sábado, 24 de dezembro de 2022

Resenha: "Heartstopper Vol. 1: Dois garotos, um encontro"

HEARTSTOPPER: DOIS GAROTOS, UM ENCONTRO
Autora:
 Alice Oseman
Editora: Seguinte
Número de páginas: 288
Nota: 4\5 ⭐


Oi, gente! Primeiramente, Feliz Natal!! Pois bem. Hoje, FINALMENTE trago a resenha do primeiro volume de Heartstopper. Inicialmente, eu não escrevi porque eu pensei: "Ah, eu escrevo quando tiver lido os quatro volumes e deixo tudo numa resenha só". Não é uma escolha sensata quando se trata de séries literárias, e uma das razões são os spoilers. Aí o tempo foi passando e eu fui empurrando a resenha com a barriga, porque quanto mais tempo passa, menos o livro fica fresquinho na nossa cabeça. E, como eu li até o terceiro volume, havia coisas que eu achava que tinham acontecido em um volume e tinham acontecido em outro! Foi uma besteira que eu fiz, e não recomendo. Mas cá estamos, depois de eu ter dado uma olhada novamente no volume 1, para poder falar sobre ele sem colocar coisa dos outros dois sem querer. Vamos lá!


A história acompanha dois garotos: Nick Nelson e Charlie Spring, ambos estudantes de uma escola só para garotos na Inglaterra. Charlie está no primeiro ano do Ensino Médio, é gay e havia sido tirado do armário um ano antes do momento em que o enredo se passa, sofrendo com bullying e fofocas por conta de sua sexualidade. Ao saber dos boatos, um rapaz chamado Ben começa a se aproximar de Charlie com o único intuito de beijá-lo quando bem entendesse, mesmo sem nutrir nenhum sentimento pelo protagonista. Assim, Charlie precisa lidar com o bullying e com um relacionamento abusivo, em que ele claramente só está sendo usado. A história de "Heartsopper" se passa após esse momento de bullying, e, ao longo da leitura, vamos descobrindo mais sobre as marcas deixadas por esse período difícil pelo qual Charlie passou.  Nick, por sua vez, está no segundo ano, é um atleta de rúgbi, supostamente "obviamente" hétero, querido por todos e que possui amigos preconceituosos. Ambos os protagonistas se conhecem graças ao fato de que um de seus professores os colocaram para formarem dupla em suas aulas, fazendo com que eles se aproximassem e eventualmente se tornassem amigos. Até que essa amizade evolui para um interesse romântico mútuo, e Nick precisa lidar com os questionamentos sobre a própria sexualidade e com todas as certezas que ele achava ter até então. Assim, nesse primeiro volume, vamos acompanhar o florescimento dos sentimentos, antes que Nick e Charlie comecem a namorar de fato. 


"Heartsopper" tem, inclusive, uma série na Netflix que fez o maior sucesso, que se origina dos quadrinhos. No entanto, eu tentei assistir e não me prendeu. Larguei perto do final. Mesmo que a adaptação seja bem fiel, não sei por que não me cativou tanto assim... talvez funcione melhor nos quadrinhos, não sei. Mas, realmente, não prendeu minha atenção. De qualquer forma, creio que valha a pena você conferir para tirar as suas próprias conclusões. Enfim. 


Os traços são delicados e são uma verdadeira gracinha! Tem várias cenas que mostram os quartos dos protagonistas, e, sinceramente, eu sou apaixonada no quarto do Charlie. Existem muitas referências musicais, já que ele toca bateria, mas a que chamou a minha atenção de cara foi um pôster dos Strokes. Também gosto muito do letreiro escrito "Music" em cima de sua cama. Muito massa! 


Claro, não posso deixar de dizer o quanto a história é fofinha e cativante, além de ser uma rápida e agrdável leitura! Eu, por exemplo, li em cerca de 1 horinha :) Os protagonistas e os amigos de Charlie são bem legais, e é bacana poder acompanhar o cotidiano deles, seus dilemas, conquistas e desafios. O quadrinho é bem leve, e mesmo temas pesados como homofobia e bullying são abordados com leveza e responsabilidade. De enredo singelo, "Heartsopper" cativa por sua genuinidade <3 É um livro bem cut cut! Recomendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário