sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Resenha: "A seleção"

dezembro 20, 2019 0 Comments
Olá, pessoal! Uma das minhas resenhas pendentes era de "A seleção", que li há uns 2 meses. Perdão por esse atraso todo 😅
Enfim...

Ganhei "A seleção" de presente de aniversário das minhas melhores amigas, e o li em cerca de 1 semana. Eu já estava querendo lê-lo, pois falavam muito bem dessa série e eu fui surpreendida (positivamente). Bom, vamos lá!

A SELEÇÃO
Autora:
 Kiera Cass
Número de páginas: 368
Editora: Seguinte 


👑👑👑👑

"A seleção" é o primeiro livro da série de mesmo nome, e é uma distopia/romance.

Numa sociedade dividida em castas, que vão da 1 (família real) até a 8 (mendigos), America Singer faz parte da casta 5, a dos artistas e músicos. E é dela em que história gira em torno.

O príncipe Maxon atingiu a maioridade e procura uma garota com quem possa compartilhar não somente a vida romântica, mas a coroa. Garotas de todas as castas se inscrevem, de 16 a 20 anos, esperando serem selecionadas. America Singer se inscreveu apenas para agradar a mãe, pois, se ela ganhasse a competição, toda a família subiria para a casta 1. Além disso, ela também fez isso para agradar seu namorado, Aspen, da casta 6, que dizia que esse era o melhor para ela. O que America não esperava era que ela seria selecionada, junto de outras 34 garotas. Para ser sincera, ela nem fazia questão de ganhar a Seleção, só queria aproveitar ao máximo a comida 😅

No castelo, ela faz novas amizades e também conhece o príncipe Maxon, que logo se torna seu amigo. O que ela também não contava era que se apaixonaria por Maxon, e se vê dividida entre os dois rapazes: Aspen e o príncipe. Além disso, ela tem que se adaptar a nova vida no castelo, tão diferente da sua realidade.

Como pano de fundo, conhecemos uma história completamente diferente do que estamos acostumados, visto que é uma distopia, onde já ocorreu a Quarta Guerra Mundial e onde o Estado Americano da China deu lugar ao recente país de Illéa.

Eu considero "A seleção" um romance bastante inteligente e criativo, onde realmente viajamos para outra realidade e vamos torcendo por America.

Algo que me agradou bastante foi que a edição vem com marcador de página personalizado :)

Recomendo bastante!

👑👑👑👑

MAIS FOTOS 

Orelha do livro 







👑👑👑👑 

E você? Já leu "A seleção"? O que achou? Me conte nos comentários! ❤

segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Resenha: "O meu pé de laranja lima"

dezembro 16, 2019 0 Comments
Li "O meu pé de laranja lima" pela segunda vez em minha vida. Que livro lindo! Não me lembrava direito da história, apenas um pouco do final. Li pela primeira vez em 2016, em e-book. Ganhei de presente tem uns 2 meses, e decidi reler agora nas férias. Terminei a leitura ontem e,sinceramente, "O meu pé de laranja lima" empata com "Pax" na minha lista de livros favoritos!

O MEU PÉ DE LARANJA LIMA
Autor:
 José Mauro de Vasconcelos
Editora: Moderna
Número de páginas: 232


🍊🍊🍊🍊

"O meu pé de laranja lima" conta a história de Zezé, um menino de 5 anos alegre, com uma imaginação muito fértil, mas muito danado (ou "endiabrado", como preferem chamar o pessoal de sua família). Por conta disso, ele vive apanhando do seu pai e suas irmãs. 

O pai de Zezé está desempregado, e sua mãe e suas irmãs têm que trabalhar exaustivamente o dia inteiro. Assim, a família dele é muito pobre e eles passam por diversas dificuldades. José Mauro de Vasconcelos mostra isso de uma forma  às vezes até um tanto cruel, de dá um aperto no coração. Podemos perceber isso no seguinte trecho, em uma conversa de Zezé com Serginho, colega do irmão de Zezé e que possuía uma condição financeira maior.

"- Ganhei foi coisa [de Natal]. Uma vitrola, três ternos, um monte de livro de histórias, caixa de lápis de cor das grandes. Uma caixa com todos os jogos, um avião que mexe a hélice. Dois barcos com vela branca...
 Abaixei a cabeça e me lembrei do Menino Jesus que só gostava de gente rica, como Totoca [irmão mais velho de Zezé] falara. 
- Que foi, Zezé?
- Nada. 
- E você... ganhou muita coisa?
Balancei negativamente a cabeça, sem poder responder" 

Ao mudar de endereço, Zezé conhece seu pé de laranja lima: Minguinho, que ele carinhosamente chama de Xururuca. Com seu novo amigo, Zezé compartilha aventuras e conversas. Além disso, ele também conhece seu Portuga, que se torna também seu grande amigo. 

"O meu pé de laranja lima" é um livro lindo, que merece ser lido por todos. O livro aborda a ternura e como podemos fazer a diferença na vida do outro. Recordo-me que chorei da primeira vez que o li e agora não seria diferente... é uma leitura emocionante, de tocar o coração, sem sombra de dúvidas.

O livro foi adaptado para o cinema duas vezes, uma em 1970 e outra em 2012. Assisti ao filme (2012) há um certo tempo atrás. Assistirei novamente no YouTube. Clique aqui para assistir ao filme! 

Além disso, ele possui duas sequências: "Vamos aquecer o sol" e "Doidão".

A linguagem do livro é um ponto alto, visto que é simples, dinâmica e totalmente brasileira, com forte presença do regionalismo. Outra coisa que me agradou bastante foi a delicadeza desta edição. As ilustrações que decoram o início dos capítulos são belas e a própria organização da edição e maravilhosa. Além disso, a edição conta conta com a seção "a literatura de O meu pé de laranja lima", que fala mais sobre a obra, apontando o contexto em que ele se passa  e curiosidades, além de apresentar uma mini biografia de José Mauro de Vasconcelos, o escritor. O livro é divido em duas partes e é narrado em primeira pessoa por Zezé.

🍊🍊🍊🍊

CITAÇÕES FAVORITAS

"A humilhação doía mais do que a própria dor"- Página 109

"Aí eu me aproximei bem dele e encostei minha cabeça junto ao seu braço.
-Portuga! 
-Hum...
-Eu nunca mais quero sair de perto de você, sabe? 
-Por quê?
- Porque você é a melhor pessoa do mundo. Ninguém judia de mim quando estou perto de você e sinto um sol de felicidade dentro do meu coração"- Página 143

" Matar não quer dizer a gente pegar o revólver de Buck Jones e fazer bum! Não é isso. A gente mata no coração. Vai deixando de querer bem. E um dia a pessoa morreu"- Página 165

" Alegria é um 'sol brilhante dentro do coração' "- Página168
🍊🍊🍊🍊

MAIS FOTOS

Verso do livro



Uma linda edição, sem sombra de dúvidas! 💖





Close pro meu fusquinha, porque é lindooo! 😅😅

Duas paixões unidas em uma foto só: fusca e livro!! 

🍊🍊🍊🍊

NOTA 

5/5 ⭐ estrelinhas (mas, se pudesse, daria um milhão para esse livro!!) 

🍊🍊🍊🍊
E você? Já leu o livro? O que achou? Me conte aqui nos comentários! ❤




quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Agora estamos no Instagram!

dezembro 11, 2019 0 Comments
Sim, pessoal!! Eu decidi expandir o blog e criei uma conta no Instagram para ele: @sementesliterarias (passe o mouse por cima e clique para ser direcionado à nossa conta 😉) . Legal, não?? Eu decidi, depois de cerca de um ano de existência do blog criar um Instagram para ele. Por quê? Bom, o Instagram permitiria/permite que mais pessoas conheçam o blog e o objetivo dele (ler a página: "sobre o blog") é mais facilmente alcançado.

