sábado, 27 de fevereiro de 2021

Resenha: "Os últimos melhores dias da minha vida"

 

OS ÚLTIMOS MELHORES DIAS DA MINHA VIDA
Autores:
 Gilberto Dimenstein e Anna Penido
Ilustrador: Paulo von Poser
Editora: Record
Número de páginas: 140
Nota: 5/5 ⭐


Olá, pessoal! Ontem eu terminei de ler "Os últimos Melhores dias da minha vida", livro que me acompanhou durante todo o mês de fevereiro. Li bemmm devagar mesmo, para apreciar a leitura, absorver tudo e porque essa é uma obra delicada que merece ser lida pausadamente, em meio a tantas reflexões e falas sensíveis. Apesar disso, suas 140 páginas podem ser tranquilamente lidas em 1 ou 2 dias: um livro para te acompanhar em uma tarde tranquila e um chá. Peguei emprestado da minha mãe, que gosta bastante do jornalista e autor da obra. É engraçado: vim conhecê-lo esse ano, por causa da escola, mas parece que eu já o acompanhava há muito mais tempo - talvez porque esse livro tenha sido marcante para mim...


"Os últimos melhores dias da minha vida" foi escrito por Gilberto Dimenstein (famoso jornalista brasileiro, fundador da Catraca Livre e autor do meu livro de sociologia, "O cidadão de papel") e sua esposa e companheira de profissão Anna Penido. A obra autobiográfica retrata as vivências de Gilberto ao descobrir que está com câncer a partir de um sonho. A partir daí, podemos acompanhar suas reflexões sobre a vida e sobre o que ele aprendeu com a doença, do que ele se arrependeu e qual legado ele quer deixar. Além disso, ele também retrata a morte e sua perspectiva sobre ela, além de como ele se sente com a certeza de que irá falecer (ele morreu em 29 de maio de 2020, após 9 meses de luta contra o câncer). O livro também conta com delicadas ilustrações de Paulo Von Poser, o que deixa a leitura ainda mais dinâmica e sensível. 




O livro é dividido em três partes: na primeira e segunda partes, ele retrata a descoberta do câncer e o que aprendeu com a doença. Gilberto Dimenstein conta como ele lidou a enfermidade e seu avanço, além de falar um pouco sobre o seu cotidiano antes e depois da doença. A terceira e última parte retrata a morte e como ele lidou com a certeza da proximidade do ponto final. Além disso, a obra ainda conta com uma carta belíssima e emocionante de Anna para seu falecido marido, onde ela fala sobre a história de amor dos dois (que é muito bonita, por sinal. Coisas do destino, penso eu) e sobre como ela está lidando com a situação. 


Arrisco-me a dizer que este foi um dos livros mais sensíveis que eu já li, daqueles que tocam no fundo da sua alma. Acredito que vejo a vida de forma diferente agora. Um livro marcante, sem sombra de dúvidas. Impossível não se emocionar com as doces, melancólicas e reflexivas palavras que permeiam a obra! Todos deveriam lê-lo, pois ele carrega consigo lições importantíssimas! ❤


Não é um livro triste. É uma celebração à vida. 




5 comentários:

  1. Gostei muito do livro e quero muito ler. Obrigafa pela resenha, foi incrível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! <3 O livro é maravilhoso, acredito que você irá gostar! 😘

      Excluir
  2. oiee
    como a senhora criou a resenha?
    eu queria fazer uma tambem <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! Antes de tudo, é imprescindível ler o livro que será resenhado, para que possamos saber do que ele trata e para que tenhamos uma opinião formada sobre ele. Afinal, como iremos resenhar algo que não conhecemos, experimentamos?
      Uma dica que eu dou é que você leia bastante esse gênero textual. É muito fácil encontrar resenhas na internet, pois existem blogs especializados nisso (como o Sementes Literárias! hahaha). Ao ler uma resenha, você entra em contato com o gênero e vai se familiarizando com ele, o que facilita na hora de você escrever seu texto, pois você já conhecerá a estrutura de uma resenha. Assim, leia, leia, leia muito, de blogs e autores diversos!
      O outro passo é escrever! Quanto mais você escrever (e isso vale para qualquer gênero, assim como a dica da leitura), melhor você ficará nisso. É fundamental que você fale do que o livro trata, ou seja, traga a sinopse e a sua opinião sobre a história. A forma como esse texto será escrito é muito pessoal e varia de pessoa pra pessoa. Vá escrevendo, experimentando novas formas de escrever, e assim você irá descobrir o que se encaixa melhor pra você e como você prefere escrever resenhas. Eu, por exemplo, gosto de fazer uma introdução falando sobre a leitura (se foi boa, decepcionante, rápida, etc) e trazendo uma pequena opinião sobre ela. Mas você pode fazer isso de outra forma, pois, como eu disse, a forma de escrever é muito pessoal e varia de pessoa pra pessoa.
      Não existe uma "fórmula" para escrever resenhas. Você precisa trazer os elementos essenciais: sinopse e opinião. Caso queira, você também pode registrar a ficha técnica da obra, que eu recomendo que seja inserida, pois deixa o texto mais completo. Como você escreverá seu texto? Como você desenvolverá essas informações dentro de sua resenha? Isso é extremamente pessoal, vai de cada um, pois os textos que escrevemos trazem consigo um pouco de nós mesmos (isso não é incrível?). Por isso, escreva bastante, para treinar! :) Com o tempo, você vai descobrir como prefere escrever resenhas.
      Minha última dica: publique suas resenhas. Ou, se tiver vergonha, mostre a uma pessoa próxima, como uma amiga ou sua mãe. É bem legal a troca de ideias que você gera quando mostra suas resenhas a alguém, as diferentes opiniões acerca de uma obra resenhada. Além disso, essas pessoas podem apresentar uma crítica construtiva ao seu texto e você poderá usar isso para melhorar. =D

      Espero ter ajudado! Agora, respondendo à sua pergunta de forma resumida hahaha: como eu criei a resenha? Li o livro e coloquei em palavras um pequeno resumo (sem spoilers!) da história e minhas opiniões sobre a obra, além dos pontos que mais chamaram a minha atenção. :)
      Quis dar mais dicas, para te ajudar. Espero que elas sejam úteis. <3

      Obrigada por visitar o blog! ;)

      Excluir
    2. Ahh, quando eu falo em sinopse no texto acima é com relação a um resumo da história, ok? Eu mesma desenvolvo esse resumo em minhas resenhas :)
      Quando você for registrar a sua opinião sobre o livro, não basta dizer se você gostou ou não dele, sendo importante desenvolver as suas opiniões (dizer quais pontos chamaram a sua atenção, quais são os pontos negativos - se tiver, claro, etc).

      Mais uma vez, espero ter ajudado! :)

      Excluir