sábado, 23 de agosto de 2025

Resenha: "O Veleiro de Cristal"

O VELEIRO DE CRISTAL
Autor:
 José Mauro de Vasconcelos
Editora: Melhoramentos
Número de páginas: 120
Nota: 4,5/5 ⭐

No seu pequeno mundo de poucos acontecimentos gostava de decorar as melhores coisas. Decorar na saudade para depois se lembrar devagarzinho e com ternura. 


Oi, pessoal! Ontem fui novamente ao Cantinho Sempre Viva, ótimo sebo daqui de Aracaju, e comprei três livros novos, todos em excelente estado de conservação! Um desses livros foi justamente "O Veleiro de Cristal", que chamou rapidamente a minha atenção por ser de José Mauro de Vasconcelos, mesmo autor de "O Meu Pé de Laranja Lima" (um de meus livros favoritos!) e de "Coração de Vidro". Inclusive, as resenhas de ambos podem ser encontradas aqui no Sementes Literárias, respectivamente: aqui e aqui! Dessa forma, "O Veleiro de Cristal" é a terceira obra que leio do autor, e, assim como as outras duas, me encantou pela simplicidade e beleza da narrativa. 


O livro, bem curtinho, possui apenas uma parte ("Monólogo da Solidão") e pode ser lido rapidamente, algo facilitado pela forma como José Mauro de Vasconcelos escreve: com simplicidade e lirismo. Assim, acompanhamos a história de Eduardo, um garoto de 12 anos que possui uma deficiência e que, por conta do preconceito das pessoas ao seu redor, precisa lidar com a rejeição - inclusive de seus pais - e com a exclusão. A única pessoa que verdadeiramente o enxerga como indivíduo, para além de sua deficiência, é a sua tia Anna. 



Edu, então, prestes a fazer uma cirurgia em seu coração, parte com Anna para uma casa (que é chamada por ele carinhosamente de "veleiro de cristal") no alto de uma serra e próxima ao mar, como uma forma de fazer com que o menino descanse e fortaleça a própria saúde. Lá, ele se conecta com as belezas do lugar e com alguns seres que residem no local, como um tigre de cobre, uma coruja empalhada e um sapinho, com os quais conversa em seus momentos de solitude. Através de sua imaginação, Edu lida com a própria realidade e com as dificuldades que enfrenta, buscando poesia no mundo que o cerca. 


- Você [o tigre] vai falar sempre? Ou só é agora?

- Toda vez que você encostar o seu ouvido no meu coração eu falarei.

- Você nunca tinha falado antes?

- Nunca ninguém encostou o ouvido no meu coração. 


Desse modo, "O Veleiro de Cristal" é uma história bastante sensível e bonita, que cativa graças à própria narrativa e à forma delicada como ela é contada. Aliás, quem gosta de "O Meu Pé de Laranja O Lima" provavelmente irá gostar deste aqui, pois a escrita singela e doce pode ser novamente encontrada e alguns temas também - como a imaginação usada pelas crianças para lidarem com uma realidade difícil, a ternura nas relações que construímos, etc. Recomendo bastante! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lembre-se de ser sempre gentil e respeitoso(a) nos comentários 😊 Obrigada pela visita!