz gostar tanto de Peanuts, eu sei). Assim, tive a oportunidade de finalmente conhecer melhor o universo de Snoopy e Charlie Brown (e não me arrependo nem um poquinho!). Conheci também mais sobre o autor e a própria história do universo das tirinhas.

PEANUTS COMPLETO: 1955 A 1956
Autor:
 Charles M. Schulzs
Número de páginas: 330
Editora: L&PM 



💖💖💖💖

"Peanuts completo" é uma série de coletâneas de tirinha de Peanuts. Desde a primeira até a última publicada. Assim, a coletânea foi dividida em vários livros, de acordo com o ano de publicação das tirinhas. Esta daqui é de 1955 a 1956. Porém, antes dela, há as de 1950 a 1952 e as de 1953 a 1954, que também pretendo ler.

Logo no início do livro, nos deparamos com uma introdução de Matt Groening, o criador dos Simpsons (!!!!!).  

No decorrer da leitura, conhecemos mais os personagens e suas características, como Lucy, a implicante, Charlie Brown, o cabeça redonda, Linus, com seu inseparável paninho, Snoopy, cachorro de Charlie Brown que sempre tentava ser outro animal, dentre tantos outros!  
Podemos acompanhar também a evolução da história ao longo desse 2 anos. 

As tirinhas de Peanuts apresentam um humor único, sarcástico e muito especial, o que faz com que a gente se apegue fortemente à história. São tirinhas de aquecer o coração, não apenas pela simplicidade e delicadeza do traço de Charles M. Schulzs, mas pelo conteúdo das histórias, verdadeiramente geniais. São histórias leves, divertidas, incríveis. Peanuts é um clássico, e não é à toa! 

"Peanuts" é um livro lindo: apesenta uma linda edição, bem organizada e delicada, além das tirinhas maravilhosas. 

No final do livro, nos deparamos com uma mini biografia de Charles M. Schulzs, contando também sobre a história de Peanuts e sua criação. 

Então, o que falar desse livro? Das tirinhas? Perfeito, perfeito, perfeito. Portanto, mais que recomendo a sua leitura!

💖💖💖💖 

TIRINHAS FAVORITAS 













 A qualidade de foto dessa última imagem ficou muito ruim, me perdoem... 

💖💖💖💖

MAIS FOTOS 





💖💖💖💖 

NOTA 

5/5 estrelinhas ⭐

💖💖💖💖 

E você? Gosta de Peanuts? Já leu o livro ou algumas tirinhas? O que achou? Conte-me nos comentários! ❤🥰


segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Resenha: "A hora da verdade", de Pedro Bandeira

novembro 18, 2019 0 Comments
Olá, pessoal! Colocarei uma imagem da internet, porque peguei esse livro da biblioteca há mais ou menos 2 meses e as fotos que eu tirei ficaram ruins.

A HORA DA VERDADE
Autor:
 Pedro Bandeira
Editora: Ática
Número de páginas: 168



⭐⭐⭐⭐

Pedro Bandeira é um escritor incrível, e eu adoro seus livros. Eu o conheci por meio da série Voo Livre, ao ler o livro "O grande desafio", há mais ou menos 3 anos. "A hora da verdade" também faz parte dessa série, dedicada ao escritor. 

Quando eu comecei a ler esse livro, estava criando altas expectativas sobre ele, até porque a história parecia bem interessante e é um livro do Pedro Bandeira. Além disso, havia lido algumas resenhas positivas sobre ele na internet , em outros blogs. Porém, se uma palavra pode definir o que eu senti ao ler "A hora da verdade", essa palavra é decepção

A história gira em torno do ciúme doentio de Iara, em relação a sua melhor amiga, Adele, e seu ex-namorado, Desmond. Iara não contava com o fato de que Adele e Desmond se apaixonariam... (ela nem sequer tinha o superado). Assim, ela sempre tentava reconquistar o ex-namorado, a todo custo, mesmo que isso prejudicasse sua amizade com Adele e precisasse envolver colegas de classe em seu plano diabólico. 

Mas, afinal, por que esse livro foi decepcionante (no meu ponto de vista)?

Para começar, os personagens não foram muito bem desenvolvido. A personalidade deles era superficial e um tanto entediante. Emílio, por exemplo, sempre tentando conquistar Iara, era um CHATO. Algumas passagens do livro soavam muito bregas ou forçadas, simplesmente não parecendo muito com a realidade. 

A amizade de Adele e Iara era muito bonita. Adele, por ser negra, sempre sofria preconceitos, e Iara estava sempre disposta a defendê-la. Portanto, o livro aborda o racismo, um tema muito importante a ser debatido.  

É uma leitura rápida, que eu poderia ter lido em, no máximo, 1 semana, mas que eu li em bem mais tempo do que isso, justamente por não ter gostado muito.  Porém, permaneci até o final por curiosidade em saber como a história terminaria. 

Vale ressaltar que "A hora da verdade" foi inspirados em outros dois livros: Otelo e Dom Casmurro, contando, inclusive, no final do livro, com trechos dessas duas grandes obras.

OBS!!

Como tudo ao nosso redor, cada um tem sua opinião. Não deixe de ler o livro por conta da minha crítica, certo? Eu amo Pedro Bandeira, e não deixarei de gostar dos livros dele por conta de uma decepção literária! "O grande desafio" e a "Droga da obediência" são dois livros MA-RA-VI-LHO-SOS que li dele.  Inclusive, estou planejando ler "A marca de uma lágrima", já que me recomendaram essa leitura.

⭐⭐⭐⭐

NOTA

2/5 estrelinhas 

⭐⭐⭐⭐

E você? Já leu o livro? O que achou?

domingo, 17 de novembro de 2019

Meu chá de sumiço: esclarecimento e afins.

novembro 17, 2019 0 Comments
Olá, pessoal! Eu li um livro chamado "A hora da verdade", de Pedro Bandeira há mais ou menos dois meses e fiz há resenha há cerca de um mês. Porém, o blog deu erro, e a resenha ficou com um formato muito ruim: as letras estavam quase ilegíveis! Com isso, fiquei meio desestimulada a voltar a escrever por aqui, porque levou cerca de 1 hora para escrever a resenha, e,no final, tudo tinha sido em vão. Eu estava tão animada para voltar a escrever por aqui! E então o Blogger (plataforma onde escrevo os posts e administro o Sementes Literárias) resolve dá erro... enfim, tive que excluir a resenha.
O que me fez voltar a escrever por aqui foram dois motivos básicos:

  1. Alguns leitores do meu blog me perguntaram se eu ainda escrevia por aqui, porque não recebiam mais notificações de postagens e/ou quando entravam no site, não tinha nenhuma postagem muito recente 
  2. Eu entrei em blogs literários alheios e fiquei fascinada ao encontrar um blog que tinha uma postagem de 2012 e continuava na ativa! Isso me inspirou a voltar a escrever e a tentar driblar o erro do blog 
Outra coisa que eu gostaria de esclarecer... eu não fiz nenhum post comemorativo de 1 ano de existência do blog! A primeira postagem do Sementes Literárias foi uma resenha de "Para Todos os Garotos que já amei", da Jenny Han, em 27 de outubro de 2018. De lá para cá eu evoluí bastante na escrita das resenhas...Basta comparar esta com a de "Com amor, Simon", pois ambos originaram filmes e em ambas as resenhas eu fiz uma comparação. Não apenas isso, creio que o modo como eu escrevo também evoluiu. Dito isso, pretendo fazer uma "retrospectiva de 1 ano de existência do blog". Estou devendo essa a vocês, hein? 😉🙃😜 

Bom, pessoal, brincadeiras a parte, muito obrigada pela compreensão e atenção de vocês. 

                                                                                                                           Maria Rita