segunda-feira, 11 de julho de 2022

Resenha: "O Mar de Monstros"

O MAR DE MONSTROS
Autor:
 Rick Riodan
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 304
Nota: 4,7/5 ⭐


Oi, pessoal! Hoje trago a resenha do segundo volume da série Percy Jackson e os Olimpianos: "O Mas de Monstros"! Ele conseguiu ser ainda melhor do que "O Ladrão de Raios", pois já estava familiarizada com o universo criado pelo Rick Riordan e as cenas foram, para mim, mais emocionantes. Gostei tanto que devorei o livro em apenas 2 dias, e pre-ci-so ler o terceiro urgentemente!! Bom, enquanto isso, vamos à resenha :) Ah, é importante destacar que, por ser a resenha do segundo livro, obviamente, haverá spoilers do primeiro livro. 


"O Mar de Monstros" começa mostrando Percy no último dia de aula em sua nova escola. Estava indo tudo bem: ele conseguiu passar um ano inteiro sem ser atacado por monstros e tinha até feito um novo amigo, Tyson. No entanto, um jogo de queimado entre Percy, os colegas e supostos estudantes que estavam de visita ao colégio resultou em uma grande confusão, pois os "estudantes" eram monstros. Com isso, Annabeth chega e ajuda a detê-los, avisando a Percy que o Acampamento Meio-Sangue corre perigo, pois a árvore de Thalia foi envenenada. Consequentemente, a barreira que protege o local estava frágil, fazendo com que o espaço sofresse diversos ataques. Dessa forma, Percy, Annabeth e Tyson (que vai junto porque Percy não queria deixá-lo sozinho e vulnerável) partem para o Acampamento a fim de tentarem resolver a situação, mas encontram ainda mais problemas. Quíron, o centauro e diretor de atividades do Acampamento, havia sido acusado de envenenar a árvore, sendo demitido e substituído por um espírito que sofria punições no Mundo Inferior, Tântalo. Além disso, foi revelado nos sonhos de Percy que Grover está preso na caverna de Polifemo, um ciclope que deseja se casar com o sátiro, acreditando que ele seja uma ciclope fêmea. No local onde a caverna se encontra também está o Velocino de Ouro, artefato mágico capaz de salvar a árvore de Thalia. Assim, Percy solicita uma missão a Tântalo, para salvar o Acampamento e Grover. Entretanto, o diretor, que assume uma postura bastante irresponsável e ignorante diante dos problemas que o Acampamento sofre, recusa-se a dar a missão à Percy Jackson e seus amigos, dando-a à Clarisse, filha chatinha de Hades. Ela, inclusive, ganha um pouco mais de destaque neste livro, sendo importante para a história. 

Obviamente, Percy ignora completamente seu pedido negado, fugindo do Acampamento com Annabeth e Tyson em busca do Velocino. Para isso, eles precisam atravessar o Mar de Monstros, que dá título à obra.




Embarcamos em mais uma aventura, permeada de momentos emocionantes e reviravoltas. Também descobrimos mais sobre as personagens e os aspectos mencionados no livro anterior, como a profecia que envolve Percy Jackson e que foi citada por Quíron e Annabeth em "O Ladrão de Raios" e os planos de Cronos, que segue usando Luke para concretizá-los e manipulando monstros e outros semideuses. Sobre as personagens, destaco o maior aprofundamento que Annabeth recebeu no livro, que me fez gostar ainda mais dela. Considero bastante interessante como tudo se mostra interligado da série, sendo fascinante poder acompanhar tudo isso (afinal, não sabemos exatamente o que esperar)! Gostaria de acrescentar também que, no começo da leitura (e não é um spoiler, podem ficar tranquilos) Percy descobre que Tyson é um ciclope (e outra coisinha também...), precisando lidar com as novas descobertas. Eu adorei a forma como Tyson foi inserido na história! Ele é muito fofo, ingênuo e leal, mas sofre muito preconceito no Acampamento por ser um ciclope, e, nesse ponto, Rick Riordan levantou questões bastante importantes. Quantas vezes deixamos de conhecer realmente alguém por julgar o que essa pessoa aparenta ser? Tyson sofre muita discriminação, uma vez que as pessoas esquecem de enxergá-lo como ele realmente é e o reduz às próprias ideias pré-concebidas: um monstro. Um inimigo. Uma aberração.


Mais uma vezes, Rick Riordan entrega uma obra que encanta de forma leve e extremamente divertida, que te faz aprender bastante sobre Mitologia Grega e que traz personagens cativantes. Foi bastante difícil largar o livro, que te deixa com gostinho de quero mais. Recomendo bastante :)


❁ CITAÇÕES FAVORITAS ❁

"Meu caro jovem primo, se há algo que aprendi ao longo das eras, é que você não pode desistir da sua família, não importa quanto tentado se sinta a isso" - Páginas 111 e 112

"Ficamos perto de morrer umas seis ou sete vezes, só, o que considerei muito bom." - Página 211

"Mas Percy... você é parte deus, parte humano. Vive em ambos os mundos. Pode ser ferido por ambos, e pode se influenciar por ambos. É isso que torna os heróis tão especiais. Você transporta as esperanças da humanidade para a esfera do eterno" - Página 259




Nenhum comentário:

Postar um comentário