sábado, 27 de fevereiro de 2021

Resenha: "Os últimos melhores dias da minha vida"

fevereiro 27, 2021 5 Comments

 

OS ÚLTIMOS MELHORES DIAS DA MINHA VIDA
Autores:
 Gilberto Dimenstein e Anna Penido
Ilustrador: Paulo von Poser
Editora: Record
Número de páginas: 140
Nota: 5/5 ⭐


Olá, pessoal! Ontem eu terminei de ler "Os últimos Melhores dias da minha vida", livro que me acompanhou durante todo o mês de fevereiro. Li bemmm devagar mesmo, para apreciar a leitura, absorver tudo e porque essa é uma obra delicada que merece ser lida pausadamente, em meio a tantas reflexões e falas sensíveis. Apesar disso, suas 140 páginas podem ser tranquilamente lidas em 1 ou 2 dias: um livro para te acompanhar em uma tarde tranquila e um chá. Peguei emprestado da minha mãe, que gosta bastante do jornalista e autor da obra. É engraçado: vim conhecê-lo esse ano, por causa da escola, mas parece que eu já o acompanhava há muito mais tempo - talvez porque esse livro tenha sido marcante para mim...


"Os últimos melhores dias da minha vida" foi escrito por Gilberto Dimenstein (famoso jornalista brasileiro, fundador da Catraca Livre e autor do meu livro de sociologia, "O cidadão de papel") e sua esposa e companheira de profissão Anna Penido. A obra autobiográfica retrata as vivências de Gilberto ao descobrir que está com câncer a partir de um sonho. A partir daí, podemos acompanhar suas reflexões sobre a vida e sobre o que ele aprendeu com a doença, do que ele se arrependeu e qual legado ele quer deixar. Além disso, ele também retrata a morte e sua perspectiva sobre ela, além de como ele se sente com a certeza de que irá falecer (ele morreu em 29 de maio de 2020, após 9 meses de luta contra o câncer). O livro também conta com delicadas ilustrações de Paulo Von Poser, o que deixa a leitura ainda mais dinâmica e sensível. 




O livro é dividido em três partes: na primeira e segunda partes, ele retrata a descoberta do câncer e o que aprendeu com a doença. Gilberto Dimenstein conta como ele lidou a enfermidade e seu avanço, além de falar um pouco sobre o seu cotidiano antes e depois da doença. A terceira e última parte retrata a morte e como ele lidou com a certeza da proximidade do ponto final. Além disso, a obra ainda conta com uma carta belíssima e emocionante de Anna para seu falecido marido, onde ela fala sobre a história de amor dos dois (que é muito bonita, por sinal. Coisas do destino, penso eu) e sobre como ela está lidando com a situação. 


Arrisco-me a dizer que este foi um dos livros mais sensíveis que eu já li, daqueles que tocam no fundo da sua alma. Acredito que vejo a vida de forma diferente agora. Um livro marcante, sem sombra de dúvidas. Impossível não se emocionar com as doces, melancólicas e reflexivas palavras que permeiam a obra! Todos deveriam lê-lo, pois ele carrega consigo lições importantíssimas! ❤


Não é um livro triste. É uma celebração à vida. 




quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Dica de série: "H2O: Meninas sereias"

fevereiro 25, 2021 0 Comments
H2O: MENINAS SEREIAS
Título original:
 H2O: Just add water
Elenco principal: Claire Holt, Phoebe Tokin, Cariba Heine, Indiana Evans, Angus Mclaren, Luke Mitchell, Burgess Abernethy 
Temporadas: 03
Ano: 2006-2010
Nota: 4,8/5 ⭐
Onde assistir: Netflix, Amazon Prime Video, Globoplay e Max Séries




POST ESCRITO POR MAIARA MORAIS (minha amiga que escreveu as resenhas do Pequeno Príncipe e do Livro dos Ressignificados) 

------------------------

O seriado conta a história de três adolescentes australianas, Rikki, Cleo e Emma, que descobrem uma caverna submarina na Ilha Mako. Após mergulharem na Piscina da Lua, que transforma humanos em tritões e sereias, elas adquirem poderes. Ao longo da série, podemos observar a conexão delas com aquele lugar, o que fortalece a amizade das garotas.“H2O: Meninas sereias” também nos mostra um pouco sobre a Austrália e seus pontos turísticos, tendo sido gravada no litoral australiano. 


                                    Obs: Por causa da dublagem brasileira, os nomes de alguns personagens mudam,                                      devido à pronúncia. 




Na primeira temporada, elas estão lidando com essa mudança, tentando conciliar a sua rotina com os novos acontecimentos em suas vidas. Na segunda e na terceira temporadas, elas já estão acostumadas com seus segredos, porém precisam lidar com novos personagens que tentam descobrir o motivo das garotas serem tão misteriosas. 


Apesar de ser uma série infanto-juvenil dos anos 2000, marcou muitas gerações, com sua trama espontânea e divertida. Algo que merece ser destacado na série é a sua trilha sonora, que é bem marcante, especialmente com a música “No Ordinary Girl’’, de Kate Alexa.



OBS: A terceira temporada da série se encontra em falta na maioria das plataformas de streamings onde ela está disponível, mas é possível encontrá-la no Youtube e no Max Séries (site pirata). 

------------------------------

TEXTO: Maiara Morais

REVISÃO E EDIÇÃO: Maria Rita Melo (euzinha :D) 


terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Tag literária: "How I Met Your Mother"

fevereiro 23, 2021 0 Comments



Olá, pessoal! Hoje trago a primeira Tag original do Sementes Literárias, inspirada em How I Met Your Mother, uma das minhas séries favoritas! 

Se vocês responderem a Tag nos blogs e perfis do Instagram de vocês, não se esqueçam de me marcar, no caso do Instagram (@sementesliterarias) e de deixar o link da Tag respondida nos comentários, no caso do site (além de indicar no seu post que a Tag é daqui do Sementes, claro). Assim, eu poderei ver as Tags respondidas de vocês e também irei respostar nos stories (se você respondê-la no Instagram).  


Pretendo trazer mais Tags aqui pro Sementes, tanto originais como de outros blogs. A primeira Tag respondida por mim foi uma do Coldplay (minha banda favorita!) lá no Instagram, mas pretendo trazê-la aqui pro site também.


💛 Ted - um livro extremamente romântico 

A culpa é das estrelas, de John Green e Um amor para recordar, do Nicholas Sparks. 




💪🏼👩🏼 Robin - um livro com uma personagem feminina forte 

A cidade do Sol, de Khaled Hosseini. As duas protagonistas são mulheres extremamente fortes, e a relação das duas é muito bonita.


🥰💖 Marshall - um livro sensível e emocionante 

O meu pé de laranja lima, de José Mauro de Vasconcelos. Um dos livros mais sensíveis que eu já li!


😶 Barney - Um livro com um personagem polêmico 

“A herdeira”, sem sombra de dúvidas! A Eadlyn divide muitas opiniões dentro do fandom da Seleção. 


🍃 Lily - Um livro que influenciou sua perspectiva sobre a vida

Acho que todos os livros que eu li influenciaram minha visão de mundo, de alguma forma. Todos me ensinaram algo ❤


🌂💛 Guarda-chuva amarelo - Seu livro favorito 

Pax, A cidade do Sol e O meu pé de laranja lima. 


🍍 Mistério do abacaxi - Um livro com um final aberto 

Não estou lembrada de nenhum livro assim no momento… ;-; 

Dizendo isto, estou desconsiderando os livros que fazem parte de trilogias/séries que eu li, pois um final aberto, nesses casos, é necessário para a continuação. 


📯💙 Corneta azul - Um livro que você ainda não superou 

Acho que "A cidade do Sol", pois nenhum livro que eu li depois dele conseguiu superá-lo hahaha

✨ Legen - wait for it - dary - Um livro legendário que você recomenda para todo mundo

Além dos meus livros favoritos, eu sempre recomendo "Com amor, Simon", um romance super fofinho e criativo! 



🚫 Intervenção - Um livro que você não gostou, mas todo mundo adora 

O verão que mudou a minha vida, da Jenny Han. Esse livro não me desceu, sério! Achei a protagonista muito chata e a história em si é cansativa. Inclusive, estou devendo a resenha dele até hoje - mas sem animação para escrever, pois acho que foi um dos livros que mais me decepcionou. 



👢 Botas vermelhas - Um livro incrível com pouco reconhecimento

"Coração de vidro", de José Mauro de Vasconcelos (mesmo autor de "O meu pé de laranja lima"). Este livro possui lições valiosíssimas, e com certeza mais pessoas deveriam lê-lo!




É isso, gente! Espero que vocês tenham gostado, e, se responderem à Tag, lembrem-se de me marcar e me avisar pra que eu possa conferir! 💖 Até a próxima!

sábado, 20 de fevereiro de 2021

Resenha: "O pequeno príncipe"

fevereiro 20, 2021 0 Comments
O PEQUENO PRÍNCIPE
Autor:
 Antoine De Saint-Exupéry
Editora: Agir
Número de páginas: 96
Nota: 5/5 ⭐ 



Olá, pessoal! Hoje irei compartilhar com vocês mais uma resenha escrita por minha amiga Maiara Morais. Ela já contribuiu no blog uma vez, com a resenha de "O livro dos ressignificados", do @akapoeta. Clique aqui para acessar essa resenha! :)


RESENHA "O PEQUENO PRÍNCIPE"


O enredo gira em torno das aventuras e vivências do Pequeno Príncipe, um garoto viajante e explorador que veio de um planeta distante em busca de novos ares.

Em uma das suas viagens, ele chega na Terra e passa a habitá-la, no deserto do Saara, encontrando um piloto perdido depois de uma aterrissagem difícil. 


A partir disso, eles formam uma linda amizade, compartilhando diversos momentos juntos. A cada viagem a um planeta, ele deixa uma reflexão para os seres nativos de lá.





“O pequeno príncipe” nos traz muitos ensinamentos, como a importância da amizade, da responsabilidade afetiva e, sobretudo, sobre a criança que existe dentro de cada um de nós. 


Apesar de ser um livro infanto-juvenil, a leitura é válida para todas as idades, por conta da jornada filosófica do personagem, que torna a obra ainda mais bonita. Durante a leitura, diversas frases me chamaram a atenção, por causa da profundidade do autor ao falar de temas sensíveis e essenciais. 


A experiência de ler “O pequeno príncipe”, para mim, foi tardia, pois não li este livro durante a infância, como a  maioria das pessoas. No entanto, me identifiquei bastante, pois o autor convida seu leitor para uma caminhada de autoconhecimento e valorização do caráter.

Vivenciei sensações muito boas e reflexões importantes durante a leitura, com suas metáforas sobre a vida que tocam o nosso íntimo. 


“O essencial é invisível aos olhos.’’

 

“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.”





“Num mundo que se faz deserto, temos sede de encontrar um amigo.’’


“Todas as pessoas grandes foram um dia crianças, mas poucas se lembram disso.”


“ É loucura odiar todas as rosas porque uma te espetou.”


🌹🦊✨✈

TEXTO: Maiara Morais

REVISÃO: Maria Rita Melo

FOTOS: Maria Rita Melo


sábado, 13 de fevereiro de 2021

Crítica: "Agora e para sempre" (Filme)

fevereiro 13, 2021 0 Comments
AGORA E PARA SEMPRE
Elenco principal:
 Lana Condor, Noah Centineo, Anna Cathcart, Janel Parrish, Emilija Baranac, Ross Butler, Madeleine Arthur, Sarayu Rao, John Corbett, Trezzo Mahoro, 
Diretor: Michael Fimognari
Ano: 2021
Nota: 3,5/5 ⭐
Onde assistir: Netflix


Olá, pessoal! Na última sexta-feira (12/02) estreou o filme que encerra a trilogia "Para Todos os garotos que já amei": "Agora e para sempre". Achei a história um tanto diferente do livro, mas isso já era de se esperar. Apesar disso, gostei do filme, e achei ele bem melhor do que o segundo, que foi extremamente decepcionante. No final desta crítica, colocarei os links para você acessar a resenha do primeiro, segundo e terceiro livro, além das críticas dos outros filmes 🥰


"Agora e para sempre" inicia com Lara Jean no último ano do Ensino Médio, e o filme mostra suas expectativas para o futuro: a escolha da faculdade, seu relacionamento com Peter Kavinsky, etc. Seu plano inicial era ir para Stanford com o namorado, mas ela não foi aprovada. A situação complica ainda mais quando surge seu desejo de ir para NYU, em Nova York, que fica a 5.000 Km de distância da Universidade de Stanford. No filme, podemos acompanhar os dilemas de Lara Jean e reencontrar alguns personagens, como Genevieve (que aqui já não é mais nenhuma "vilã"), Kitty, Margot, Christine, Lucas, entre outros. Além disso, o pai da protagonista está pronto para se casar com a vizinha, Trina, e podemos acompanhar os preparativos para o casamento. 




O início do longa é bem lento, mas a partir da metade de sua duração ele ganha mais ritmo. Um ponto negativo da narrativa é o foco excessivo na questão da faculdade: a primeira hora do filme parece focar apenas nisso, o que é um tanto cansativo. Porém, como eu disse, ele ganha mais ritmo depois e expande a sua narrativa, como quando ele aborda o problema na relação de Peter e seu pai (que no livro, obviamente, foi uma questão melhor explorada). 

Além disso, a trilha sonora, que vai de BLACKPINK a Oasis, é ótima e agradável, tendo músicas para todos os gostos. No final da crítica, vocês poderão conferi-la :) 


Se você nunca assistiu a nenhum filme da trilogia, minha sugestão é: pule o segundo, pois ele é completamente irrelevante. Personagens como John Ambrose e Stormy, que tiveram importantes papéis no segundo longa, nem foram citados. Eu compreendo a ausência de John, já que agora a Lara Jean está com o Peter e ambos seguiram em frente, mas a Stormy é uma personagem icônica e importante no livro, então senti a falta dela. 


Um bom filme para espairecer a cabeça: clichê, mas sem ser brega ou chato, daqueles que você assiste com as amigas ou quando procura algo bem leve. O primeiro longa ainda é melhor, mas acredito que essa seja uma ótima e agradável sequência (vamos fingir que o segundo filme não existiu hahaha). "Agora e Para Sempre" encerra, de forma delicada, fofa e sensível a trilogia de Lara Jean e Peter nas telonas. Um bom filme. 

Links das resenhas e críticas:

RESENHA: "PARA TODOS OS GAROTOS QUE JÁ AMEI" (LIVRO E FILME)

RESENHA: "P.S: AINDA AMO VOCÊ" (LIVRO)

CRÍTICA: "P.S: AINDA AMO VOCÊ" (FILME)

RESENHA: "AGORA E PARA SEMPRE, LARA JEAN" (LIVRO)

Trilha sonora da trilogia: 



E, aqui, a música de Lara Jean e Peter em "Agora e Para Sempre" 👇🏼

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

5 músicas marcantes de How I Met Your Mother

fevereiro 12, 2021 0 Comments


🚨 Esse post contém spoilers de How I Met Your Mother


Olá, pessoal! Como eu disse no post anterior, em que eu indiquei How I Met Your Mother pra vocês, eu  pretendia falar mais sobre a série por aqui, e... aqui estamos! No entanto, diferentemente do post anterior, este aqui contém alguns spoilers, então tomem cuidado. Também pretendo fazer mais posts como esse, em que listo músicas marcantes de um determinado filme ou uma determinada série. Será este o surgimento de um novo quadro por aqui? ☺🙃

Bom, vamos lá!


I. HEY BEAUTIFUL - THE SOLIDS

Obviamente, a música de abertura da série não poderia faltar na lista! O famoso "pa pa pa pa pa, da da da da" (leia no ritmo rsrsrs) é apenas o trechinho final da música, que, completa, é incrível! 💛

Uma curiosidade: a banda The Solids, que compôs e canta a música de abertura, é formada pelos criadores da série, Carter Bays e Craig Thomas, além de outros membros, como Patrick Butler, Doug Derryberry e Josh Suniewick.  

Abaixo, coloquei o vídeo da música, feito por um fã da série. Ficou bem massa!




II. LET'S GO TO THE MALL - ROBIN SPARKLES

A música, exibida pela primeira vez no episódio 09 da 2° temporada, é uma das mais marcantes de toda a série! É justamente com ela que descobrimos que Robin foi uma popstar adolescente no Canadá, e ela já apareceu diversas vezes ao longo da série, inclusive como toque do telefone de Ted, lá na 4° temporada :) 




III. NICE DREAM - RADIOHEAD 

Exibida no episódio 20 da 3° temporada, "Nice Dream" foi a música que tocou quando Ted sofreu um acidente de carro e todos correram para o hospital preocupados. Um momento bastante emocionante, até que é revelado que Ted estava... 100% bem. 




IV. YOU DON'T KNOW ME - MICHAEL BUBLÉ 

A música embalou um dos momentos mais românticos de toda série, no episódio 13 da 1° temporada, que mostra Ted conhecendo Victoria. Difícil não se emocionar e não sentir um quentinho no coração! 💛

A música completa:




A cena em que a música toca:


V. HERE I DREAMT I WAS AN ARCHITECT - THE DECEMBERISTS 

Exibida no clássico episódio "Ted Mosby, o arquiteto", da segunda temporada, a música é marcante e combinou perfeitamente com aquele momento! 

A música completa:


A cena em que a música toca:




Fim!

É isso, gente! Se vocês gostaram e querem mais posts como esse, comentem aqui em baixo! Ah, e se vocês gostariam de indicar alguma outra música da série, comentem aqui também! Quem sabe ela não aparece na segunda lista? Beijos e até a próxima! 🌂📯 👢 💛 

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Dica de série: "How I Met Your Mother"

fevereiro 08, 2021 0 Comments
HOW I MET YOUR MOTHER
Elenco principal:
 Josh Radnor, Cobie Smulders, Alyson Hannigan, Jason Segel, Nail Patrick Harris
Criadores: Carter Bays e Craig Thomas
Temporadas: 09
Ano: 2005-2014
Classificação indicativa: 12 anos
Nota: 4,9/5
Onde assistir: Amazon Prime Video


Olá, pessoal! Hoje irei recomendar uma série MA-RA-VI-LHO-SA: "How I Met Your Mother", sitcom que marcou várias pessoas! O seriado é bastante conhecido, e algumas pessoas chegam a compará-lo com Friends, mas, ao assisti-lo de fato, percebemos como a história é única e como a comparação é um tanto... sem sentido. Pretendo fazer um post sobre isso, mas, por hoje, irei falar apenas sobre HIMYM 😊


A série, cuja primeira temporada foi ao ar em 2005, inicia no futuro (2030, para ser mais específica),  com Ted Mosby (Josh Radnor) contando para seus filhos a história de como conheceu a mãe deles. É uma premissa bastante interessante, especialmente porque tudo na história está entrelaçado, e isso é fascinante.

 A série mostra Ted ao lado de grupo de amigos, composto por Lily (Alyson Hannigan), a amiga "mãe", professora do jardim de infância e amante da arte, Robin (Cobie Smulders), por quem Ted é apaixonado desde que a conheceu e  que é super focada em sua carreira como jornalista, Marshall (Jason Segel), amigo de Ted desde a faculdade, uma pessoa extremamente sensível e noivo de Lily, e Barney (Neil Patrick Harris), o "pegador" - ou "player", em inglês - extremamente caricato do grupo, enquanto Ted narra todo o caminho que percorreu até finalmente conhecer "A Mãe".


Assim, o enredo é desenvolvido por meio de flahsbacks, que começam justamente em 2005. Algumas vezes a narrativa ousa ao imaginar como seria "o futuro" , e é divertido ver como eles fazem isso, como quando a série retrata que em 2021 haveriam celulares que exibiriam hologramas, por exemplo. 



How I Met Your Mother é uma série leve e divertida, com uma trilha sonora impecável e momentos dramáticos que realmente emocionam. É bonita a forma como o seriado retrata o destino, de maneira delicada, sensível e (por que não?) também engraçada. Recomendo muito, e certamente a série me marcou bastante. 💛


Pretendo fazer mais posts sobre HIMYM futuramente, e talvez eu faça um com a minha opinião sobre o ~polêmico~ final que a série teve. Até breve!! ❤🥰

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Resenha: "Chico Bento- Arvorada"

fevereiro 04, 2021 0 Comments
CHICO BENTO- ARVORADA
Autor:
 Orlandeli
Número de páginas: 100
Editora: Panini Comics
Nota: 4,8/4,8 ⭐


Oi, pessoal! Hoje trago a resenha da minha primeira leitura de 2021: "Chico Bento- Arvorada", minha segunda Graphic Novel da do selo Graphic MSP (projeto surgido em 2012 que traz releituras dos personagens do Maurício de Sousa). Li ainda em janeiro, mas estou fazendo a resenha apenas hoje. O primeiro livro que li do selo foi "Respeito", da Fefê Toquarto, que gerou muita polêmica por retratar o assédio sofrido pela personagem Tina em seu trabalho. Se você quiser ler essa resenha, é só clicar aqui!


"Chico Bento - Arvorada" é uma leitura rápida, daquelas que você consegue ler em uma sentada. Seu título ("Arvorada", uma versão caipira para "Alvorada") possui duplo-sentido: pode remeter tanto às árvores (como o ipê-amarelo, que tem um importante papel na história), como também pode significar o início de um novo dia, de uma nova era.  




