terça-feira, 26 de julho de 2022

Resenha: "A Maldição do Titã"

A MALDIÇÃO DO TITÃ
Autor:
 Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 336
Nota: 4,6/5 ⭐


Oi, pessoal" Hoje trago a resenha de "A Maldição do Titã", terceiro livro da saga Percy Jackson e os Olimpianos. Já aviso que esta resenha contém spoilers dos livros anteriores, uma vez que se trata de uma sequência. Siga por sua conta e risco 👀


O livro anterior, "O Mar de Monstros", terminou com a notícia do retorno de Thalia, porque o poder do Velocino de Ouro no pinheiro (antes envenenado por Luke) foi tão forte que fez com que ela retornasse. Assim, neste livro, podemos conhecer um pouco mais dessa personagem tão citada anteriormente, observando a dinâmica entra ela e as outras personagens e como todos os anos em que seu espírito passou na forma de pinheiro a afetaram. 


"A Maldição do Titã" inicia com Thalia, Percy e Annabeth indo visitar um colégio a pedido de Grover, porque ele havia encontrado dois meios-sangues por lá: Bianca e Nico di Angelo. Ambos, no entanto, correm perigo, porque o vice-diretor do colégio é um monstro disfarçado e está sempre à espreita dos dois. Depois de uma luta com o monstro, Annabeth acaba sendo levada por ele e ambos desaparecem, deixando o protagonista bastante angustiado. É durante essa luta, inclusive, que conhecemos as Caçadoras e Ártemis (deusa da caça e da lua), que ajudaram Percy e seus amigos a lutarem contra o monstro e que têm papéis primordiais no enredo. As Caçadoras auxiliam Ártemis e costumam acompanhá-la em suas missões, sendo praticamente imortais, uma vez que só podem falecer em batalhas.


O vice-diretor monstruoso revelou, durante seu ataque, que ele e outros monstros estavam em busca de um monstro específico, bastante poderoso e capaz de destruir todo o Olimpo, ou seja: perfeito para os planos do titã Cronos. Ártemis, portanto, decide encontrar o tal monstro antes dos seguidores de Cronos, mas acaba sendo capturada pele exército do General (grande aliado de Cronos e chefe do vice-diretor monstro). Dessa forma, Zoë Doce-Amarga, uma Caçadora muito importante e experiente, recebe a missão de encontrar Ártemis e salvá-la, levando consigo Bianca di Angelo (que, logo no começo do livro, decide se tornar uma Caçadora), Grover, Thalia e outra Caçadora. Porémm, corre um imprevisto envolvendo essa outra Caçadora, e Percy, eventualmente, se junta à missão (inicialmente fugindo e seguindo o grupo, às escondidas). Claro que, além de salvar Ártemis, ele também está extremamente preocupado com Annabeth, e deseja poder salvá-la também. 



Além de Annabeth, outra personagem que mal apareceu por aqui foi Tyson, mas é justificado: no livro anterior, ele foi trabalhar para o pai, construindo armas. Eles fizeram falta, porque gosto bastante dos dois, mas entendo que é por conta do contexto do enredo, então, como é justificado e, portanto, lógico, está tudo bem. Sobre Thalia: admito que no começo não gostava tanto dela, e, apesar de não ter me apegado muiiito a ela, depois passei a gostar. Queria ter visto mais dela na história, de qualquer forma. Também queria ter visto mais de Bianca di Angelo, mas não irei me estender para não dar spoilers. 


Gostaria de falar um pouco mais sobre a personagem de Zoë Doce-Amarga, que teve bastante destaque em "A Maldição do Titã". No início, ela não tinha me cativado realmente, mas, ao longo da leitura, vamos entendendo melhor a sua história, e, portanto, porque ela tem determinados comportamentos. Passei a admirá-la verdadeiramente, porque Zoë se mostra uma personagem bastante forte e corajosa (desde o começo na verdade, mas, depois de determinadas revelações, essas características se evidenciam ainda mais). Ela se colocou em situações de grande risco e que despertavam gatilhos nela para poder salvar Ártemis, e isso é bastante ousado e comovente. O arco dela foi muito bem construído! Outras personagens novas que também gostei bastante foram Ártemis e Apolo, seu irmão e deus do Sol e das profecias. Ártemis também é muito corajosa e altruísta, e ela mostra isso em vários momentos do livro, especialmente no que se refere ao tratamento de suas Caçadoras. Apolo, por sua vez, é muito engraçado! Rick Riordan tem uma série de livros chamada "As provações de Apolo", e quando descobri sobre ela fiquei me perguntando por que, dentre tantos deuses, o escolhido foi Apolo, mas depois de ler "A Maldição do Titã" creio que tenha entendido. Ele é bastante carismático! 


O terceiro livro se mostrou uma excelente história, e estou absurdamente encantada e envolvida no universo de Percy Jackson. Como falei na resenha de "O Mar de Monstros", é simplesmente fascinante a maneira como tudo está conectado na série! Perceptivelmente, uma história muito bem elaborada. Aliás, estou terminando o quarto livro e posso dizer que o enredo continua eletrizante! Ansiosa pelo desfecho! ❤ 


✿ CITAÇÕES FAVORITAS ✿ 


" - Os sonhos são como um podcast,/fazendo download da verdade em meus ouvidos,/Eles me dizem coisas muito legais.
- Apolo? - arrisquei, pois achei que ninguém mais poderia fazer um haicai tão ruim assim" - Página 162

" - As estrelas - sussurrou ela. - Posso ver as estrelas novamente, minha senhora." - Página 283 

2 comentários: