sexta-feira, 8 de julho de 2022

Resenha: "O Ladrão de Raios"

O LADRÃO DE RAIOS
Autor:
 Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 400
Nota: 4,5/5 ⭐


Oi, pessoal! Hoje trago a resenha de "O Ladrão de Raios", primeiro livro da série "Percy Jackson e os Olimpianos". Foi uma leitura bastante agradável e empolgante, que fugiu um pouco do que eu costumo ler (o que, creio eu, torna a experiência de leitura um pouco mais interessante). Estava olhando os livros que minha tia tem no apartamento dela, e ela disse para eu escolher um deles para ler. Escolhi "O Ladrão de Raios", justamente por estar buscando algo que me fizesse sair um pouquinho da minha zona de conforto e porque é uma série bastante querida, o que me deixou um tanto curiosa. Minha tia, então, que tinha também a sequência ("O mar de monstros", que já estou lendo, inclusive), me deu os dois livros! Uhuuuu! Enfim, estou gostando bastante! :) 


Ah, o Disney+ vai transformar a história em série! Há também um filme, que eu não assisti, mas as pessoas dizem que é uma adaptação bem ruim. Não pretendo assisti-lo no momento, mas quem sabe um dia, pra tirar minhas próprias conclusões... Aguardemos para ver o que a série nos trará :)


"O Ladrão de Raios" nos apresenta a Percy Jackson, um garoto de 12 anos aparentemente comum, com um detalhe: ele é um meio-sangue\semideus, mas ele só descobre isso no decorrer da leitura. Desde pequeno ele passa por situações incomuns que o deixam em maus-lençóis, sendo sempre expulso das escolas em que estuda, além de ter muita dificuldade nos estudos. No entanto, um evento ainda mais incomum ocorreu a ele: sua professora de iniciação à álgebra se transformou em um monstro e tentou assassiná-lo, o que o deixou bastante assustado. Percy, então, luta com a sua professora e a transforma em pó. A partir disso, mais monstros começaram a persegui-lo e a colocar em risco a sua vida e das pessoas ao seu redor. Quando Percy e sua mãe vão passar uns dias em uma casa de praia, um Minotauro começa a persegui-los, e seu melhor amigo, Grover, surge para ajudá-los a escapar. Em uma sequência cheia de ação, Percy consegue derrotar o Minotauro, que vitimiza a mãe do protagonista na luta. Depois desse triste acontecimento, Percy e Grover vão para o Acampamento Meio-Sangue, onde Percy entra em contato com outros semideuses (e descobre que é um deles) e criaturas mitológicas. Assim, ele também descobre que Grover é, na verdade, um sátiro, cuja função era protegê-lo, entre outras descobertas.


No Acampamento Meio-Sangue, Percy faz novas amizades, participa de atividades e treina para ser um herói. Lá, ele também descobre que existe um grande problema: o raio-mestre de Zeus fora roubado, e Percy recebe a missão de recuperá-lo, com a ajuda de seus amigos Grover e Annabeth, filha de Atena, a deusa da sabedoria. Dessa forma, os três partem em uma aventura cheia de obstáculos em direção ao Mundo Inferior, dominado pro Hades, o deus dos mortos, pois acredita-se que ele esteja com o raio-mestre do irmão. Essa missão também tem um significado especial para Percy, que pretende salvar a mãe, presa no Mundo Inferior. Além disso, ele recebeu uma profecia, e, ao longo da leitura, vamos acompanhando a sua concretização, ansiando pela forma como ela irá ocorrer.


Você irá para o oeste, e irá enfrentar o deus que se tornou desleaL.

Você irá encontrar o que foi roubado, e o verá devolvido em segurança.

Você será traído por aquele que o chama de amigo.

E, no fim, irá fracassar em salvar aquilo que mais importa. 

 


Como vocês puderam perceber, o livro traz para os dias atuais a Mitologia Grega, o que resulta em uma trama bastante criativa, divertida e interessante! Antes que possamos perceber, estamos completamente absorvidos por esse mundo cheio de lutas, heróis, deuses e seres mágicos. É uma história com muitas reviravoltas e aventuras, e me encontro em estado de encantamento. A relação entre Percy e seus amigos é bastante bonita e natural, assim como a sua relação com a sua mãe. Vale destacar também que Percy Jackson é um personagem bastante cativante! Corajoso, gentil, carinhoso com as pessoas ao redor, teimoso (e, aqui, rola uma identificação da minha parte hahaha)... enfim, apaixonante!! A forma como ele se preocupa com aqueles com quem se importa e não mede esforços para cuidar dos outros e lutar por aquilo que acredita é verdadeiramente admirável. Além disso, Grover e Annabeth também são personagens bastante cativantes! Grover, com seu jeito atrapalhado, mas cuidadoso de ser, e Annabeth, com toda a sua inteligência. Um trio realmente amável. 


A forma como Rick Riordan escreve é bastante simples e dinâmica, o que torna a história ainda mais fluida. Percy Jackon é um excelente narrador! Enfim, recomendo bastante. Estou ansiosa para descobrir o que vem por aí... 


Mesmo a força às vezes tem de se curvar à sabedoria - Página 238

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário