sábado, 10 de dezembro de 2022

Resenha: "Vejo você no espaço"

VEJO VOCÊ NO ESPAÇO
Autor:
 Jack Cheng 
Editora: Intrínseca 
Número de páginas: 288
Nota: 4,7/5 ⭐️


Oi, pessoal! Hoje trago a resenha de "Vejo você no espaço", que ganhei de uma amiga minha. A ideia, de uma professora, era fazer um amigo secreto com a turma com coisas que tínhamos em casa e não usamos mais, mas que estão em bom estado. Uma coisa sustentável e tal. Eu, minhas amigas e algumas outras pessoas participaram, e eu acabei ganhando "Extraordinário" de um colega meu. No entanto, como já li, troquei com meu colega que tinha pegado "Vejo você no espaço" , que, por sua vez, trocou com a minha amiga, pois ela estava ansiosa pra ler "Extraordinário". Soou meio confuso, mas eu espero que tenha dado pra entender. Enfim!


"Vejo você no espaço" é um livro adorável e que eu recomendo bastante! Lembro-me de que por volta de 2017 e 2018 sempre o via sendo vendido em uma livraria aqui da minha cidade, e achava a capa a coisa mais linda, mas nunca cheguei a comprá-lo de fato. Essa foi a oportunidade perfeita para finalmente lê-lo! E digo que não somente a sua capa é bonita, mas a história também é.


O enredo acompanha um garotinho de 11 anos chamado Alexander (Alex), que é bastante inteligente, curioso e que ama astronomia. Seu herói é o famoso cientista Carl Sagan, que gravou os sons da Terra em um disco de ouro para enviá-lo ao espaço para que os seres extraterrestres pudessem saber quais sons podem ser encontrados no nosso planeta. Inspirado por isso, Alex decide fazer o mesmo, mas gravando os sons em um Ipod dourado (ou seja: seu Ipod de ouro). Assim, ele constrói um foguete para enviar seu Ipod ao espaço, e tenta lançá-lo em um evento de lançamento de foguetes. Pelo que li, eu achava que o evento só ia ocorrer no final do livro, mas ele ocorre logo no começo! Isto porque o livro não gira em torno do lançamento do foguete, mas em torno da jornada de autodescoberta de Alex. 


O pai do garoto faleceu quando ele tinha apenas 3 anos, seu irmão mais velho mora em outro estado e é bastante ausente em sua vida e a sua mãe precisa lidar com problemas psiquiátricos (isso é algo que fica claro durante toda a leitura, mas só é realmente explicado no final). Dessa forma, Alex é uma criança autossuficiente e um tanto negligenciada, e a situação dele dá bastante pena. Ele viaja para o evento acompanhado apenas de seu cachorro, Carl Sagan (em homenagem ao seu herói). Quando o lançamento de seu foguete falha, Alex decide viajar com 2 amigos que conheceu no evento de foguetes, Zed e Steve, em busca de respostas sobre o seu pai, pois recebeu um e-mail de um site sobre genealogia que dizia que seu pai havia se casado em outro estado muito tempo atrás (e não era com a mãe dele). Acreditando que ele ainda poderia estar vivo, pois tanto a mãe de Alex como o seu irmão falavam pouco dele, Alex está disposto a reencontrá-lo, reunir a sua família e obter as respostas que tanto deseja. Durante toda a sua trajetória, conhece novas pessoas e faz vários amigos, como uma menina chamada Terra, que tem bastante importância no enredo. 



É o tipo de história em que acontece muitas coisas, e em nenhum momento ela fica cansativa ou entediante. Alex é uma personagem cativante, e sua ingenuidade infantil realmente encanta. Torcemos por ele durante todo o livro, e é ótimo poder acompanhá-lo enquanto ele descobre mais sobre si mesmo e continua registrando sua jornada no Ipod de ouro. Aliás, algo bastante interessante sobre o livro é que os capítulos são os áudios que Alex grava! Assim, nos conectamos ainda mais com a história, e as pessoas falam muito bem da experiência com o audiobook. Enfim! As outras personagens também encantam, e todos parecem pessoas reais, entende? Outra coisa muito legal é que Alex não desiste após a queda de seu foguete, e continua planejando próximos lançamentos, sempre mantendo a esperança viva. Não apenas com relação ao seu sonho, mas Alex também tem esperança nas pessoas, de forma genuína. É lindo. O livro também é cheio de piadinhas de tiozão com astronomia, pois Alex tem fascínio por elas, o que eu adorei! Por exemplo: "Por que o gato mia para a Lua, mas a lua não mia para o gato? [...] Porque astronomia!"


"Vejo você no espaço" é o tipo de história que eu gostaria que virasse filme, e que parece ser sobre algo mais simples e superficial, mas que, no final, se mostra ser sobre algo muito maior. Surpreendente, leve e adorável! Lembrou-me do meu priminho que também ama astronomia... Recomendo muito! Uma obra sobre amor, família e, também, sobre manter a esperança e ser forte. 


✿ CITAÇÕES FAVORITAS ✿


"MÃE DA LACEY: Lacey, quando a gente não tem nada legal a dizer sobre uma pessoa, a gente...?

LACEY: ...

MÃE DA LACEY: A gente faz o quê, Lacey?

Lacey: A gente não diz nada." - Página 32 


"Um dia, ele me perguntou se eu ficava triste por não ter um pai, e eu perguntei Você fica triste por não ter um dinossauro? O Benji disse que não sabia, porque nunca tinha tido um, e eu respondi que sentia a mesma coisa sobre não ter um pai." - Página 19


"Mas meu herói sempre dizia que o conhecimento é melhor que a ignorância, que é melhor descobrir e aceitar a verdade, mesmo que ela não seja agradável" - Página 67


"Não adianta ser forte só quando se está feliz. Isso não é ser forte." - Página 100

Nenhum comentário:

Postar um comentário