quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

10 músicas para ouvir enquanto lê (parte 2)

Oi, pessoal! Uns meses atrás escrevi um post recomendando 10 músicas para ouvir enquanto lê, e disse que pretendia trazer mais listas do tipo por aqui. Então, aqui estamos! =) Eis o link para a primeira parte desse tipo de lista, caso você ainda não tenha conferido: clique aqui :) 


1: A DIFFERENT AGE -  CURRENT JOYS

Estou bem viciada nesta música ultimamente. Gosto das partes que são sutilmente "gritadas", porque não é o tipo de grito esgoelado, é uma coisa mais tímida e sofrida, e são as partes que passam mais emoção. Enfim. Não sei se posso chamar de "grito" exatamente, mas só ouvindo pra entender o que eu quero dizer aqui. É uma música bem calminha, pra ser sincera. Ah, e tem um trecho da letra que eu considero bastante inteligente e verdadeiro, que é: 

"Como uma vida sem amor
Deus, isso é simplesmente insano
Mas um amor sem vida
Bem, isso acontece todos os dias" 

Coloquei a tradução pra ser mais direta. Enfim!




2: NEM LUXO, NEM LIXO - RITA LEE

Eu tinha recomendo "Mania de Você" na outra lista, e cá estamos novamente com a minha xará. As músicas da Rita Lee passam uma tranquilidade tão grande, e um pouco de nostalgia também. Não sei explicar ao certo, apenas fazem com que eu me sinta bem. Escolhi "Nem Luxo, Nem lixo" porque desde ontem estou escutando ela com mais frequência, me passando a sensação que descrevi aqui. Enfim, super calminha também, e vale a pena conferir! Talvez você já conheça, porque é bem famosa (assim como "Mania de Você"), mas, ainda assim, continua valendo a minha recomendação :)



3: WELL I WONDER - THE SMITHS

Fui dar uma recapitulada na primeira lista, e fiquei chocada quando não vi nenhuma música do The Smiths. Eu achava que tinha colocado! Pois bem, sendo assim, aqui está. "Well I wonder" é a minha música favorita deles, e a considero tão linda e melancólica (bom, as músicas da banda são). Gosto muito da melodia e da letra, especialmente nas partes que dizem "Please, keep me in mind" ("Por favor, me mantenha na mente"). É um pedido sincero, dolorido. Vale conferir canção toda!



4: CRIANÇA - TERNO REI 

Essa música é maravilhosamente boa, e eu estou completamente viciada! Sério. Já perdi as contas de quantas vezes eu já ouvi a canção desde que a descobri, por causa de uma matéria no site Tenho Mais Discos que Amigos. 
A melodia é tranquila e contagiante e a letra também é interessante. Com certeza vale a pena escutar e conferir o clipe ;)



5: WHAT ONCE WAS - HER'S 

Conheci esta música por causa de um vídeo que apareceu pra mim no Instagram, e desde então, não paro de escutá-la! Muito boa, e passa a sensação de leveza. Ótima para acompanhar os momentos de leitura!



6: BARBOSA - CIDADE DORMITÓRIO

Já havia ouvido falar da banda, mas estou escutando desde que o Spotify recomendou uma música deles pra mim. Eu ia pular a música, porque não tinha curtido tanto, mas antes, fui no perfil deles e descobri que são sergipanos, assim como eu! Eu achei isso super legal, e, assim, resolvi dar mais uma chance, ouvindo outras canções. E, sério, que eu bom que eu fiz isso! Acabei descobrindo muita coisa legal, e "Barbosa" foi uma dessas coisas. Não sai da minha cabeça, coloco pra tocar o tempo inteiro e cantarolo por aí. "Quando chegar a hora de me esquecer, esqueça", é meu trecho favorito, o que talvez seja um pouco engraçado, quando você compara com meu trecho favorito de "Well I Wonder". Enfim, fica a aqui a recomendação!



7: ONLY IN MY DREAMS - THE MARÍAS

Essa música é realmente um sonho (desculpa o trocadilho ruim)! Ela soa muito leve, muito relaxante, e colocá-la no repeat é quase inevitável. Enfim, recomendo bastante. Eu uso muito a palavra transcendental para descrever as coisas, mas eu não encontro uma palavra melhor para descrever esta música. 



8: TENTA ACREDITAR - ANAVITÓRIA 

Lançada no álbum mais recente da dupla, adoro a sonoridade contagiante da música. Quando chega ao refrão, é muito difícil não se empolgar e cantar junto! De qualquer forma, a canção adiciona mais emoção à leitura, e vale bastante a pena. 



9: SOMETIMES - MY BLOODY VALENTINE

Apesar do som alto das guitarras distorcidas, "Sometimes" é uma música que eu considero calma. Ela também é, inegavelmente, melancólica, e gosto dela desde a primeira vez que a escutei. A primeira frase da música, "Close my eyes, feel me now" ("Feche meus olhos, sinta-me agora") é muito bacana, e a considero bem poética. Simplesmente amo essa música!  



10: NÃO SEI DANÇAR - MARINA LIMA 

Esta aqui é bem tristinha. A letra e o ritmo são bastante melancólicos e combinam perfeitamente um com o outro, e gosto bastante do refrão, que diz: "Eu não sei dançar tão devagar pra te acompanhar" 💔. É o tipo de música que eu imagino na cena de algum filme, algo do tipo. Enfim, muito boa.


POR HOJE É SÓ, PESSOAL! 🌸

Obrigada por terem lido até aqui, e espero que tenham gostado das minhas recomendações. Caso vocês gostem de alguma música que citei, ou queiram recomendar alguma outra, fiquem à vontade para escrever nos comentários! Eu adoraria ler o que vocês têm a dizer :)
Assim como ocorreu com a "parte 1", deixei muitas músicas de fora, o que me dá margem para escrever uma parte 3 no futuro. Veremos, veremos. Até lá, boas leituras e boas músicas para escutar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário