sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

Resenha: "O dia em que a minha vida mudou por causa de um chocolate comprado nas Ilhas Maldivas"

O DIA EM QUE A MINHA VIDA MUDOU POR CAUSA DE UM CHOCOLATE COMPRADO NAS ILHAS MALDIVAS
Autora:
 Keka Reis
Ilustrador: Vin Vogel
Editora: Seguinte
Número de páginas: 184
Nota: 3,8\5 ⭐


Livro de estreia de Keka Reis, "O Dia em que a minha vida mudou por causa de um chocolate comprado nas Ilhas Maldivas" (Ufa! Título grande) acompanha Mia, uma pré-adolescente que está no sexto ano, em um atípico dia na escola. Tudo começou quando ela recebeu um bilhete de seu melhor amigo, Bereba (Paulo) com os seguintes dizeres: "Quer sentar do meu lado hoje na perua?" e dois quadradinhos com "Sim" e "Não" ao lado deles. Acompanhando o bilhete, havia ainda uma barra do chocolate Pura Magia, o favorito de Mia! O chocolate em questão é muito importante para a garota, pois foi o último presente que o pai deu a ela antes de vir a falecer por causa de um infarto, quando ela tinha apenas quatro anos. Durante os anos seguintes, Mia queria comer o chocolate Pura Magia o tempo inteiro, porque sempre que o fazia se lembrava de seu pai. No entanto, a empresa produtora do chocolate veio à falência e a menina nunca mais tinha visto e colocado um chocolate Pura Magia na boca de novo, até aquele momento. 


Com o bilhete e o chocolate em mãos, Mia entrou em pânico! Será que o Bereba gostava dela? E será que ela gostava do Bereba também? E se ele foi até a China ou até as Ilhas Maldivas para comprar o chocolate pra ela, então ele devia gostar bastante dela, não? Todos esses questionamentos atravessam a cabeça da protagonista, que relata seus sentimentos e pensamentos no livro, enquanto conta sobre esse dia diferentão e marcante em sua vida. A linguagem usada é muito simples e dinâmica, e a obra se assemelha bastante a um diário. Assim, a leitura flui facilmente e de forma rápida, sendo possível realizá-la em algumas horas ou pouquíssimos dias. Além disso, também há a presença de ilustrações fofíssimas de Vin Vogel, que também colaboram para a dinamicidade da leitura.




"O dia em que a minha vida mudou por causa de um chocolate comprado nas Ilhas Maldivas" estava na minha lista de leituras em 2018, e eu ~quase~ o comprei naquela época. Lembro-me de estar com dois livros na mão na Escariz, livraria aqui da minha cidade: "Para todos os garotos que já amei" e o que resenho hoje. Escolhi o primeiro. Tinha acabado de ver o filme e estava mega ansiosa para finalmente ler o livro, que inclusive foi o primeiro que resenhei aqui nos Sementes Literárias. Passado todo tempo, no começo desse ano, decidi finalmente comprar a obra de Keka Reis, por estar buscando algo levezinho e porque a leitura parecia agradável e fofa. Comecei a ler, mas acabei deixando de lado bem no comecinho. Agora nas férias, então, peguei ele pra ler pra valer! Comecei ontem à tarde e terminei hoje pela tarde também. E realmente: foi uma leitura levezinha, agradável e fofa!


Creio que esta seja uma ótima opção para quem está na mesma faixa-etária da Mia, e também para quem esteja buscando algo com gostinho de infância. A leitura até me fez relembrar um pouco de quando eu tinha a idade da Mia (ok, não foi muito tempo atrás). Eu acho muito engraçado como a Mia enxerga os alunos mais velhos, "os adolescentes originais de fábrica", como ela chegou a chamá-los, pois eu os enxergava de forma semelhante. Grandões, intimidadores. E hoje em dia eu sou uma "adolescente original de fábrica" e não vejo nada demais em mim ou nas pessoas ao meu redor hahaha Eu com certeza não me considero grandona e, muito menos, intimidadora. Acho que aos 17 anos sou meio grande, mas às vezes acho que sou meio pequena também, os dois ao mesmo tempo. Enfim, divaguei aqui hahaha 


Como costuma acontecer com os livros da Seguinte, este aqui é acompanhado por um marcador


Por fim, digo que recomendo este livro de título gigante! É uma leitura divertida e adorável <3 Ah, curiosidade: o livro foi finalista do Prêmio Jabuti na categoria Infantil e Juvenil. Já quero ler o segundo (que, claro, também conta com um enorme título): "O dia em que a minha vida mudou por causa de um pneu furado em Santa Rita de Quatro"! :)


Se você olhar de novo, alguma coisa boa sempre aparece. É uma questão de ponto de vista

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário