segunda-feira, 20 de junho de 2022

Resenha: "O Príncipe e a Costureira"

O PRÍNCIPE E A COSTUREIRA
Autora:
 Jen Wang
Número de Páginas: 306
Editora: Darkside
Nota: 5/5 ⭐


Oi, pessoal! "O Príncipe e a Costureira" foi a minha primeira leitura das férias (e também o primeiro livro que eu li com um protagonista não-binário), e o li apenas em um dia, tamanha a fluidez! =) Por se tratar de uma história em quadrinhos, creio que essa dinamicidade tenha sido ainda mais acentuada.

 

Ah, gostaria de dizer que tenho resenhas pendentes de alguns livros (4, pra ser exata: "O Mistério do Cinco Estrelas", os dois primeiros volumes de Heartstopper e "A Diferença Invisível". Este último eu li logo depois de "O Príncipe a Costureira", então provavelmente será a próxima resenha a sair.). No caso de "O Mistério do Cinco Estrelas" e "Heartstopper", eu não escrevi as resenhas antes por causa da escola. Mas agora estou de férias, aleluia! Estou priorizando os livros que acabei de ler porque estão mais frescos na cabeça, aí é melhor fazer as resenhas deles logo. Enfim, é isso que eu gostaria de avisar... voltando à resenha!


"O Príncipe e a Costureira" é um livro bastante sensível, tanto em sua história como nos traços dos desenhos. É uma história bastante rica visualmente, o que a torna ainda mais agradável. A leveza dos traços dão vida à bela história de maneira bastante eficaz! Além disso, a edição da Darkside também está belíssima, como costumam ser as edições publicadas pela editora (aliás, é o primeiro livro que adquiro dela). 



A obra acompanha a trajetória de Sebastian, príncipe da Bélgica que está passando um tempo na França com sua família, que, por sua vez, está buscando uma noiva para ele, mesmo que ele tenha apenas 16 anos e não deseje isso para a própria vida naquele momento. Além disso, Sebastian tem um segredo: ele gosta de usar vestidos! É nesse contexto que ele conhece Frances, a costureira. A realeza organizou um baile em comemoração aos 16 anos do príncipe, convidando as jovens solteiras para irem. Uma mãe e sua filha, então, entram na alfaiataria onde Frances trabalha solicitando um vestido para a menina ir ao baile. Como ela desejava algo horripilante, Frances atende ao pedido da garota, costurando um vestido que escandalizou a sociedade. Sebastian gosta da ousadia do vestido e solicita os serviços de Frances, que passa a trabalhar para ele oficialmente. É assim que surge Lady Crystallia, identidade que Sebastian passa a ter quando está usando vestidos. Também é assim que se inicia a relação dos dois, marcada pela cumplicidade, compreensão e apoio mútuo, sendo muito agradável acompanhar a forma como o relacionamento dos dois se desenvolve. 


Lady Crystallia, faz, então, o maior sucesso entre os parienses, em decorrência de sua elegância e dos vestidos maravilhosos que usa. Assim, à medida que seu sucesso cresce, a curiosidade da sociedade com relação à Frances aumenta (uma vez que ela é a responsável pelas roupas). No entanto, Frances é sabidamente a costureira de Sebastian. Se as pessoas descobrissem que ela também é a costureira de Lady Crystallia, o segredo de Sebastian correria grande risco de ser descoberto. Essa questão é bastante complicada, já que permanecer no anonimato é um peso para Frances, que sonha em ser reconhecida por seus trabalhos deslumbrantes. 


Como disse, é uma história bastante sensível, e é gratificante acompanhar o desenrolar dos fatos. Quando Frances pergunta a Sebastian por que ele usa roupas de meninas, ele dá uma resposta bastante marcante, que gostaria de deixar registrada aqui:


"Eu não sei. Tem dias que me olho no espelho e penso 'este sou eu, Príncipe Sebastian! Visto roupas de menino e pareço com meu pai'. Em outros dias, isso não soa real. Nesses dias, eu sinto que na verdade sou... uma princesa"

 

 


Além disso, o final do livro conta com o processo da autora com relação à criação dos quadrinhos, o que é muito legal! Podemos nos conectar ainda mais com a história, e eu gosto muito de saber saber sobre como as HQs são feitas. Enfim :)

Adoro histórias em quadrinhos, e essa aqui com certeza merece uma conferida. Deixou meu coração quentinho e, ao final da leitura, fez com que eu me sentisse mais leve. Recomendo bastante! Como dito em um recado deixado pela própria editora no interior do livro: "Produto recomendado para quem sabe que podemos ser felizes e plenos sendo quem realmente somos" ❤ 



Nenhum comentário:

Postar um comentário