Não deixarei de postar por aqui, até porque esse continua sendo o meio "principal" do blog, digamos assim. O que eu fiz foi apenas uma expansão dele :)

Então, para não perder as novidades do blog e poder acompanhar mais facilmente o que acontece por aqui, siga o nosso Instagram :) Além disso, lá permite uma maior interação entre a minha pessoa e você, leitora (o) do blog ❤

Então, dê uma passadinha por lá, mas não se esqueça de também dá um pulinho por aqui, hein? Rsrsrsrs

                                                                                                         Atenciosamente ❤, 
                                                                                                  
                                                                                                       - Maria Rita 

segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Resenha: "Para além do diário de Anne Frank"

dezembro 09, 2019 4 Comments
Li em apenas 2 dias! Eu comprei "Para além do diário de Anne Frank" na Amazon, quando estava na Black Friday :) Terminei de ler na sexta-feira (06/12), mas estou fazendo a resenha apenas agora.


PARA ALÉM DO DIÁRIO DE ANNE FRANK
Autor (a):
 Casa de Anne Frank (saiba mais sobre em www.annefrank.org )
Editora: LeYa
Número de páginas: 192

📖📖📖📖

"Para além do diário de Anne Frank", explora, como o próprio nome indica, aspectos além do diário escrito por Anne Frank enquanto se escondia com outras 7 pessoas na época da Segunda Guerra Mundial. O livro é cheio de fotos, e isso é algo que eu gostei bastante. 

Primeiramente, o livro faz uma breve apresentação da Casa de Anne Frank (local em que ela ficou escondida dos nazistas durante 2 anos) e podemos visualizar uma vista transversal do lugar em que ela ficou. 

Em seguida, o livro apresenta "A história em resumo", onde ele apresenta a situação da Alemanha na Segunda Guerra Mundial (que foi consequência da Primeira Guerra Mundial!!), explicando também a situação dos judeus e outras minorias que foram perseguidas (homossexuais, deficientes físicos e mentais, ciganos Roma e Sinti e testemunhas de Jeová). Então, o livro foca nos judeus e na família de Anne Frank, explicando a situação deles antes de decidirem se esconder no prédio onde funcionava uma das empresas de Otto Frank (pai de Anne Frank, único sobrevivente dos oitos clandestinos). Enfim, faz um resumo da história. 

Posteriormente, podemos encontrar a seção "O dia a dia no esconderijo", onde a rotina dos clandestinos é explicada, além de fotos do local. 

A partir de então, podemos encontrar a história dos 8 clandestinos: Otto Frank, Edith Frank, Margot Frank, Anne Frank, Hermann Van Pels, Auguste Van Pels, Peter Van Pels e Fritz Pfeffer, respectivamente. Depois, encontramos a história dos ajudantes: Johannes Kleiman, Victor Kugler, Bep Voskuijl, Miep Gies e Jan Gies. Em seguida, encontramos  a seção "Outras pessoas em torno da Prinsengratcht, n° 263" - o esconderijo.

Ao analisar a história dos clandestinos e ajudantes, o livro fala sobre seu passado, a fuga para a Holanda (no caso dos clandestinos), a clandestinidade e após a clandestinidade. 

Para finalizar a leitura, encontramos uma linha do tempo com a data de nascimento e morte dos clandestinos e dos ajudantes, além de marcar alguns fatos históricos. Encontramos também um mapa com fluxos de emigração judaica e outro com os campos de concentração mais importantes citados no livro. Por fim, há um glossário com alguns termos e palavras citadas ao longo da leitura. 

📖📖📖📖

MAIS FOTOS 












📖📖📖📖

NOTA

5/5 ⭐ estrelinhas 

📖📖📖📖 

E você? Já leu? O que achou? Me conte aqui nos comentários ❤