terça-feira, 25 de março de 2025

Resenha: "Júbilo, memória, noviciado da paixão"

JÚBILO, MEMÓRIA, NOVICIADO DA PAIXÃO
Autora:
 Hilda Hilst
Editora: Companhia das Letras
Número de páginas: 136
Nota: 3,8/5 ⭐

Se te pareço noturna e imperfeita \ Olha-me de novo


Oi, pessoal! No fim de semana passado, além do terceiro volume de Perfect World (já resenhado aqui no blog), também fiz a leitura da obra "Júbilo, memória, noviciado da paixão", um dos livros mais famosos da escritora brasileira Hilda Hilst. Publicado originalmente em 1974, a edição atual apresenta-se como um livro de bolso, ideal para levarmos as poesias como companhia aonde formos! Eu, por exemplo, li durante uma viagem a São Miguel dos Milagres, região praiana de Alagoas. Também gostaria de dizer que fiquei sabendo do livro graças a um de seus poemas, presente em uma questão de Linguagens do ENEM, que respondi quando estudava para a prova. Como gostei da poesia, interessei-me por ler o livro completo e cá estamos nós! 


A obra é dividida em oito partes: "Dez chamamentos ao amigo", "O poeta inventa viagem, retorno e sofre de de saudade", "Moderato Cantabile", "Ode descontínua e remota para flauta e aboé", "De Ariana para Dionísio" (referenciando a Mitologia Grega), "Prelúdios-intensos para os desmemoriados do amor", "Árias pequenas. Para bandolim" e "Poemas aos homens do nosso tempo". Ufa! 

De uma forma geral, os poemas retratados no livro falam do amor de modo bastante intenso e cheio de musicalidade. São poesias curtas e bonitas, completamente apaixonadas e com elementos sutis de erotismo. Outros temas bastante abordados são o fazer poético e a morte, temáticas muitas vezes apresentadas de maneira relacionada ao amor e com bastante naturalidade. Por fim, a última parte da obra é a que a mais se diferencia do restante, pois apresenta poemas com nítido viés político. 


Ama-me. É tempo ainda. Interroga-me. \ E eu te direi que nosso tempo é agora

Poesia política que gostei bastante


Gostei da experiência de leitura, pois Hilda apresenta um estilo de escrita interessante e diferente do que já havia lido. A intensidade em seu modo de escrever realmente me chamou a atenção: tudo é muito forte, cheio de significância, sem arrodeios. 


Ademais, apesar de curtinhas, não diria que as poesias, em geral, são fáceis: é preciso ler com atenção, e, em certos momentos, mais de uma vez. Por isso, inclusive, busquei outras resenhas e matérias sobre a obra como uma forma de ampliar a minha perspectiva sobre a leitura e me ajudar a compreendê-la melhor. Assim, deparei-me com um vídeo maravilhoso e bastante enriquecedor: este aqui, de Aline Aimée! Inclusive, recomendo que você assista também, pois é muito prazeroso escutar gente inteligente falando com entusiasmo sobre algum tópico, e esse vídeo também possibilita (pelo menos me possibilitou) ampliar meu olhar sobre "Júbilo, Memória, Noviciado da Paixão" e compreender melhor as poesias. E também deparei-me com essa matéria aqui, do Jornalismo Júnior, dos estudantes de Jornalismo da USP, que igualmente recomendo a leitura: é só clicar aqui :)


Porque tu sabes que é de poesia / Minha vida secreta. Tu sabes, Dionísio, / Que a teu lado te amando, / Antes de ser mulher sou inteira poeta.


Foi uma boa leitura e recomendo para aqueles que gostam de poesia e querem ter (assim como eu) um primeiro contato com a escrita de Hilda Hilst! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário