domingo, 18 de dezembro de 2022

Resenha: "Romance Real"

ROMANCE REAL
Autora:
 Clara Alves
Editora: Seguinte
Número de páginas: 262
Nota: 3/5 ⭐


Oi, pessoal! Hoje trago a resenha de "Romance Real", livro que estava na minha lista e que ganhei de presenta de uma amiga minha num amigo secreto. Ele foi escrito por Clara Alves, autora de Conectadas, e me lembro de ter gostado do livro na época que li. A proposta básica de "Romance Real" era que esta fosse uma história tipo os contos de fadas, porém sáfica, ou seja, retratando o relacionamento entre duas mulheres, não necessariamente lésbicas. A proposta é interessante, mas a leitura não me prendeu de verdade em nenhum momento. De qualquer forma, foi boa para passar o tempo. 


Primeiramente, "Romance Real" vai acompanhar a trajetória de Dayana depois que ela se muda para Londres para morar com o pai, Roberto, já que a sua mãe havia falecido há pouco tempo. No entanto, ela não via o pai há dez anos, desde que ele se mudou para a Inglaterra para tentar ganhar mais dinheiro, tivera seus planos frustados, e conhecera outra mulher lá. Então, acabou permanecendo e nunca mais voltou ao Brasil. Com a morte da mãe, Dayana propõe aos avós (com quem ela inicialmente passou a morar) que ela vá para Londres para viver com o pai, e os avós acabam aceitando, para a surpresa da protagonista, que não pensava que os avós fossem levar o pedido a sério. Essa mudança se mostra um grande desafio para ela, pois precisaria conviver com o homem que a abandonou quando ela ainda era uma criança, além de ter que lidar com a madrasta, Lauren, e a sua filha, Georgia. Mesmo que Londres fosse um sonho que compartilhava com a mãe, Dayana não se sentia bem naquela cidade, naquela casa, e a falta da figura materna era um vazio dentro de si. 


Nos seus primeiros dias na capital inglesa, Dayana vai passear pela cidade e passa pelo Palácio de Buckingham. Enquanto admirava a faixada do lugar, uma garota de cabelos ruivos (que também se chamava Diana) escala as grades do Palácio e cai em cima de Dayana. Ela estava fugindo, desesperada, e Dayana acaba se juntando à menina, mesmo sem entender a razão de sua fuga. Ambas as garotas acabam se aproximando, e a companhia de Diana torna aquela cidade mas suportável na concepção da protagonista. 


Assim, com o passar do tempo, segredos são revelados, por parte de todos. 


Ela tinha uma voz rouca, meio grave, daquelas que vão no fundo da alma e reverberam dentro da gente

 

Como disse no começo desta resenha, o livro não me prendeu tanto. Dayana é uma personagem  irritante em diversos momentos: impulsiva, imatura, grossa. A gente compreende as suas dores, a sua raivas e as suas revoltas, mas isso não justifica a forma como ela trata as personagens do livro (e eu não estou nem falando apenas do núcleo familiar de Londres).  Vi algumas pessoas reclamando que o romance entre Dayana e Diana tinha sido "do nada" porque foi quase como um amor à primeira vista, mas isso não me incomodou porque, tendo em vista a premissa da história de se assemelhar a um conto de fadas, é algo que faz sentido e funciona nesse contexto. No entanto, o livro é mais focado na vida de Dayana e nas relações que ela constrói com sua nova família do que no romance de fato. Apesar disso, o romance tem um papel de destaque e de grande importância na história. 


Marcadores que vieram para recortar no livro


Um bom livro para passar o tempo, mas nada além disso. Não senti conexão com a história, nem com as personagens. De qualquer forma, a que eu mais gostei foi Lauren. Enfim. Outro aspecto que eu não curti muito foi que a resolução de alguns conflitos também foi pouco convincente... Sobre os pontos positivos, cito as várias referências a Londres, seja descrevendo a própria cidade, seja falando sobre filmes que a retratam, como Um lugar chamado Nothing Hill. Aliás, há inúmeras referências a este filme por aqui, o que me agradou bastante! Preciso revê-lo, assisti há muitos anos e não me lembro direito de muitas coisas. Também tem várias referências à One Direction, pois este é o grupo favorito de Dayana. No começo de cada capítulo, por exemplo, há um trechinho de alguma música deles. Imagino que isso torne a experiência do livro mais legal pra quem é fã deles, então achei bacana também, mesmo sem escutá-los. No entanto, creio que a autora poderia ter colocado os trechos acompanhados de traduções, para tornar a leitura mais acessível. Também gostei da maneira como Clara retratou o luto de Dayana, mostrando como isso realmente a afetava, de forma natural. 


"Romance Real" é uma obra para quem está buscando algo mais levinho, mas que aborda temas importantes mesmo assim (como abandono parental, luto e representatividade LGBTQIA+, entre outros). No entanto, não é um livro que eu curti tanto assim, apenas o suficiente. 


Quando eu estava com Diana, não era exatamente como se me sentisse inteira; eu não seria tão clichê. Mas a gente se ajudava a juntar os caquinhos e se sentir normal, apesar dos remendos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário