terça-feira, 21 de julho de 2020

Resenha: "Conectadas"

CONECTADAS 
Autora:
 Clara Alves
Editora: Seguinte (selo jovem da Companhia das Letras)
Número de páginas: 320
Nota: 4/5⭐


Há 04 dias, terminei de ler "Concetadas", da escritora Clara Alves. Eu queria ler esse livro há um bom tempo, pois sua sinopse me chamou muito a atenção! Trata-se de um romance LGBT brasileiro, bem fofinho, e creio que todos que estão na adolescência deveriam lê-lo. 

Foi a primeira vez que eu entrei em contato com a escrita da Clara, e eu gostei bastante! Leve, ágil e simples, o que torna a leitura ainda mais prazerosa. Mais uma autora para conhecer! 

Esse "tracinho" na parte inferior do livro é um corte. Sim. O livro acompanha um marcador de páginas (que está ao lado dele), e, quando fui recortá-lo, acabei recortando parte do verso do livro também. Por isso, tive que colcar com durex, tadinho! Agora vou prestar mais atenção na hora de recortar os marcadores 😅🙈🙈


"Conectadas" começa um pouco lento, mas depois pega o ritmo, tanto que não consegui largá-lo até terminar a leitura. O livro conta a história de Raíssa e Ayla, que se conheceram por meio de um game chamado "Feéricos", e a narrativa é alternada entre as duas, sendo narrado em primeira pessoa. Porém, Raíssa sofria muito com o machismo de outros jogadores, sendo deixada de fora das jogadas apenas por ser menina, e também sofria assédio. Por isso, ela decidiu criar um perfil masculino, para que pudesse aproveitar melhor o jogo. No entanto, quando ela conhece Ayla no jogo, ela se passa por seu melhor amigo, Leo.  Assim, Ayla pensa que está conversando com Leo, quando, na verdade, está conversando com Raíssa. Para piorar toda a situação, Ayla e Raíssa se apaixonam, masss, Ayla pensa que está apaixonada por Leo. Uma verdadeira confusão!! À medida que o tempo passa, e a possibilidade delas duas se encontrarem aumenta, a mentira toma proporções ENORMES, e bem complicada de contornar. 

"Conectadas" fala sobre a aceitação de ser quem a gente realmente é, descoberta da sexualidade e amizade. Além disso, é um livro cheio de representatividade, não apenas no que se refere a personagens LGBTs. Por exemplo, a Ayla possui descendência japonesa e é vegetariana, e a Raíssa, indígena.



 No início da leitura, eu me sentia um pouco um "peixe fora d'água", já que não sou muito ligada nesse negócio de games, mas esse é apenas o pano de fundo, dando para aproveitar bastante a leitura! Deu até vontade de jogar o Feéricos, jogo fictício onde Ayla e Raíssa se conheceram... rsrsrsrs 
O livro também cita bastante filmes, séries e livros (o que é mais a minha praia 😅). Por exemplo, quando fala sobre a importância da representatividade, Grey's Anatomy é citada. Um prato cheio para românticos e românticas nerds!

- CITAÇÕES FAVORITAS -

"Eu não estava pronta para admitir para o mundo que gostava de meninas. Não tinha certeza de como as pessoas iam reagir, principalmente meus pais. Minha mãe era toda 'respeito as opções de cada um, mas não precisa ficar se beijando assim em público', como se fosse muito mente aberta, mas ela não entendia que: 1) Não era uma opção. Se fosse, será que eu não teria escolhido o caminho mais fácil? E 2) Aquele era exatamente o tipo de pensamento que só pessoas preconceituosas tinham. Afinal, ela nunca reclamava de casais héteros, mesmo que a conduta deles às vezes fosse muito mais explícita."- Páginas 61 e 62 

"Cada vez que eu tentava dizer a mim mesma que não tinha nada de errado em gostar de meninas, que eu era normal, o medo de estar errada me fazia sofrer. E se o inferno realmente existisse e eu fosse acabar lá por causa disso?"- Página 117

"Por que você esconderia o que sente, quem é, só para satisfazer as expectativas dos outros?"- Página 240 

"[...] Não é como se você estivesse atuando numa peça e tivesse que se esforçar o tempo inteiro para lembrar as falas. A vida real funciona na base do improviso. É quando você esquece o roteiro e só deixa tudo fluir que consegue realmente ser feliz."-Página 241 

------------------

E vocês? Já leram "Conectadas", ou algum outro livro da autora, algum semelhante? Me contem aqui nos comentários! 😘😘🥰



Nenhum comentário:

Postar um comentário