quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

Dica de filme: "As memórias de Marnie"

    As Memórias de Marnie
Direção:
 Hiromasa Yonebayashi
Ano: 2014
Classificação indicativa: 10 anos
Nota: 4,8/5 ⭐
Onde assistir: Netflix


Oi, pessoal! Hoje irei indicar um filme que assisti recentemente, muito bom! "As memórias de Marnie" é o último filme lançado pelo Studio Ghibli - pelo menos até agora. O Studio é famoso por seus animes sensíveis, e, inclusive, já indiquei um deles por aqui: "O serviço de entregas da Kiki".  O longa é adaptação de um livro britânico, "When Marnie Was There". O livro, infelizmente, não foi lançado no Brasil, mas você encontra a versão original, em inglês, na Amazon. 


"As memórias de Marnie", indicado ao Oscar de Melhor Animação em 2016, retrata a trajetória de Anna, uma menina de 12 anos extremamente introvertida, com fobia social, baixa autoestima e asma, quando ela vai passar um tempo no interior do Japão por recomendações médicas, pois o ar puro do interior faria bem para a sua saúde. Anna também é adotada, pois seus pais faleceram em um acidente, e sua avó, que cuidava dela após a morte dos pais, também veio a falecer quando ela era pequenina. 


Ao chegar no interior, ela se depara com um imenso casarão, que ficava na beira de um pântano. Anna, então, começa a ter sonhos com uma garota chamada Marnie, de cabelos loiros, cacheados, olhos azuis e que mora no lugar. Porém, o casarão não possui moradores, e encontra-se assim há muito tempo. No entanto, ao anoitecer, Anna consegue chegar até lá e encontrar Marnie no local, e, inclusive, interagir com ela. Além disso, Marnie e as pessoas que a cercam estão visivelmente em uma época diferente, mais antiga. 


Dessa maneira, sempre que está perto do anoitecer, Anna passa a visitar Marnie, surgindo um laço forte de amizade e amor entre as duas. Marnie é muito importante para o amadurecimento de Anna, e é perceptível como ela supera seus problemas e se abre mais à medida que convive com a garota. 


Apesar disso, a existência de Marnie é um mistério, e ao longo da trama vamos nos perguntando se ela seria um fantasma, um sonho realista, ou se ela foi simplesmente inventada pela cabeça de Anna. Assim, à medida que o filme se desenrola, são apresentadas  informações tanto sobre Anna, como sobre Marnie, e podemos juntar as peças que foram reveladas ao poucos, até que, por fim, o filme revela quem é a garota de cabelos loiros. Outras personagens foram essenciais à revelação, como uma pintora da cidade que era amiga de Marnie na infância, e uma garotinha cuja família e ela se mudaram para o casarão, em determinado momento do filme.   


Anna e Marnie


O cenário de "As Memórias de Marnie" é belíssimo, e enche os olhos de qualquer um. A riqueza de detalhes é fascinante, e acrescenta ainda mais poesia e sensibilidade à trama. A história é muito bonita também, e, ao sentir o nó que se formava em minha garganta, tentei segurar as lágrimas que queriam surgir, mas falhei miseravelmente. 



A música acima faz parte dos créditos do filme. Vale a pena escutar :)

2 comentários: