terça-feira, 10 de novembro de 2020

Resenha: "Para gostar de ler - Volume 10 (contos)"

PARA GOSTAR DE LER VOLUME 10 - CONTOS
Autores: Aluísio Azevedo, A. de Alcântara Machado, Érico Veríssimo, Guimarães Rosa, Ivan Ângelo, Mário de Andrade, Orígenes Lessa, Otto Lara Resende, Ricardo Ramos
Número de páginas: 80
Editora: Ática
Nota: 3,9/5 ⭐


Oi, pessoal! Eu fiquei um bom tempo sem ler nada, perdi o ritmo... isso é muito frustrante, especialmente porque eu estava acostumada a ler 4 livros em um mês. Então, estou voltando aos pouquinhos, e, por isso, peguei um livro mega fino que comprei há 2 anos em um sebo, mas nunca havia lido, o volume 10 (contos) da coleção Para Gostar de Ler. Há um outro livro da coleção por aqui (volume 6- poesias) que resenhei no ano passado: https://sementesliterariasbooks.blogspot.com/2019/03/resenha-poesias-da-scolecao-para-gostar.html  (basta clicar no link e você será redirecionada pra resenha).  


Eu indicaria esse livro para quem está iniciando no mundo da leitura, ou para quem, como eu, perdeu seu ritmo e quer retomar. Ele é dividido em 3 partes, com 3 contos cada uma delas: "Lembranças", "Esperanças" e "Mudanças". A obra apresenta textos de diversos autores, como  Érico Veríssimo, Aluísio Azevedo, Orígenes Lessa, Mário de Andrade, entre outros. Apresenta contos diversos, e isso é algo que gostei bastante, além de oferecer a oportunidade de conhecer novos escritores!  


O início do livro conta, ainda, com uma espécie de "entrevista" com os autores dos textos (os diálogos dos autores falecidos na época de publicação da obra foram feitos a partir de trechos de depoimentos e memórias). 


Meus contos favoritos, de cada parte do livro, foram: 

  • Lembranças: "A Aranha", de Orígenes Lessa
  • Esperanças: "Aos vinte anos", de Aluísio Azevedo (porque tem uma enorme reviravolta)
  • Mudanças: "Herança", de Ricardo Ramos 


E você? Já leu esse livro ou algum outro da coleção? Conte-me nos comentários! <3 



Nenhum comentário:

Postar um comentário