segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Resenha: "Sejamos todos feministas"

SEJAMOS TODOS FEMINISTAS
Autora:
 Chimamanda Ngozi Adiche
Editora: Compahia das Letras
Número de páginas: 63
Nota: 5/5⭐


"Sejamos todos feministas" é o primeiro livro de Chimamanda Ngozi Adiche que leio. Ela é bastante conhecida por obras que se tornaram clássicas, como Americanah e Hibisco Roxo, além de outros livros. Também é o primeiro livro que leio no meu novo Kindle (estou gostando bastante, e ainda estou aprendendo a mexer em algumas coisas rsrsrsrs)! 

A obra é uma versão de uma palestra que a autora deu no TEDxEuston, em 2012. Primeiro, assisti à palestra, que está disponível com legendas no YouTube (deixarei aqui, caso queiram conferir), e já conta com milhares de visualizações. Assisti há uns 2 meses, e, quando vi que o livro estava disponível gratuitamente na loja Kindle, tratei de baixá-lo! Não sei se era uma promoção, nem se ele ficará disponível de graça para sempre, mas baixei pra aproveitar kkkkk 😅 Vocês podem ativar a legenda em português, para assistir :)



"Sejamos todos feministas" é um livro curto, daqueles que dá pra ler em cerca de uma hora, em uma sentada. Também é ótimo para presentar alguém que deseja conhecer mais o movimento, tanto homens como mulheres. Esse livro é perfeito para quebrar vários tabus acerca do tema, além de ser um "tapa na cara" para quem diz que não precisamos do feminismo, que as mulheres já possuem todos os direitos conquistados, ou que distorcem o real significado do movimento. É uma ótima obra para começar a entender o feminismo!

Cheio de questionamentos, o livro gera em nós, leitoras, vários momentos de reflexão, e até mesmo revolta com as injustiças que nos são impostas. Certamente uma ótima leitura para quem quer sair da prórpria bolha também! Chimamanda foca na realidade das mulheres nigerianas, mas também fala do mundo de uma forma geral, já que o machismo está presente mundialmente.

"Sejamos todos feministas" é, basicamente, a palestra que ela deu em forma de livro, porém com algumas modificações. Isso não me incomodou, e acho extremamente válido assistir à palestra e ler o livro, pois alguns detalhes podem passar despercebidos.

Recomendo muito essa leitura, pois acredito que ela possa ser uma porta de entrada para o feminismo e para quem quer entender mais o movimento! ❤🥰

CITAÇÕES FAVORITAS :)

"Encontre o seu espaço, mas nunca esqueça que mesmo se não se encaixar em lugar algum, o seu corpo sempre será o seu primeiro lar. Cuide dele com carinho e atenção. Não porque ele precisa ser constantemente aprovado pelos outros, mas porque você vai se sentir livre quando aprender a se sentir confortável nele. Essa liberdade não é sobre poder ir para lugares distantes, é sobre ficar bem onde você bem entender"

"Se repetimos uma coisa várias vezes, ela se torna normal. [...] Se só os homens ocupam cargos de chefia nas empresas, começamos a achar 'normal' que esses cargos de chefia só sejam ocupados por homens"

"52% da população é feminina, mas os cargos de poder e prestígio são ocupados por homens" 

"Quanto mais perto do topo chegamos, menos mulheres encontramos"

"Nossa definição de masculinidade é muito estreita. Abafamos a humanidade que existe nos meninos, enclausurando-os numa jaula pequena e resistente." 

"Quanto mais duro um homem achar que deve ser, mais fraco será seu ego."

"O problema da questão de gênero é que ela prescreve como devemos ser em vez de reconhecer como somos."

"Seríamos bem mais felizes, mais livres para sermos quem realmente somos, se não tivéssemos o peso das exéctativas do gênero." 

"O feminismo faz, obviamente, parte dos direitos humanos de uma forma geral - mas escolher uma expressão vaga como 'direitos humanos' é negar a especificidade e particularidade do problema de gênero." 

"E isso é parte do problema: os homens não pensam na questão de gênero, nem notam que ela existe." 

"Um homem pobre ainda tem o privilégio de ser homem, mesmo que não tenha o privilégio da riqueza" 

🍃🍃🍃🍃

Nenhum comentário:

Postar um comentário