quarta-feira, 1 de julho de 2020

Resenha: 99 dias

99 DIAS
Autora: Katie Cotugno
Editora: Rocco Jovens Leitores
Número de páginas: 384
Nota: 3⭐/5

Olá, pessoal! Dia 24 eu concluí a leitura do livro "99 dias", mas só pude fazer a resenha agora!
Ganhei "99 dias" de presente há cerca de 2 anos. Tentei ler, mas abandonei logo no início, pois não estava gostando muito da leitura. Assim, seu destino foi ficar parado na minha estante. Na quarentena, então, enquanto aguardava uns livros que pedi na Amazon chegarem, notei a presença desse livro na minha estante e resolvi dar uma segunda chance para ele, afinal, já havia se passado quase 2 anos! É uma leitura rápida e que te fisga, mas não é um livro surpreendente. É mais um bom livro água com áçucar, para passar o tempo, com um enredo que não se torna cansativo. 

"99 Dias" conta a história de Molly Barlow, que havia "traído" seu namorado com o irmão dele, logo após o término dos dois (por isso a presença das aspas). Carregando essa culpa por 1 ano, ela decide contar seu segredo para sua mãe, que escreve um livro sobre o ocorrido, que virou um best-seller. Dessa forma, seu namorado descobre sua "traição" e também a maior parte da cidade. Coberta de vergonha e arrependimentos, Molly foge para outra cidade, onde conclui o ensino médio. Enquanto a faculdade não começa, ela retorna para Star Lake, sua cidade natal, e precisa encarar 99 dias de constante humilhação, e aguentar todo o verão. 



É uma premissa bastante interessante. Um tema abordado no livro é como a mulher sempre é a culpada, mesmo que o homem também esteja envolvido, no caso da traição. Ninguém exclui ou persegue o irmão do ex-namorado de Molly, mas a vida dela vira um verdadeiro inferno. O que ela fez foi errado, mas não justifica nada do que fizeram com ela. 

O triângulo amoroso, formado por Molly, Patrick (ex dela) e Gabe (o irmão do ex dela) foi desenvolvido de forma interessante. No entanto, o Patrick é um EMBUSTE. Sério. Que ranço eu peguei desse personagem! Ele não apoiava a Molly e achava que o mundo girava em torno dele, sem contar que tinha certas atitudes machistas. O relacionamento dos dois era abusivo (algo que poderia ter sido explorado pela autora), e a Molly sempre afirmava que os dois eram "como um só". Quando ela foi em busca de sua prórpia individualidade, ocorre a maior treta (não entrarei em detalhes para lhe poupar de spoilers). Além disso, Patrick é um perosnagem bastante hipócrita e chato. Por outro lado, temos Gabe... Gabe não era exatamente como o irmão, mas também não era as sete mil maravilhas. Ele era legal, e , no início, um personagem realmente apaixonante, mas não falarei mais sobre. 

Acho muito legal que a Tess, atual namorada do Patrick, se tornou amiga de Molly, afinal, ela não tinha nada a ver com aquela história, e ser amiga da ex do seu atual requer um certo nível de maturidade. 

É normal errar, e o que devemos fazer é aprender com os erros, certo? No decorrer do livro, acompanhamos a evolução da protagonista, e como ela está disposta a recomeçar, mas... parece que não dá muito certo. Isso me irritou bastante, pois, mesmo tendo consciência de estar cometendo um erro, ela prosseguiu com isso (não vou informar o quê, obviamente). Eu esperava ver um crescimento maior na personagem. 



Algo que eu acredito que o livro deveria ter explorado mais é a relação da proagonista com a mãe, pois seria algo bastante interessante e importante de ser abordado, mas a escitora focou muito no triângulo amoroso e a confusão gerada por ele. 

Apesar de algumas pessoas não terem gostado do final, ele foi bastante satisfatório. A Molly, apesar de todos os erros cometidos no passado e no decorrer do livro, mostrou, finalmente, que havia aprendido algo. O final nos dá uma sensação de recomeço e novas possibilidades, o que eu gostei bastante. 

Conclusão: não é um livro extraordinário, mas é ótimo para se ler quando você está buscando algo leve e agradável (mesmo que a leitura tenha me feito passar raiva várias vezes kkkkk). 

E você? Já leu "99 dias" ou algum outro livro da autora? O que achou? Conte-me aqui nos comentários! ❤

Nenhum comentário:

Postar um comentário