No livro, podemos reencontrar o Chico Bento, o Zé Lelé, a Vó Dita, a Rosinha, dentre outros personagens dos quadrinhos do Chico. Os traços de Orlandeli (que você deve conhecer pelas tirinhas "Grump") são delicados e belos, o que torna o livro ainda mais bonito. Em seu final, o livro ainda conta com uma seção de extras, onde o leitor pode acompanhar o desenvolvimento da obra e um pouquinho da história do surgimento do Chico Bento de Maurício de Sousa. 


Na história, podemos acompanhar o Chico Bento em suas descobertas sobre a vida e reflexões sobre o tempo, lições aprendidas com sua sábia avó. Quando ela fica doente, ele precisa lidar com a possibilidade de perdê-la, e então o livro assume um ar ainda mais melancólico e reflexivo.




A obra é extremamente sensível, cheia de metáforas sobre a vida e lições que tocam no nosso íntimo. Sua leitura vale super a pena! 

Ele [o ipê -amarelo] passa o ano inteirinho quase sem chamá a nossa atenção. Até qui suas froris ixprode numa belezura qui mais parece um milagre. É argo úncio... um presente imbruiado num pedaço de tempo. Qui, sem o menor aviso, vai simbora com o vento. Isso mi faz alembrá dos presente qui a vida dá. Cada momento é como uma fror brotando. Eles vão surgindo um atrás do otro. Pode sê num sorriso, num abraço... inté numa coversa boba na varanda. Mas si a gente num si aquietá pra apreciá... vão simbora, como si nem tivesse ixixtido. Intão, a gente percebe qui o importante num é a quantidade de fror que brotô im sua vida, mas a beleza qui ocê consiguiu inxergá im cada uma delas. Chico, a vida é um presente qui merece sê apreciado. Vê as froris do ipê mi ajuda a num isquecê disso.  

 






segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Dica de série: "Mãe só tem duas"

fevereiro 01, 2021 0 Comments

 

MÃE SÓ TEM DUAS
Elenco principal:
 Ludwika Paleta, Paulina Goto, Liz Gallardo, Martín Altomaro, Javier Ponce.
Temporadas: 1 (já renovada para a segunda)
Classificação indicativa: 16 anos
Ano: 2021
Nota: 4,5/5⭐
Onde assistir: Netflix


Oi, pessoal! Hoje irei indicar uma série que eu assisti com meus pais, super leve e gostosinha de se ver: "Mãe só tem duas", da Netflix mexicana. A trama é divertida e encantadora, e o enredo às vezes parece uma verdadeira fanfic hahaha  


E, se você ficar com receio de assistir por medo da Netflix cancelar a produção, relaxe! A Netflix renovou a série para a sua segunda temporada apenas após 9 dias de estreia! Que bom, né? 



"Mãe só tem duas" nos apresenta Ana (Ludwika Paleta) e Mariana (Paulina Goto) como protagonistas, ambas muito diferentes uma das outra. Enquanto Ana é uma mulher rica, adulta, viciada em trabalho e um tanto metida, Mariana vem de família pobre, simples e ainda é muito jovem, tendo apenas 20 e poucos anos.


 As duas se conhecem no hospital, quando ambas estão prestes a dar à luz, e o ranço é instantâneo. No entanto, suas bebês são trocadas na maternidade por uma enfermeira inexperiente, o que gera uma enorme confusão! Após 4 meses, é troca é revelada às mães, e é sugerido que se cortem os laços entre elas e as bebês trocadas. Porém, já apegadas às filhas uma da outra, Ana convida Mariana para morar com ela, como uma forma de não perder contato com a bebê que criou até o evento da troca ser revelado. Assim, fica decidido que Mariana morará com ela até o desmame da filha biológica de Ana (Valentina), que foi acostumada por Mariana a mamar desde o seu nascimento. Como já era de esperar, isso mudou a vida de ambas as mães de cabeça para baixo, porém de uma forma divertida de se acompanhar. 




Tendo apenas 9 episódios de mais ou menos 35 minutos cada, a série é rápida e ótima de se assistir! Recomendo 🥰 


Fun fact: A atriz que interpreta a Ana, a Ludwika, fez a Maria Joaquina na novela original do Carrossel, que passava nos anos 90 no SBT!